158.19

Bayern vs Hitler, o clube que resistiu ao nazismo

Iugh Mattar 18 de agosto de 2022

Talvez a riqueza atual e as grandes conquistas como seis Champions League, ofusquem um passado de quase falência do Bayern de Munique. O time tem uma história de resistência ao nazismo de Adolf Hitler e esteve à beira da extinção por desafiar o regime nazista. Recentemente um pesquisador abriu uma discussão ao afirmar que não é bem assim essa história do Bayern para se vangloriar do apelido “O clube de judeus”. Segundo o autor, o Bayern se adaptou ao nazismo e fez perversidades, assim como, os demais clubes também fizeram. Será que esse autor, considerou a resistência do clube e a cooptação do regime na direção do clube? Vamos desentrincheirar a história do Bayern para saber mais. 

Criado em 1900, os membros judeus moldaram o Bayern de Munique desde o início. Kurt Landauer, filho de uma família de comerciantes judeus,  foi uma das figuras mais importante da história do clube. Ele ocupou a presidência de 1913 até 1933 dirigindo as fortunas do clube com grande sucesso deixando uma base financeira sólida, planejando um estádio próprio e em 1932 junto com o técnico judeu, Richard Dombi, levou o Bayern ao primeiro título de campeonato alemão.

Bayern durante o Nazismo

No ano de 1933 a Alemanha iniciou o período do Terceiro Reich, mais conhecido como a era nazista governada por Hitler até o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Imediatamente após tomar o poder, os nazistas começaram a perseguir e discriminar os judeus em todas as áreas da sociedade. O futebol não foi exceção. Houve um processo conhecido como a “arianização” dos clubes desportivos. Um dos pilares ideológicos do Hitler era a construção da Alemanha ariana, que seria segundo ele a raça mais pura e superior dos seres humanos.

O presidente do Bayern, em 1933, teve que renunciar ao cargo, junto com todos os outros judeus, pois o Bayern assinou a carta de intenções para ‘Arianização’, uma postura em prol do Nazismo. No clube os adeptos do partido nazista eram inicialmente apenas uma pequena minoria. O sucessor de Landauer foi inicialmente seu assistente Siegfried Herrmann. O clube irritava os nazistas, porque relutava em eleger um presidente politicamente aceitável.

Bayern Hitler
Bayern dominado por Hitler. Fonte: reprodução redes sociais

Somente 10 anos depois, em 1943, que o “candidato preferido” do regime, o banqueiro Josef Sauter assumiu a presidência do clube. A perseguição aos judeus no clube foi praticada como nunca, sobretudo ulteriormente a esse momento de nova liderança. Dois anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial Landauer voltou do exílio, em 1947 e chegou a Munique para ser reeleito presidente do Bayern cargo em que se manteve até 1951. O clube que com o mesmo presidente tinha começado a afirmar-se na elite do futebol germânico desde o final da década de 20 e sido o último campeão antes da era Hitler. Não voltaria a vencer um título até o final dos anos 60, tendo passado longos anos na segunda divisão. 

Bayern resistiu e ou foi cooptado pelo regime?

Por outro lado, de acordo com um relatório publicado na revista Der Spiegel, baseada na pesquisa do estudioso da história do esporte Markwart Herzog, que revisou atas de reuniões e estatutos de clubes de 1933 a 1945, muitos deles inéditos,  se conclui que o Bayern passou a excluir seus associados judeus  e se antecipou juntamente com os outros decretando o estatuto da arianização.

Entendemos, que embora o clube de fato tenha feito esses dois pontos citados por Herzog, foram manobras de sobrevivência do Bayern durante o regime nazista. Dessa maneira, não se pode confundir com aproximação ideológica ao governo. Pois, parece claro que houve tantas tentativas para contornar as ordens de assédio do Nazismo durante quase uma década. Dessa forma, o clube pode sim sustentar a tese de clube judeu que resistiu ao regime. Posteriormente o momento no qual Josef Sauter se tornou presidente do clube, que aconteceu o controle total dos dirigentes nazistas no clube.

Por fim, uma análise mais completa e detalhada dessa história com imagens está presente na playlist acima “futebol em tempos de nazismo” no canal do Futebol Coruja no Youtube.  Foi lançada uma pergunta no fim do vídeo e repito aqui para vocês: O Bayern merece o título de clube judeu que mais enfrentou Hitler? Dê a sua opinião sobre essa história.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Iugh Mattar

Mestre em História pela UNIRIO, autor do livro "O penta ficou para depois: Cultura, identidades e mídias brasileiras na Copa do Mundo de 1998" e fundador do canal no Youtube Futebol Coruja, em que o futebol é abordado como instrumento pedagógico.

Como citar

MATTAR, Iugh. Bayern vs Hitler, o clube que resistiu ao nazismo. Ludopédio, São Paulo, v. 158, n. 19, 2022.
Leia também:
  • 178.21

    Bayer Leverkusen – momentos felizes

    Alexandre Fernandez Vaz
  • 178.18

    Hinchas, política y 24M: la Coordinadora de Derechos Humanos del fútbol argentino, emblema de trabajo colectivo

    Verónica Moreira
  • 178.2

    Memória, Verdade e Justiça também no futebol sul-americano

    Fabio Perina