146.29

Cinco jovens talentos das Olimpíadas que podem brilhar em breve

Os Jogos Olímpicos terminaram e o melhor de tudo foi ver a qualidade de vários jogadores promissores. Conheça destaques que podem brilhar em breve no futebol mundial.

Há uma semana o Brasil se consagrava bicampeão do futebol masculino nos jogos olímpicos. A Espanha ficou com a medalha de prata e o México com a de bronze. Como é uma competição sub-24, temos a expectativa sempre de ver jovens jogadores brilhando e tendo oportunidades, mesmo que eles tenham ou não conquistado medalhas.

Por isso, trouxe uma lista de cinco jogadores que ainda não despontaram no futebol mundial, mas que podemos ver em breve brilhando na Europa. Alguns atletas que se destacaram nesses jogos, como Richarlison e Bruno Guimarães, já estão mais consolidados e, por isso, não integraram essa lista, assim como Oyazarbal e outros nomes da seleção espanhola.

1. Sebastián Córdova (México)

Sebastián Córdova
Sebastián Córdova, jogador do México. Foto: Wikipédia.

Apesar de Richarlison ter sido o artilheiro do futebol masculino, o atleta com mais participações em gols foi o meia mexicano Sebastián Córdova, que fez quatro gols e deu três assistências na competição, tendo sido o ritmista de um México ofensivo e efetivo. Além de toda a importância no modelo de jogo do time, ele foi o jogador que mais criou chances claras de gol nas Olimpíadas, sendo elegido pela FIFA um dos cinco melhores jogadores de Tóquio 2020.

Após o excelente desempenho no torneio e tendo feito uma temporada regular no México, no ano passado, Córdova retorna ao seu país para vestir a camisa 10 do América do México, onde antes usava a 17. Na última temporada, ele não jogava centralizado como atuou e performou bem em Tóquio, mas sim aberto no lado esquerdo do campo, ainda fazendo função de armação. A expectativa da torcida do América é de que ele desponte como a estrela do time nessa temporada e protagonize com a 10.

Sua multifuncionalidade no meio de campo e a cultura de jogar em um 4-4-2, seja aberto ou armando por dentro, agrada o Porto, de Portugal, que monitoriza a situação do jogador. Na disputa, está o Real Bétis, da Espanha, que possui uma boa relação com o América, inclusive tendo comprado Diego Lainez, camisa 10 do México sub24, de lá.

 

2. Takefusa Kubo (Japão)

Outro nome que figurou na lista da FIFA como um dos principais jogadores das Olimpíadas foi o jovem Takefusa Kubo, do Real Madrid. O garoto de 18 anos marcou três gols em partidas consecutivas e teve excelentes aparições jogando em casa, sendo o protagonista do time. Apesar de ser escalado como meia direita, ele ocupava espaços por dentro e pela esquerda, sempre procurando dribles curtos e finalizando bem as jogadas.

Por mais que tenha mostrado que merece mais, voltou a ser emprestado pelo Real Madrid para o Mallorca. A equipe madrilenha empolgou os torcedores japoneses com postagens sobre Kubo sempre que ele tinha boas atuações, mas Zidane ainda não vê o jogador pronto para uma chance no time principal, que ainda tem a limitação do número de atletas estrangeiros. Isso já era previsto quando eles não liberaram Rodrygo, mas Kubo sim.

Desde 2019, foram três empréstimos. Primeiro ao Mallorca, onde ele até foi bem, mas não teve muito espaço. Depois, ao Villarreal e ao Getafe, onde ele não teve bons números e apenas brilhou em jogos específicos pelas duas equipes, uma delas ajudando o time a se livrar dos riscos de rebaixamento.

Se não ganhou pontos em Madri, ganhou com o treinador da seleção japonesa, Moriyasu, que deve voltar a inserir o jogador, protagonista do ciclo olímpico, no ciclo rumo ao Mundial de 2022.

 

3. Guilherme Arana (Brasil)

Guilherme Arana na partida contra a Costa do Marfim pela segunda rodada dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Foto: Lucas Figueiredo/CBF.

Um dos destaques do Brasil nas olimpíadas foi o lateral esquerdo Guilherme Arana, do Atlético Mineiro. Além de ter criado chances de gol, ele foi o melhor jogador brasileiro na final contra a Espanha e, durante os jogos olímpicos, mostrou que pode contribuir muito bem ofensivamente, ajudar na construção por dentro e ainda ter fôlego para defender e atacar o jogo inteiro e até mais. Defensivamente, foi seguro.

Depois de um início de carreira bom no Corinthians, acabou não dando muito certo na primeira passagem pela Europa e acabou retornando para o Brasil. No Atlético Mineiro, possui um ótimo desempenho e é considerado por muitos o melhor lateral esquerdo atuando no Brasil, justamente por ser completo e estar evoluindo bastante. O que jogou de futebol nas Olimpíadas só reforça mais tudo isso.

Nessa sexta-feira, a performance do lateral de 24 anos foi presenteada, assim como os pedidos dos torcedores, com uma convocação para os jogos da seleção principal nas eliminatórias. A concorrência é grande, mas ele ganhou pontos com a comissão e vive um excelente momento na carreira.

Agora, pelo Atlético Mineiro, está em primeiro lugar no brasileirão e vai jogar quartas de final da Libertadores e da Copa do Brasil. O radar de fora está ligado e, inclusive, há interesse do Everton, da Inglaterra, no jogador.

 

4. Ritsu Doan (Japão)

Além de Kubo, que é mais falado e possui mais expectativa, outro jogador que há uns anos era bem cogitado para o futuro da seleção japonesa, Ritsu Doan, do PSV, fez uma excelente competição olímpica. Na meia direita ou centralizado, ele fez parte do ciclo olímpico e foi um dos jogadores mais perigosos, além de ter sido o cobrador de pênaltis da equipe. Ele era um dos líderes de um time que tinha o melhor desempenho do torneio até as semifinais.

Doan saiu de Osaka, no Japão, para o Groningen, da Holanda, onde aos poucos conseguiu espaço e ser um dos principais jogadores do time, a ponto de ser comprado pelo PSV, um dos principais clubes dos países baixos. Na última temporada, ele foi emprestado ao Arminia Bielefeld, da Alemanha, onde conseguiu ter mais rodagem. Após Tóquio, ele volta para a Holanda com expectativa de finalmente ter mais espaço.

Não só no PSV, mas também na seleção principal, Ritsu Doan, de 23 anos, cogita ter mais oportunidades. A seleção japonesa tem uma base bem qualificada, mas a seleção olímpica é integralizada e, inclusive, treinada pelo mesmo Moriyasu. Ou seja, o treinador sabe como pode utilizá-lo e nos próximos jogos de eliminatórias, Doan pode ser oportunizado com chances.

 

5. Matheus Cunha (Brasil)

Matheus Cunha
Matheus Cunha comemora gol na final contra a Espanha. Foto: Lucas Figueiredo/CBF.

O começo de Matheus Cunha nas Olimpíadas foi atormentador. Artilheiro do Brasil no ciclo pré-olímpico, o atacante de 22 anos perdeu pênalti, chances claras de gols e deixou a torcida desconfiada, mas convenceu marcando gols importantes na fase final e mostrando o futebol que sabe jogar. A movimentação, a intensidade e o faro de gol são características que somam um bom atacante para o futuro da seleção brasileira.

A narrativa de se machucar durante a fase final da competição, numa partida em que deixou um gol e voltar para marcar na final contra a Espanha deu um ímpeto a mais para o centroavante natural da Paraíba.

E tudo isso foi reconhecido com um retorno do jovem jogador do Hertha Berlim a seleção principal. Assim como Arana, Matheus Cunha recebeu uma oportunidade de Tite na seleção brasileira, mas vai competir por espaço com Richarlison, Gabigol, Firmino e Gabriel Jesus.

Como futebol não é só seleção, vale lembrar que o time dele escapou por pouco do rebaixamento e, mesmo com o fraco desempenho do resto da equipe, ele conseguiu se destacar.

Também em alta no mercado, o jogador está no radar de vários times europeus há um tempo: Leeds United (ING), Zenit (RUS), Atalanta e Napoli (ITA) são alguns dos times que monitoram a situação do artilheiro.

Vale ressaltar outros jogadores além de todos os nomes citados. No México, o atacante Alexis Vega e o volante Romo também fizeram uma ótima competição. Na Espanha, ainda há expectativa de ver Cucurella ter mais oportunidades e o zagueiro Eric Garcia, do Barcelona, pode ser titular nessa renovação de ciclo. No Japão, o volante Ao Tanaka e o goleiro Kosei Tani podem e devem ter chances na seleção principal. Na Coréia do Sul, o meia Dong-gyeng Lee, que atua no seu país, pode ter ganhado visibilidade o suficiente para ir para o velho continente.

Já na seleção brasileira, tem muitos nomes que nós vamos ver tendo mais chances em breve. Claudinho foi para o Zenit e foi chamado para os jogos da seleção principal; Nino, do Fluminense, está evoluindo bastante; Antony fez boa temporada no Ajax e é monitorado pelo Bayern, da Alemanha; Douglas Luiz não voltou ao comando de Tite, mas ainda é bem promissor; Martinelli e Reinier são bem novos e entraram bem…

Há muito o que ser visto, mas o que foi apresentado pelo futebol masculino em Tóquio empolga para as próximas gerações.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Marcus Arboés

Acadêmico em jornalismo na UFRN, narrador esportivo em formação e apaixonado por um futebol bem jogado e com aproximações, no melhor estilo latino! Atuo no Universidade do Esporte.

Como citar

ARBOéS, Marcus. Cinco jovens talentos das Olimpíadas que podem brilhar em breve. Ludopédio, São Paulo, v. 146, n. 29, 2021.
Leia também:
  • 173.17

    Neoliberalismo, esporte e elitismo descarado

    Gabriela Seta Alvarenga
  • 161.18

    Campeonato brasileiro de Breaking e algumas informações sobre os Jogos

    Gabriela Alvarenga
  • 150.4

    Breaking, b-boy Perninha e Olimpíadas de 2024

    Gabriela Alvarenga