.

Como fazer com que um título atrapalhe seu ano?

Ganhar título é o sonho de todo clube. Quando um grande fica sem, se encontra em situações muito complicadas para o seguimento do trabalho. Porém, se eu te disser que ganhar um título pode atrapalhar seu clube, você acreditaria?

O São Paulo, clube das causas impossíveis, está mostrando que sim. Segue abaixo a receita para isso:

Passo 1

Tenha uma das piores décadas da história do clube e precise urgentemente de qualquer título para tirar qualquer tipo de “zica” ou pressão que há no time atual.

Passo 2

Planeje seu ano sabendo que você tem que ganhar um título de qualquer forma e saiba que o título que você tem mais chances vem logo de cara no ano com muitos jogos próximos um do outro (São Paulo jogou 9 jogos em 21 dias em um período) enquanto joga o campeonato mais importante do ano.

Pensando nesse planejamento, traga jogadores experientes (velhos) e jogadores com históricos de lesões para os jogos finais de extrema pressão, já que sua década deixou seus torcedores extremamente desacreditados e desconfiados. Sendo assim, o time precisava de jogadores que além de jogar bem, tinha capacidade de “carteirar” a confiança dos torcedores.

Passo 3

Jogue o primeiro campeonato do ano da forma que te dê menos chances de erros possíveis, enquanto isso, seus rivais e os maiores clubes do país estão poupando e testando coisas para o decorrer do ano, dando pouca importância ao estadual.

Pensando nessa forma que te dê menos chances de erro, monte um time base fixo, sem alterar seu time e testar novas opções, com jogadores sem substitutos no elenco e os coloque para jogar quase todos os jogos, mesmo que isso exija que eles joguem 3x por semana contra times pequenos.

Passo 4

Faça sua obrigação e conquiste o título estadual desejado que trará muita alegria pros seus torcedores, te dando a falsa expectativa que você está jogando o melhor futebol do Brasil, já que enquanto você estava jogando sua vida, seus rivais estavam em ritmo de pré-temporada.

Passo 5

Utilize o início do campeonato nacional para recuperar jogadores e testar novas formações e opções. (Inclusive algumas absurdas como Reinaldo na zaga, Sara na lateral esquerda, 3-6-1 com 3 volantes para enfrentar times bem piores e afins).

Passo 6

Sofra durante esse período diferenciado de testes e opções em um campeonato de maior nível técnico e tenha muitas lesões com seus jogadores desgastados (inclusive os insubstituíveis e os experientes), jogando um futebol de nível discutível e abalando todas as expectativas que aparecem em um time campeão estadual.

Passo 7

Passe 9 jogos sem vencer no início do campeonato nacional, enfrentando times fracos e com gastos que às vezes chegam a 10% do seu e perca toda a confiança dos torcedores e dos próprios jogadores que haviam sido ganha com a conquista de um título difícil e tão esperado.

Passo 8

Comece o ano do zero novamente. Só que agora em uma péssima situação no Campeonato Nacional e com jogos de mata-mata de extrema pressão e mais dificuldade técnica e tática que anteriormente. Tenha que ganhar esses jogos mesmo com desfalques por lesões, jogadores jogando desgastados e passando por cima de lesões musculares, que fazem com que você tenha um desfalque novo a cada jogo. Além disso, saiba que um dos maiores ídolos do clube e muito querido pela torcida e diretoria está sem time novamente e pode pressionar o cargo do seu treinador.

Hernán Crespo
Hernán Crespo. Foto: Reprodução Twitter

 

Pela primeira vez, nos últimos dez anos, vejo meu clube com grandes chances de conquistar um título significativo na temporada e isso é mérito de todo o planejamento feito pela diretoria e o trabalho tático do Crespo. Além de podemos contar com Cotia para suprir eventuais faltas de jogadores por lesões e fizemos boas contratações esse ano.

Confio completamente na capacidade desse elenco de superar os problemas e conquistar o título continental que a gente tem tanta saudade. Entretanto, confesso que gosto muito do Rogério Ceni e não tenho muito tempo para quem acha que o Reinaldo pode ser zagueiro…

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Vitor Freire

Mestre em Educação Física na FEF-UNICAMP, amante de Esportes, são Paulino desde sempre.@vitordfreire@camisa012

Como citar

FREIRE, Vitor. Como fazer com que um título atrapalhe seu ano?. Ludopédio, São Paulo, , 2021.
Leia também:
  • 170.9

    Reviravoltas do Morumbi

    Vitor Freire
  • 169.6

    O mundo não gira, ele capota

    Lucas do Carmo Santos
  • 168.18

    O óbvio ululante? História do esporte em São Paulo

    Flávia da Cruz Santos