.

Como fazer um fichamento bibliográfico

18 de novembro de 2022

A exigência de fazer um fichamento bibliográfico é um tipo de atividade acadêmica que pode surgir desde o início da vida acadêmica dos estudantes e continua presente até mesmo na universidade. Por isso, saber como fazer um fichamento de um artigo ou de um livro é uma habilidade que não pode ser negligenciada por absolutamente nenhum estudante.

Fonte: pexels.com

É claro que o fichamento bibliográfico não é um trabalho tão complexo quando o trabalho de conclusão de curso (TCC), por exemplo, porém nem por isso você deve se enganar pensando que é uma tarefa simples. A seguir vamos discutir algumas dicas para elaborar um fichamento bibliográfico e também definir alguns dos tipos mais populares de fichamento bibliográfico.

Dicas para a elaboração de um fichamento textual

Antes de iniciar a elaboração de um fichamento textual é importante entender os principais elementos da estrutura de um fichamento, citação nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e como decidir o que incluir ao fazer um fichamento.

Fonte: pexels.com

A seguir serão discutidas 3 dicas essenciais para melhorar o seu desempenho ao começar um fichamento bibliográfico de qualquer tipo. Confira!

Estrutura de um fichamento bibliográfico

A estrutura de um fichamento crítico é bastante simples, porém é um tanto quanto diferente de outros trabalhos com os quais você talvez já esteja familiarizado como, por exemplo, uma redação dissertativa-argumentativa.

No modelo de fichamento você deve incluir um cabeçalho, a referência bibliográfica referente ao fichamento e o texto do fichamento em si. 

Citação nas normas da ABNT

As normas da ABNT são conhecidas pelos estudantes e uma das formas mais populares para a sua utilização são as referências e citações bibliográficas. No caso de fichamento bibliográfico é possível fazer um fichamento de citação nas normas da ABNT, no qual o foco é apenas reunir as citações mais importantes de um texto para usar de referência posteriormente.

O que incluir em um fichamento bibliográfico

Como se trata de um trabalho um tanto quanto mais curto do que outros trabalhos acadêmicos, o fichamento bibliográfico não possui uma estrutura muito complexa e ampla para que possam ser incluídos muitos elementos textuais. Por isso, é importante saber como tomar decisões quanto ao material que será incluído na versão final do fichamento.

É essencial que você leia todo o texto antes de fazer o fichamento e comece a identificar as ideias mais importantes que foram apresentadas pelo autor. A partir disso, você pode começar a escrever nas suas próprias palavras quais são esses pontos e é importante lembrar que isso deve ser feito na mesma ordem em que eles aparecem no texto para facilitar a compreensão do leitor do seu fichamento.

Tipos de fichamento bibliográfico

Existem diversos tipos de fichamento bibliográfico que podem ser pedidos a um estudante ao longo dos diversos períodos da sua vida acadêmica, alguns são mais comuns do que outros, porém é importante estar familiarizado com as possibilidades que podem ser apresentadas pelos seus professores.

A seguir serão discutidos alguns dos tipos de fichamentos bibliográficos mais comuns de serem exigidos no ambiente acadêmico para que você esteja preparado quando encontrar qualquer um deles.

Fichamento de livro

O fichamento de livro é talvez o mais comum de encontrar em diversos momentos da vida acadêmica de um indivíduo. É comum que até mesmo no ensino fundamental esse tipo de trabalho seja pedido pelos professores, especialmente professores de língua portuguesa e literatura. 

Para fazer um fichamento de livro você deve fazer um resumo dos acontecimentos apresentados no livro, seguindo, é claro, a estrutura de fichamento textual no padrão ABNT para garantir que o seu trabalho será desenvolvido de maneira correta de acordo com o modelo esperado. 

Fichamento de artigo

No caso de fichamento de um artigo, por sair do campo da ficção que é encontrado no caso de fichamentos de livros de literatura, é importante manter um caráter mais informativo e formal ao descrever as ideias mais importantes do autor.

Em especial nesse tipo de produção textual é bastante importante ser objetivo e conciso ao descrever os pontos que você considera mais importantes na obra que é o objeto do seu fichamento textual. 

Fichamento de conteúdo

O fichamento de conteúdo é um tipo de produção textual que pode ser feita sem a exigência de um professor. É bastante comum que estudantes façam esse tipo de fichamento para manter um resumo do conteúdo estudado em alguma disciplina.

Essa técnica é bastante utilizada por estudantes de medicina que precisam memorizar muitos conceitos relacionados ao corpo humano para as suas provas e possuir um resumo bastante curto e objetivo com todos esses conceitos é uma maneira bastante eficiente de estudar. Porém, também acontece de alguns professores exigirem dos alunos esse tipo de trabalho, seja para usar como material de consulta ou para avaliar o quanto os alunos estão acompanhando o conteúdo.

Seja um dos 12 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Como citar

, . Como fazer um fichamento bibliográfico. Ludopédio, São Paulo, , 2022.
Leia também:
  • 161.25

    Argentina x México na Copa do Mundo do Catar 2022

    Fabio Perina
  • 161.24

    A Amarelinha e a disputa entre os seus significados

    Vicente Magno Figueiredo Cardoso
  • .

    Os 5 maiores apostadores do Mundo