148.32

Criação, desenvolvimento da rivalidade e relevância clubística: Grêmio e Internacional no cenário futebolístico e seus contextos históricos

Vinícius Triches 21 de outubro de 2021

A rivalidade entre os dois principais clubes gaúchos de futebol foi uma das principais sementes para a consolidação institucional das agremiações e a relevância dos títulos alcançados ao longo das décadas.

Internacional e Grêmio foram criados na primeira década do século XX, apesar das diferenças dos anos de suas fundações (1909 e 1903, respectivamente). Sendo o Grêmio seis anos mais velho que o Internacional, serão já nesses anos iniciais que aqueles que se tornariam os maiores clubes do Rio Grande do Sul terão o florescimento de sua rivalidade, iniciada já com um confronto no dia 18 de julho de 1909, que terminaria com vitória do Grêmio pelo placar de 10 a 0 (dez a zero). A primeira vitória do Internacional aconteceria no sétimo Gre-Nal (apelido do clássico): 4 a 1 (quatro a um) em jogo realizado no dia 31 de outubro de 1915.

Ambos terão grande crescimento institucional ao longo das décadas de 1930 a 1950, momentos onde acontecerão o aumento do número de torcedores de cada um dos clubes, hegemonia nos campeonatos locais e construção de estádio mais modernos, já conectados a um futebol da era profissional.

Já as décadas de 1960 e 1970 serão importantes para a consolidação destes dois clubes como relevantes representantes gaúchos no cenário futebolístico brasileiro, com resultados destacados nas primeiras competições nacionais que começam a aparecer no período. 

Entretanto, será ainda na metade da década de 1970 que o Internacional será campeão brasileiro, conquista alcançada pelo Grêmio no início dos anos 1980. Os anos posteriores mostrarão a consolidação deste processo de alcance de conquistas nacionais, com o início também das grandes conquistas internacionais por ambas os clubes, movimento esse que sempre será elemento inconteste para permear a rivalidade clubística entre os clubes gaúchos.

Representantes tradicionais do estado do Rio Grande do Sul (RS) em competições nacionais e internacionais então, os dois principais clubes gaúchos de futebol têm um histórico de rivalidade que já completou mais de 110 (cento e dez) anos (o primeiro Gre-Nal foi realizado no ano de 1909), sendo que a cada nova edição do clássico o estado aguarda ansiosamente o pré, durante e pós-jogo. Ao longo da história já foram realizados 420 (quatrocentos e vinte) clássicos, com maior número de vitórias para o Internacional (19 êxitos a mais, de acordo com dados de outubro de 2021).

A popularidade dos dois clubes, fato este que pode ser visto na divisão de torcidas praticamente “meio a meio” em solo gaúcho, como a também extensa lista de títulos alcançados, dá a dimensão da representatividade do clássico como um dos mais importantes do Brasil e do mundo.

Pesquisa relativa ao ano de 2012, realizada pela Pluri Consultoria (2013), destaca que o Grêmio e o Internacional são os clubes brasileiros de maior engajamento por parte de suas torcidas com o clube. Utilizando os critérios de identificação ao clube “fanático”, “torcedor”, “simpatizante’ e “indiferente”, a média dos clubes brasileiros foi de, respectivamente, 12%, 53%, 17% e 18%.

Já a análise dos dados obtidos pelos clubes gaúchos apresenta resultados bem maiores que a média brasileira: o percentual de gremistas “fanáticos” é de 22,5% e 19,4% entre os colorados se intitulam como “fanáticos”; enquanto os “torcedores” são 57% entre os gremistas e 56% entre os colorados, o que demonstra, de acordo com a pesquisa, um comprometimento e interesse maior por parte da parcela da população que se mostra identificada em algum aspecto por estes clubes. Ainda de acordo com a pesquisa, o Grêmio teria um total de 6,97 milhões de torcedores (aqui englobando as quatro categorias de análise) e o Internacional possuiria 6,03 milhões.

Gre-nal
Gre-Nal da Libertadores de 2020. Foto: Divulgação/Ricardo Duarte/Internacional.

Relativamente aos títulos/taças de caráter nacional e internacional alcançados pela dupla Gre-Nal estão 06 Copas do Brasil (cinco para o Grêmio e uma para o Inter), 05 Campeonatos Brasileiros (três para o Inter e dois para o Grêmio), cinco Libertadores da América (três para o Grêmio e duas para o Inter), dois mundiais de clubes (um para cada), quatro Recopas Sul-Americana (duas para cada um dos clubes) e uma Copa Sul-Americana, esta última obtida pelo Inter.

O apogeu técnico que resultaram em uma grande expressão de títulos para os colorados se deram em dois momentos: a segunda metade da década de 1970 e o início do século XX em seu segundo quinquênio (2006 a 2010); já para os gremistas este período foi representado pelos anos de 1980 (início da década) e a segunda metade da década de 1990. De 2011 até 2104 os dois clubes enfrentam uma entressafra de títulos expressivos, com conquistas somente de porte regional, embora sempre tenham alcançado boas colocações nos campeonatos nacionais e internacionais. Por fim, a partir do ano de 2016 o Grêmio volta a alcançar conquistas relevantes, primeiramente de caráter nacional e depois internacional. 

Outra recente pesquisa, esta do ano de 2014, destacou que a rivalidade entre os clubes gaúchos acaba por resultar no 7º maior clássico do mundo e o 1º entre os clubes brasileiros, alcançando 54 (cinquenta e quatro) pontos no total, conforme os quesitos estipulados (história, atmosfera, torcida, competitividade, estrelas, drama, técnicos famosos e apelo global), de acordo com Globo Esporte (2014).

Realizada pela tradicional revista inglesa especializada em futebol “FourFourTwo”, o clássico somente é superado pelos embates “Boca Juniors X River Plate” (Argentina, 65 pontos), “Barcelona X Real Madrid” (Espanha, 62 pontos), “Nacional X Peñarol” (Uruguai, 59 pontos), “Liverpool X Manchester United” (Inglaterra, 58 pontos), “Celtic X Rangers” (Escócia, 56 pontos) e “Fenerbahçe X Galatasaray” (Turquia, 56 pontos).

Oriundo de um ambiente de extrema e permanente rivalidade no que se refere ao futebol, o gaúcho (ou gaúcha) desde cedo tem uma decisão a tomar em sua vida: ser gremista ou colorado. Dificilmente, apesar de ter engajamento ou não, o cidadão sul rio-grandense não tem uma opção por um destes clubes de futebol: é Inter ou Grêmio sempre. Também é percebido, em pesquisas recorrentes nos últimos anos, que o Rio Grande do Sul é o estado com maior percentual de escolha/fidelidade dos seus habitantes no que se refere a torcerem por times do seu próprio Estado, fato este que contrasta, por exemplo, com os outros estados que são seus vizinhos na Região Sul do Brasil (Santa Catarina e Paraná).

Grenal
Lance da partida entre Grêmio e Internacional disputada na noite deste domingo no Estádio Beira-Rio valida pelo Campeonato Gaúcho 2015. FOTO: Divulgação/LUCAS UEBEL/GREMIO FBPA.

Fontes Bibliográficas

GLOBO ESPORTE. Revista inglesa coloca Gre-Nal entre os dez maiores clássicos do mundo. GloboEsporte.com. Rio Grande do Sul, Esportes, Futebol. 11 nov. 2014. Acesso em: 17 jul. 2021.

PLURI CONSULTORIA. Quais são as torcidas mais fanáticas do país?, Pluri Especial. 2013. Acesso em: 17 jul. 2021.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Vinícius Triches

Bacharel em Ciências Econômicas e Mestre em Economia. Doutorando em Psicologia Social, com a tese desenvolvida na área da "Identidade Social, Representações Identitárias, Torcidas de Futebol e dupla Gre-Nal". Atualmente também cursa Licenciatura em Sociologia.

Como citar

TRICHES, Vinícius. Criação, desenvolvimento da rivalidade e relevância clubística: Grêmio e Internacional no cenário futebolístico e seus contextos históricos. Ludopédio, São Paulo, v. 148, n. 32, 2021.
Leia também:
  • 147.32

    Primórdios e consolidação do Internacional: uma breve história do “Campeão de Tudo” (parte 2)

    Vinícius Triches
  • 146.17

    Primórdios e consolidação do Internacional: uma breve história do “Campeão de Tudo” (parte 1)

    Vinícius Triches
  • 144.28

    Primórdios e consolidação do Grêmio: uma breve história do “Imortal Tricolor” (segunda parte)

    Vinícius Triches