140.20

Dois lados de uma mesma moeda: o embate entre as duas Alemanhas na Champions League de 1973

Diogo Coelho 9 de fevereiro de 2021

A Alemanha após a derrota e a queda do regime nazista sofreu severas mudanças, mais uma vez em um curto espaço de tempo. Antes, República de Weimar, depois, Alemanha Nazista e, agora, dividida em duas: oriental e ocidental.

O lado Oriental alinhava-se ao comunismo da União Soviética (URSS) e a parte Ocidental seguia o modelo capitalista representado pelos Estados Unidos. No futebol, não foi diferente. A Alemanha Oriental tinha a DDR-Oberliga (Liga Superior da República Democrática Alemã-RDA) e a Alemanha Ocidental possuía a Bundesliga que, após a reunificação, permaneceu como a competição principal.

DDR-Orbeliga

A DDR-Orbeliga era a elite do futebol da Alemanha Oriental até a queda do muro de Berlim. Após a reunificação da Alemanha a Orbeliga deu nome para algumas divisões inferiores do futebol alemão.

No futebol saxônico quatro cidades eram destaque no futebol da RDA: Leipzig do VfB Leipzig que virou Lokomotive após a entrada do regime comunista; Magdeburgo, de mesmo nome da cidade, cujo destaque foi de ser o único campeão europeu quando venceu a Recopa Europeia de 1974.

A terceira cidade era a Berlim Oriental e, por último, a cidade de Dresden, com as equipes Dynamo Dresden e Dresdner. Essa última entrou em decadência no regime comunista por ser vista como muito burguesa pelo lado Oriental. A Orbeliga era relevante no cenário europeu porque foi eleita uma das 10 melhores ligas da UEFA nos anos de 1970.

Equipe do Dynamo Dresden antes do início da partida contra o Bayern de Munique em 1973. Foto: Bundesarchiv/Wikipédia.

Dynamo Dresden

O Dynamo Dresden foi fundado em 1953, porém, com outro nome: Sportgemeinschaft Dynamo Dresden. Apenas em 1990 obteve o nome atual de FC. Dynamo Dresden.

A instituição popular na Alemanha Oriental foi muito vencedora. Conquistou oito campeonatos da DDR-Orbeliga além de vencer sete vezes a Copa. Mas, no início da década de 1970, o clube de Dresden amargava uma fila de 20 anos do primeiro título da Liga e estava começando a se reestruturar com a chegada do novo técnico Walter Fritzsch em 1969.

A chegada de Walter muda a equipe de patamar e consegue vencer, em 1971, o segundo título da Liga e chegar à final da Copa, algo inédito no país comunista. A partir disso começa a mostrar-se uma potência do lado Oriental a ponto de conseguir vaga na Champions League e fazer história diante de grandes clubes europeus ao eliminar a equipe italiana da Juventus, e os dois maiores portugueses: Porto e Benfica.

Apesar de tais façanhas depois de 1971 o Dresden ainda não tinha jogado contra a principal equipe ocidental da Alemanha. O Bayern de Munique vinha de uma grande reestruturação com diversos talentos da base como Gerd Muller, Beckenbauer, Sepp Maier e Rummenigge. Entretanto, como o destino e os deuses do futebol chutam certo com trivela torta, o confronto viria surgir no ano emblemático de 1973 para os dois lados alemães, ano de entrada na ONU, e justamente num mata a mata do maior campeonato europeu. O jogo botou frente a frente os dois regimes, comunista e capitalista, para fazer uma disputa de poderes e, claro, bom futebol.

Bayern de Munique

Até a década de 1970 o Bayern de Munique possuía apenas duas conquistas da Bundesliga (1931–32 e 1968–69). O clube possuía projetos promissores e jovens talentos advindos das categorias de base Foi desse plantel que saiu Gerd Müller, Beckenbauer, Sepp Maier, Uli Hoeneβ dentre outros.Tal qual o time oriental, o Bayern contrata um novo técnico, Udo Lattek, para comandar a reformulação da equipe.

O elenco realmente voou. Já na temporada 1971–72 o clube venceu a Bundesliga com sobras. A máquina do Bayern venceu 24 jogos de 34 e marcando inacreditáveis 101 gols sendo 40 feitos pelo Gerd Müller, um dos maiores atacantes que os gramados tiveram a delicadeza de produzir.

Os resultados do clube deram a vaga para a Champions League de 1972–73. Assim como o Dynamo Dresden, a equipe da Baviera fez o mesmo caminho de reestruturação até a chegada ao campeonato europeu e o confronto entre às duas principais potências dos lados do futebol alemão estava prestes a ocorrer.

O confronto

Os dois confrontos foram marcados por muitos gols dos dois lados. No primeiro jogo, no lado Ocidental e na casa do Bayern, o time local venceu o confronto num disputadíssimo 4 a 3. Com 1 assistência e 1 gol aos 83 minutos para virar o jogo e fechar o placar, Gerd Müller foi o homem dos bávaros para dar a vitória a equipe capitalista.

O segundo confronto ocorre no estádio do Dynamo Dresden, no lado orienta e o Bayern sai na frente e alarga um placar de 0 a 2 logo nos 15 minutos iniciais. Na aguerrida raça e vontade de Siegmar Wätzlich o Dresden arranca um gol no final da primeira etapa. 

No início da segunda etapa o Dresden vira para 3 a 2 e empata placar agregado. Contudo, Gerd Müller entra em ação empata para o Bayern de Munique na qual se classifica para a próxima fase e inicia uma era de dominação bávara na Europa.

A equipe de Dresden ganhou mais alguns campeonatos da Orbeliga e colecionou alguns fracassos em competições europeias. Pós-reunificação o clube entrou em decadência porque os jogadores orientais foram vendidos com desvalorização do mercado. Sem sucesso na Bundesliga, afundou em dívidas financeiras. Hoje, a equipe intercala entre a segunda e terceira divisão do futebol alemão enquanto o Bayern de Munique possui uma hegemonia na Alemanha.

A vitória do time capitalista em pleno solo comunista representava muito mais do que a ascensão do Bayern de Munique e seus craques. Era o prelúdio do fim da Alemanha Oriental, da bipolaridade mundial da Guerra Fria e da dissolução do regime soviético. 

As reformas políticas de Erich Honecker em 1971 “ocidentaliza” o lado oriental. A aproximação para o lado capitalista e ascensão de uma das maiores instituições da Alemanha Oriental era importante porque era um ato de resistência advindo dos gramados, mas que não deu certo. A derrota da equipe de Dresden simbolizava algo maior. Simbolizava a derrocada do comunismo no lado Oriental e o futebol do Dynamo Dresden que, após a temporada 1973–74, nunca mais viria brilhar em competições europeias.

 

Referências

BANDEIRA, Luiz Alberto Moniz. A reunificação da Alemanha: do ideal socialista ao socialismo real. São Paulo: Editora Unesp, 2009. 

 “Der Deutschen Demokratische Republik”, Ubiratan Leal»

 Site Oficial do Bayern de Munique 

Site Oficial da Bundesliga


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Diogo Henrique Marques Coelho

Gremista, graduando em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisador sobre História Social do Futebol.

Como citar

COELHO, Diogo. Dois lados de uma mesma moeda: o embate entre as duas Alemanhas na Champions League de 1973. Ludopédio, São Paulo, v. 140, n. 20, 2021.
Leia também:
  • 176.27

    Como Durkheim – com ajuda de Simmel – explicaria o futebol

    Rodrigo Koch
  • 176.11

    Beckenbauer e Zagallo: símbolos de alto rendimento da era de ouro do futebol

    Matheus Galdino
  • 176.5

    Futebol na Literatura de Língua Alemã – Parte X: Quando Beckenbauer ainda não era o “Kaiser Franz”

    Elcio Loureiro Cornelsen