Campeonato Paulista de 2023. O Corinthians faz seus primeiros jogos no ano. Essa temporada começa marcada pela mudança no comando técnico do time. Vítor Pereira não renovou contrato com o Timão (e fechou com o Flamengo pouco tempo depois). O torcedor corintiano podia imaginar uma temporada de afirmação, de amadurecimento de um projeto. Ora, o time se classificou para a Libertadores de maneira direta e por circunstâncias não conquistou a Copa do Brasil. Com a saída de VP certa desconfiança voltou a ocupar o imaginário do torcedor. 

Passadas algumas especulações, o Corinthians anunciou Fernando Lázaro como novo treinador do time principal do Corinthians. Essa novidade desagradou certa parcela de torcedores, mas muitos ficaram otimistas. Apesar da pouca idade, Fernando Lázaro tem muito tempo de Corinthians. Acumula experiências como analista de desempenho e auxiliar técnico. Os receosos com a contratação de Fernando Lázaro, como técnico do time, podem argumentar que o outrora treinador do Corinthians com pouca experiência, Sylvinho, embora com sólida carreira na função de jogador, não apresentou resultados e sua passagem foi tida como um delongamento, um atraso em um processo de reconstrução e afirmação do Corinthians.

 É cedo para qualquer análise comparativa, até porque esses treinadores trabalharam/trabalham com elencos diferentes, e o recorte de números de jogos e competições também não podem ser comparados no momento. O ponto é que apesar de também jovem, Fernando Lázaro trilhou um caminho diferente para chegar a posição de técnico do Timão. 

Fernando Lazaro
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians/Fotos Públicas

A chegada de reforços para a temporada de 2023 é tímida se comparada a janelas recentes. Chama a atenção a chegada em definitivo de Yuri Alberto e o retorno de Angel Romero ao bando de loucos. Matheus Bidu também foi contratado, pois Lucas Píton foi vendido ao Vasco, e dessa forma era necessário um jogador para revezar a posição com o incansável Fábio Santos. Ainda faltam reforços ao time. Setores como a defesa, meio campo e mais alguém para compor o ataque seriam chegadas interessantes. Sobretudo penso que para o time do Corinthians se manter competitivo na temporada, é salutar o bom condicionamento dos jogadores, assim como não sofrer com tantas lesões como foi no ano passado. 

Nesse início de temporada/Campeonato Paulista o Corinthians se apresenta como uma equipe sendo ajustada. A defesa não está sólida como de costume, mas o ataque está mais promissor. Adson parece estar criando maturidade e versatilidade em suas leituras de jogo. Roger Guedes é quem mais se destaca no momento, sendo junto a Renato Augusto os pilares deste início de temporada. O Corinthians foi razoavelmente bem nos clássicos contra São Paulo, Palmeiras e Santos, conquistando uma vitória e dois empates, respectivamente (a partida contra o Santos ficou marcada por polêmicas de arbitragem, sobretudo na invalidação de um dos gols marcados por Yuri Alberto). 

É possível ver uma oscilação no nível de competitividade do time se compararmos o desempenho na Neo Química Arena e fora dela. O Corinthians fez 11 jogos no ano de 2023. Venceu 5 partidas, empatou 4 e perdeu 2. Em casa o time não perdeu. Foram 4 vitórias e um empate no clássico contra o Palmeiras. Sem o mando de campo o Timão empatou 3 vezes, perdeu 2 jogos e venceu o clássico contra o São Paulo. 

Não é novidade que a Fiel Torcida empurra o time, criando sempre um clima espetacular nos mandos do Corinthians. Porém é preciso analisar a ineficiência do time fora de casa, fato esse que também foi marcante na temporada passada, em que o time jogou 36 vezes como visitante e obteve 9 vitórias, 13 derrotas e 14 empates, com aproveitamento de 37,96% jogando longe de seus domínios. É sabido que jogar como visitante é mais complicado, misto de torcida contra, viagens, campos não tão bons e arbitragem caseira, mesmo nos tempos do VAR, entretanto, caso o Corinthians pense em brigar por títulos esse ano, a equipe precisa manter o bom aproveitamento em casa e se tornar um time que também é indigesto como visitante. Aguardemos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Jean dos Santos Mantovani

Bacharel e mestrando em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Corintiano.

Como citar

MANTOVANI, Jean dos Santos. É 2023, o Corinthians veio pra…. Ludopédio, São Paulo, v. 165, n. 1, 2023.
Leia também:
  • 177.28

    A camisa 10 na festa da ditadura

    José Paulo Florenzano
  • 177.27

    Futebol como ópio do povo ou ferramenta de oposição política?: O grande dilema da oposição à Ditadura Militar (1964-1985)

    Pedro Luís Macedo Dalcol
  • 177.26

    Política, futebol e seleção brasileira: Uma breve reflexão sobre a influência do futebol dentro da política nacional

    Pedro Luís Macedo Dalcol