139.38

Ensaio: Ronaldinho Gaúcho, o bom samaritano do ‘rolê aleatório’

Nayra Antunes 22 de janeiro de 2021

Cada vez fica mais claro, a principal característica do futebol moderno é a eficiência do rendimento duradouro. Quando se trata de seguir esse padrão de forma perfeita, R10 e CR7 estão praticamente em lados opostos.

Calma, segura essa emoção! Não estou aqui para discutir quem é melhor ou mais bonito. Mas como cada atleta dirigiu e dirige sua carreira e sua relação com o futebol. 

Cristiano Ronaldo. Arte: Baptistão Caricaturas.

Vamos começar pelo português. CR7 é “razão pura”, até aqui a melhor versão do atleta enquanto “máquina”, tem fixação pela boa forma física. É insaciável no aprimoramento de suas habilidades, sendo a disciplina nos treinamentos reflexo da obsessão em ser bom em cada fundamento do futebol, em cada recurso que o corpo pode proporcionar para ser completo dentro das quatro linhas.

Agora, imagine um empregado qualquer com esse perfil: disciplinado, controlado, ambicioso, que dificilmente adoece e está sempre interessado em oferecer um trabalho positivo… Imaginou?

É ou não é o funcionário dos sonhos de qualquer patrão? É o tipo de atleta que os clubes mais procuram na atualidade. Das cinco vezes que ganhou o troféu de melhor do mundo, em duas foi de forma consecutiva (2013-2014 e 2016-2017).

As passagens por Manchester United, Real Madrid e a transferência para a Juventus demonstram o objetivo do gajo em se afirmar em diferentes lugares. De distribuir seu talento da melhor forma possível e ser reverenciado por diferentes “tribos”.

Ele sabe que isso tem um peso diferente. Os clubes tornam-se “súditos” e eternizarem seus heróis. A maior satisfação dos reis era dominar várias nações, talvez Cristiano Ronaldo pense como um, ou pensa que é um? Só ele pode dizer.

Mas e o R10? O brasileiro parece ter sido dirigido pela emoção. No Brasil, uma carreira marcada por alegria e prazer, por excitação e recompensa. Parece que o conceito do futebol como lúdico estava impregnado em seu corpo e também na sua mente.

Caricatura de Ronaldinho Gaúcho. Arte: Baptistão Caricaturas.

 

 

Ronaldinho Gaúcho foi a personificação do individualismo genial, do fator surpresa inconsequente. Em campo tudo era tão divertido e fácil que, para quem não sabia fazer igual restava aceitar.

Foi apenas “brincando” que R10 tirou o Barcelona da escuridão dando o impulso que os Catalães precisavam para retornar aos caminhos da glória. Foi por lá que viveu seu auge, eleito o melhor do mundo duas vezes consecutivas (2004-2005). Poderia ter sido mais! É o que todos dizem.

Mas ele era imprevisível, não quis se dedicar completamente ao Barça fincando seus pés por lá por mais tempo. Passeou por Milan e até pelo Flamengo, onde atuou de forma mediana. No entanto, conseguiu tirar mais um clube das sombras: o Atlético-MG. Sem planejar, resgatou clubes que andavam por baixo, no estilo bom samaritano do “rolê aleatório”.

 

 

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Nayra Antunes

Nayra é teresinense, jornalista de formação. Atua na área de esportes e cobre futebol. Com foco em webjornalismo, se dedica a criação de conteúdo especializado na internet, redes sociais e blogs.

Como citar

ANTUNES, Nayra. Ensaio: Ronaldinho Gaúcho, o bom samaritano do ‘rolê aleatório’. Ludopédio, São Paulo, v. 139, n. 38, 2021.
Leia também:
  • 141.64

    Futebol Mexicano: Libertadores é a ‘obsessão’ dos times astecas

    Nayra Antunes
  • 140.22

    Até onde vai o surto daqueles que vivem para comparar o Palmeiras atual com o Flamengo de 2019?

    Nayra Antunes
  • 139.49

    O plano da China para se tornar potência no futebol

    Nayra Antunes