147.25

Ep. 1 – O Gênio do Crime | Seguir ao avesso

Guilherme Trucco, Raul Andreucci 16 de setembro de 2021

O primeiro episódio do podcast Travessão – Literatura & Futebol é uma coincidência das nossas trajetórias – pessoais e profissionais. Sem querer, começamos descobrindo um dos pontos que nos conecta e nos trouxe até aqui – justo o mistério das figurinhas falsificadas.

Como o próprio Trucco brincou, é como se os dois meninos lessem O Gênio do Crime quando crianças, cada um no seu canto, na sua brisa, e – corta a cena! – se reencontram anos depois (ou melhor: se conhecem!) para desenvolver projetos envolvendo literatura e futebol. Reler o livro nos ajudou a ver, identificar e saborear as raízes do que vivemos hoje e histórias nossas que se misturam com as da obra.

E se tudo começou na leitura desse livro infanto-juvenil de João Carlos Marinho, o papo foi desde a sua dificuldade em terminar a obra, algo bacana de descobrirmos, enquanto dois autores – afinal, não estamos sozinhos – às nossas análises literárias e viagens (sim, como não! rs!) sobre enredo, personagens e até teorias dignas de serem compartilhadas.

A nossa conclusão? Ah, você tem que ouvir, pô! Rs! Certo mesmo é que a obra lançada em 1969, com mais de meio século nas costas, pode, sim, ser considerada um clássico da literatura de futebol. Já vendeu mais de um milhão de exemplares e está atualmente em sua 61ª edição (no catálogo do Grupo Editorial Global). Isso não é pouco, não.

Se quiser saber mais sobre O Gênio do Crime e, principalmente, tudo o que a gente achou, ouça o episódio no player logo abaixo. Depois, se animar, comente no nosso Insta (@travessao_literatura_e_futebol) e confira os links para coisinhas mencionadas na gravação e dicas de leitura sobre o assunto. 

 

REFERÊNCIAS DO EP. 1

Livro abordado
O Gênio do Crime – de João Carlos Marinho (Global)
https://grupoeditorialglobal.com.br/catalogos/livro/?id=4424

Documentário mencionado
Barba, Cabelo & Bigode – de Lucio Branco
https://ludopedio.com.br/biblioteca/barba-cabelo-e-bigode/ 

Livro mencionado
Barba, Cabelo & Bigode – de Lucio Branco (Azougue)
https://ludopedio.com.br/biblioteca/barba-cabelo-e-bigode-2/

Livro mencionado
NC5 Contra a Lei do Impedimento – de Lucio Branco (Dolores)
https://ludopedio.com.br/produto/nc5-contra-a-lei-do-impedimento/

Dica do Trucco
O Globo – debate sobre a obra com outros autores de infanto-juvenis e entrevista com o autor, que conta, entre outras coisas, sobre sua dificuldade para finalizar o livro
https://oglobo.globo.com/cultura/por-que-genio-do-crimeum-marco-na-literatura-infanto-juvenil-23508634

Dica do Raul
Wakabara – artigo sobre outra pessoa que teve uma relação especial com o livro, descoberto em meio à pesquisa, justamente meu sócio na Eita Editora!
https://www.wakabara.com/blog/voc-lembra-de-o-gnio-do-crime

 

____

__ Travessão
Literatura & Futebol
com Guilherme Trucco & Raul Andreucci

Instagram: @travessao_literatura_e_futebol

Quem chuta no Travessão | Somos uma dupla de dois. O Guilherme Trucco, com toda a sua experiência de escritor e pesquisador de literatura de futebol (e brasilidade, ressalte-se), autor de Saída Bangu (Off Flip) e Vocês vão ter que me engolir (prestes a sair pela Dolores). E o Raul Andreucci, que, também tem livros de futebol na conta, autor de A Selva do Futebol e organizador da revista contrAtaque! F.C., e cuida de duas editoras (de futebol!), a Dolores e o Ludopédio.

Qual a meta do Travessão | Programamos uma primeira temporada de seis episódios. Um por quinzena, nos principais tocadores (como o Spotify, pode ficar tranquilo! Rs!). Falamos sobre os textos de futebol, sejam contos de novatos de uma coletânea ou romances de um autor consagrado, e publicamos algo que converse com o tema na sequência na coluna do Ludopédio.

Seja um dos 27 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Guilherme Trucco

Escangalho a porosidade das palavras. Rabisco um Realismo de Encantaria e futebol. Filho de Xangô e Iemanjá.

Raul

Graduado em Jornalismo e Mestre em Ciências Sociais, ambos pela PUC-SP. Com passagens e frilas por Lance!, Folha de S.Paulo, Caros Amigos e Editora Abril. Idealizador da Dolores, um dos editores do Ludopédio e sócio da Eita.

Como citar

TRUCCO, Guilherme; ANDREUCCI, Raul. Ep. 1 – O Gênio do Crime | Seguir ao avesso. Ludopédio, São Paulo, v. 147, n. 25, 2021.
Leia também:
  • 147.48

    Ep. 2 – Na boca do túnel | Indiscutível, é?

    Guilherme Trucco, Raul Andreucci
  • 147.47

    “Se juega como se vive”: o futebol colombiano nos anos 90

    Fabio Perina
  • 147.46

    A Superliga Europeia: O clube de exclusividade do futebol europeu e as suas implicações territoriais

    Amanda Trovó, Leandro Luís Lino dos Santos, Jonathan Ferreira, João Paulo Rosalin