125.2

Gênero, raça, pessoas com deficiências e o campo esportivo: o que o Ludopédio tem com isso?

Fidel Machado 1 de novembro de 2019

A produção textual mensal para o Ludopédio possui uma série de significados e produz um misto de sensações e sentimentos plurais. Além disso, faz com que eu fique mais atento ao mundo esportivo e é um convite inquietante para a reflexão e para o exercício do pensamento. Nesse bojo, o texto de novembro ganhou um outro significado, pois há exatamente 12 meses, fui escalado para esse time e, de alguma forma, tento contribuir para o debate e para o caldo da discussão. Disso extraio duas conclusões: é um grande prazer e privilégio fazer parte desse elenco; o tempo está passando loucamente rápido.

Em 2019 o Ludopédio completou 10 anos de uma vida de atleta. Algumas lesões, períodos de treinamento intenso, alguns bancos e muitas vitórias. Desde o início da sua carreira assumiu o compromisso de falar sobre futebol em outras linguagens para além da estrutura científica, mas sem perder a seriedade e o rigor. Um bando de maluco resolveu publicizar suas maluquices. A brincadeira ficou séria e hoje o Ludopédio é o maior portal acadêmico de futebol da América Latina. Sensível e atento à estrutura esportiva como um lugar produtor de lógicas próprias, mas também reprodutor de alguns discursos sociais, a equipe técnica do Ludopédio realizou algumas alterações, modificou o seu esquema tático, mas não se furtou a nenhum debate. Pelo contrário, jogo para ser jogado precisa da presença, a ausência gera W.O.

Diante desse preâmbulo, estava convicto que escreveria sobre a militarização dos atletas e os possíveis efeitos desse movimento que, atualmente, desmembra-se para a sociedade de modo geral. O esporte, mais uma vez, se apresenta como uma vitrine para demonstrar o êxito e o sucesso desse projeto. Contudo, me deparei com algumas notícias incômodas e declarações inoportunas. Titubeei em alterar, mas acabei optando pela mudança e recai na seguinte indagação: o que o Ludopédio tem com tudo isso?

Diversidade. Foto: Reprodução.

Após a derrota para o Flamengo de 5×0 o técnico do Grêmio, Renato Gaúcho, proferiu a seguinte afirmação: “Tomamos cinco gols em cinco falhas nossas. Jogamos muito abaixo do que a gente sabe e pode. Se bobear, uma mulher grávida faria gol no Grêmio hoje”. Dias depois a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará, divulgou os dados referentes aos crimes sexuais e constatou que até então os números nunca tinham sido tão altos. Entre janeiro e setembro deste ano foram denunciados 1478 casos. Em 2018 foram 1376 e em 2017, 1328 denúncias. Quando analisamos, isoladamente, o mês de setembro deste ano foram notificados 198 casos em todo o estado. Outro fator preocupante é que a Universidade Federal do Ceará (UFC) há tempos figura-se como um dos lugares que ocorrem esses crimes sexuais. É importante salientar que esses dados são oficiais, ou seja, quando a denúncia é realizada. Talvez estejamos diante somente da parte visível do iceberg.

Muitas medidas estão sendo realizadas em diversos âmbitos, como o trabalho constante dos setores especializados, a ampliação dos canais de comunicação e as campanhas de incentivo à denúncia. Além disso, temos o crescente protagonismo feminino, as pautas e as contundentes demandas dos grupos feministas nessa esfera. Contudo, na prática das ações públicas, percebo um certo paradoxo em que a mulher fala e denuncia, mas não é ouvida. Como ilustração desse paradoxo, em 2017 um grande jornal do estado divulgou um aumento dos casos de crimes sexuais. Em 2018 e no início de 2019, tivemos uma baixa, mas já retomamos com um novo aumento. O que ocorreu?

Retomo a declaração do Renato Gaúcho para ratificar que o coletivo feminista do Grêmio: Elis Vive já se pronunciou e repudiou o comentário. Todavia, percebemos que tais comportamentos com determinados grupos são recorrentes e, de certa forma, normalizados no contexto esportivo. O antigo técnico da seleção brasileira de mulheres afirmou: “Às vezes é um pouco mais difícil acalmar as mulheres naqueles momentos do que os homens, que é um pouco mais fácil”. Em 2017 o técnico do Internacional também protagonizou e proferiu uma fala machista ao responder uma repórter. Recentemente, um comentarista foi demitido da Jovem Pan após dizer que: “mulher deve tomar conta da casa”.

O uso da linguagem não é neutro. O caráter redutor e depreciativo flerta com a misoginia, objetifica o corpo da mulher, simplifica e produz conclusões com pretensões totalizantes e universais. Além disso, endossa um lugar de silêncio e impotência atrelado e justificado pelo sexo e visa preservar os papéis tradicionais vigentes. O uso proposital de um biologicismo tacanho e declaradamente ideologizado dita máximas, como “gosta de futebol só para agradar os homens”; “Mulher ou namorada minha não vai ao estádio”; “Mulher que bebe e gosta de futebol não é para casar”. Uma associação direta, estanque e problemática que reduz e afirma, de forma contundente, o dever ser da mulher e, ao mesmo tempo, constrói uma ideia de masculinidade, vigorosamente, gloriosa que dada a sua altivez é inatingível e doentia.

E o que o Ludopédio tem com isso? Qual seria a função, finalidade, objetivo e até a intenção desse site com essas temáticas? Isso é objeto para adentrar nas produções do site? Curioso e inquieto com todas essas questões, resolvi fazer uma busca e vasculhar as produções sobre essa problemática. Tive uma grata e orgulhosa surpresa!

O Ludopédio se coloca como um lugar progressista e sensível à causa das minorias políticas. Dentro desse contexto, defende a reflexão, põe os holofotes e valoriza tais temáticas. O protagonismo das mulheres, a representatividade de pessoas com deficiência e as questões raciais protagonizam textos no portal e fomentam discussões no campo esportivo de forma geral. Penso que dinamizar, questionar e convidar o leitor para ver o objeto sob outras óticas é uma das funções dos autores, pesquisadores e intelectuais que se debruçam sobre o campo esportivo. Penso que o Ludopédio, nesses dez anos, tem feito a tarefa de casa, de pular o muro da universidade para pegar a bola e se permitir jogar a pelada na rua, com o golzinho de chinelo, sem desconsiderar os grandes eventos e o futebol de alto rendimento. Um lugar de debate franco e aberto. Um local para se pensar e perspectivar o futebol, os demais esportes e as práticas corporais de maneira ampla.

Como forma de materializar e expressar a minha surpresa supracitada, abaixo seguem os títulos e os links dos textos publicados na Arquibancada e na coluna Para além do futebol que versaram sobre as questões de gênero, raça e das pessoas com deficiência. Fatalmente algum texto pode ter passado despercebido, mas ainda assim é possível perceber o volume da produção. Dessa forma, penso que consigo responder a indagação anunciada no início: O que o Ludopédio tem com isso?

Bicha! A homofobia no futebol como legado da Copa

Justin Fashanu: jogador profissional de futebol, negro e gay!

Jogos da Diversidade de São Paulo

Duro golpe no esporte praticado por atletas LGBT

Dia Mundial contra a Homofobia (no esporte e na vida)

“Armários de Gelo”: (homo)sexualidade nos Jogos de Inverno

Dos Jogos de Inverno e outras invisibilidades

Skate queer em Berlim

A era dos invisíveis no esporte

Minorias no esporte?

Tom Waddell e a diversidade sexual no esporte

O que esperar dos Gay Games em 2018?

Homofobia institucionalizada na Copa da Rússia

David Kopay: o ‘ícone gay’ do futebol americano

Esporte Gay ou Esporte LGBT? Eis uma questão!

EuroGames: jogos esportivos europeus da diversidade sexual

Agenda Trans para o Esporte

“Beijos Olímpicos Gays” e o que dizem sobre gênero no esporte?

A Champions LiGay e a colonização do futebol

Diego Hypolito e seu ato de bravura!

Atletas intersexo em competições esportivas

Em defesa do direito de pessoas transgênero à prática esportiva

Deixem a Tifanny jogar!

A sexualidade determina o modo de torcer?

O dia em que conheci Stella Walsh

Luta livre de mulheres: G.L.O.W. e anos 1980

A patinação artística no mundo (machista) do esporte

Brincadeiras sexuais e intolerâncias no futebol: o caso dos jogadores gaúchos

Althea Gibson e a questão racial no esporte

Seleção feminina – Dos talentos negros ao embranquecimento

O racismo e a participação do negro no esporte

Futebol, penteados e preconceitos

Só preconceito, não. Discriminação, pelo menos! Por que não se discute o racismo no futebol brasileiro?

Dois grandes cidadãos na luta antirracista

Say no to hypocrisy: a FIFA e seu inócuo combate ao racismo no futebol

“Eu sou a prova de que há racismo porque eu estou aqui”: o importante e necessário testemunho de Roger Machado na elite do futebol brasileiro

Um campeão contra o racismo

Correção histórica: Mario Filho, “O negro no foot-ball brasileiro” e a quantidade de exemplares em circulação em 1947

Jogos Mundiais Indígenas e as políticas de representatividade

Passa anel e as relações de gênero na infância

O tênis na trajetória de Renée Richards

“Eu só queria jogar futebol”

A metáfora é bicolor na aquarela brasileira: há Damares em nós?

Lutando para existir: Madge Syers e a patinação artística

Tempos de resistência!

No mundo das chuteiras rosas

A Copa, muitas mulheres, outro futebol

A ginástica e a mulher moderna

Quando o valor ao juízo escancara o juízo de valor

Jogo falado: a hegemonia do falo em campo

Investimento em mulheres e o futuro do esporte

Abusos sexuais no mundo esportivo

Aos machos torcedores de futebol, um coito interrompido!

Marta, futebol de mulheres e outras pitadas a mais…

A dimensão trágica do futebol e a violência contra a mulher

Para além da violência física contra as mulheres no futebol

Devaneios de uma mulher que ama demais futebol: Estádio Centenário

Sobre o que pensam as mulheres? Notas sobre futebol, mulheres e pesquisa

Mulheres no futebol

Narração de futebol e mulheres: a mudança em curso

Mulheres futebolistas: Marta e as pioneiras de 1980

Aqui já foi uma tentativa de concatenar produções acerca do futebol de mulheres

Ciclismo em Tandem: prática esportiva e de sociabilidade

Guias-corredores no atletismo

Goalball do Brasil na trilha do sucesso!

Torneio de Futevôlei para Amputados: esporte, ludicidade, inclusão

71 anos de história do esporte de pessoas com deficiência

Conversas com:

https://www.sspds.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/24/2019/10/07-Crimes-Sexuais-Estat%C3%ADsticas-Mensais.pdf

https://www.sspds.ce.gov.br/estatisticas-2/

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/seguranca/numero-de-registros-de-crimes-sexuais-e-o-maior-em-tres-anos-no-ce-1.2166639

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Fidel Machado

Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Filosofia e Estética do Movimento (GPFEM - Unicamp).

Como citar

MACHADO, Fidel. Gênero, raça, pessoas com deficiências e o campo esportivo: o que o Ludopédio tem com isso?. Ludopédio, São Paulo, v. 125, n. 2, 2019.
Leia também: