164.13

Hans Nobiling Quadro, Sport Club Internacional e Sport Club Germânia

Felicce Fatarelli Fazzolari 13 de fevereiro de 2023

As acentuadas mudanças urbanas na cidade de São Paulo, durante o século XIX, sob o forte desenvolvimento da cafeicultura, contribuíram para a chegada de diferentes grupos estrangeiros, entre eles, os imigrantes germânicos. De acordo com Siriani (2013, p. 104), em dezembro de 1827, alemães desembarcaram no porto de Santos. Após muita discussão entre os políticos locais, ficou decidido que as terras devolutas do sertão de Santo Amaro seriam o local ideal, visto estarem muito próximas da capital e do litoral. (SIRIANI, 2013, p. 104).

Se o paulistano Charler Miller é considerado o pai do futebol brasileiro, o alemão Hans Nobiling pode ser afamado como o “tio” do esporte. Nascido em Hamburgo, no dia 10 de setembro de 1877, desembarcou em terras brasileiras no dia 15 de maio de 1897, trazendo consigo uma bola de futebol e uma cópia dos estatutos do Sport Club Germânia, clube em que era capitão, na Alemanha. Hans, ao contrário dos alemães que viviam na cidade São Paulo, preferia o futebol à ginástica[1].

Hans Nobiling
Hans Nobiling. Fonte: Wikipédia

A Chácara Dulley, antigo local de jogos do São Paulo Athletic, antes de arrendar, na Rua da Consolação, um terreno para a prática futebolística, tornou-se o local para Hans ensinar o futebol a diversos jovens estudantes e comerciantes da cidade. Não importava o horário ou o clima para jogar futebol. Na Chácara Dulley, Hans exercitava a rapaziada sempre que havia oportunidade. Às vezes não encontrava tempo para treinar à tarde, mas não se perturbava com isso: marcava o ensaio para a noite. E é à luz da lua que, muitas vezes, com sapos espantados, viam correr pra cá, para lá, dois bandos de rapazes, atrás de uma bola enrolada em pano branco. Os treinamentos só se interrompiam à falta da luz da lua ou, como hoje acontece, à falta de energia elétrica. (SILVA, 2017, p. 32).

Logo, a equipe de Nobiling, denominada pelos próprios jogadores como Hans Nobiling Quadro, em homenagem ao seu treinador, estava pronta para enfrentar outras equipes de São Paulo. O primeiro jogo aconteceu no dia 5 de março de 1899, contra a equipe do Mackenzie College, comandada pelo professor Augusto Shaw. Conforme Cunha (2019, p. 19) Nobiling inicialmente desafiou os ingleses do SPAC, os quais não deram importância ao desafio. Mesmo com dois jogadores a menos, o Hans Nobiling Quadro segurou o placar. Após o empate, este e o Mackenzie College se enfrentaram novamente, dessa vez, com vitória da equipe comandada por Hans por 1 a 0. No dia 29 de junho de 1889, após aceite dos ingleses, o SPAC enfrentou o Hans Nobiling Quadro diante de 60 pessoas provenientes das colônias inglesa e alemã, na rua da Consolação, atrás da primeira caixa d´água de São Paulo.

O futebol é apaixonante por unir diferentes povos com um mesmo objetivo dentro de um campo demarcado: vencer. No entanto, também é motivo de discordâncias e de separações. Segundo Cunha (2019, p. 20) aconteceu uma reunião para a fundação de um clube de futebol com Hans Nobiling e seus companheiros, e nessa reunão houve uma discordância quanto ao nome do clube. Havia a ala que defendia o nome “Sport Clube Germânia”, defendido por Nobiling e alguns imigrantes alemães. Uma outra ala, formada por pessoas de diferentes nacionalidades, defendia o nome “Internacional”, que após votação[2], a maioria escolheu o nome “Sport Club Internacional”, o que causou a revolta de Hans, retirando-se da reunião. No dia 7 de setembro de 1899, Hans e os irmãos Wahmschaffe, também de origem alemã, fundaram o Sport Club Germania. (CUNHA, 2019, p. 21).

Sport Club Internacional
Sport Club Internacional. Fonte: Wikipédia

O Sport Club Internacional nasceu em 19 de agosto de 1899 após dissidência entre Hans Nobiling e colonos alemães sobre a escolha do novo nome da equipe. A reunião inicial foi feita na residência de Leopoldo Villa Real, à Rua Senador Queirós, nº 5, e tinha como objetivo alterar o nome de “Hans Quadro Nobiling”. (SILVA, 2017, p. 34). Os vencedores da reunião, contrários a Nobiling, escolheram o nome em razão da internacionalização do futebol no clube, visto que o Mackenzie College só aceitava alunos da instituição, e o SPAC só ingleses.

A diretoria, logo em seguida, foi composta por Antônio Campos, presidente; Henrique Vanorden, vice-presidente; Júlio Villa Real; secretário; Ernesto Ey, tesoureiro. Para a organização dos Estatutos escolheu-se a seguinte comissão composta por Drs. René Vanorden, Nikolas Edwards, Otto Krischke e Victor Weisskopf. O Sr. René Vanorden, provisoriamente, dirigiu o team. (SILVA, 2017, p. 35).

Chácara Witte
Chácara Witte. Fonte: reprodução

A Chácara Witte recebeu os treinos do Sport Club Internacional, que ostentava o seu uniforme rubro-negro. O progresso do clube deu-se devido ao aceite de jogadores de todas as nacionalidades, tornando-se um dos clubes mais simpáticos da cidade, segundo seu público. Ingleses, franceses, portugueses, todos podiam inscrever-se, (SILVA, 2017, p. 35) e, por essa razão, o nome “Internacional”. Segundo Silva (2017, p. 35), a diretoria do Internacional instalou o clube no centro de São Paulo, na Rua José Bonifácio, em um edifício com vastas dependências, entre elas sala de jogos e terraço para ginástica.

O clube durou até 1933, após fundir-se ao Antarctica Futebol Clube por tentar sanar os seus problemas financeiros. Em sua curta jornada, o “Internacional” venceu o Campeonato Paulista de 1907 (Liga Paulistana de Football) e a Liga de Amadores de Futebol, em 1928.

Escudo do SC Germânia
Escudo do SC Germânia. Fonte: Wikipédia

Em 7 de setembro de 1899, Hans Nobiling criou o Sport Club Germania, com raízes alemãs. Seus adeptos, dissidentes do Hans Nobiling Quadro e do Sport Club Internacional, eram, em grande maioria, imigrantes alemães. O clube tinha o pequeno campo da Chácara Witte como lugar de treinamento.

Segundo Silva (2017, p. 39), no início de 1900 o clube realizou o seu primeiro jogo competitivo contra o “Internacional” no Velódromo Paulista,  e foi derrotado por 4 a 2.

O Sport Club Germânia não se limitou apenas à prática futebolística. Com o aumento do número de sócios, eventos e competições mensais eram disputadas pelos associados. Sobre este aspecto, Sevcenko discorreu que:

É preciso considerar simultaneamente o poderoso atrativo exercido pelos esportes sobre as várias comunidades, para se poder avaliar a magnitude do seu impacto cultural (…). A prática esportiva implica uma reformulação profunda da experiência de vida. (SEVCENKO, 1992, p. 48-52).        

Germânia
Hans Nobiling (quinto da esquerda para a direita) com os jogadores do SC Germânia. Fonte: Wikipédia

No ano de 1902, o Sport Club Germania participou da fundação da Liga Paulistana de Football e coube ao clube realizar o primeiro jogo oficial do futebol no Brasil, contra a equipe do Mackenze College. Coube também ao Germania sofrer o primeiro gol da história do futebol brasileiro, marcado pelo mackenzista Mário Epinghaus.

O Germania teve como principais conquistas o Campeonato Paulista de 1906[3] e 1915. No ano de 1932, o Germania encerrou sua participação em competições oficiais de futebol, e no ano de 1942 alterou o nome para Esporte Clube Pinheiros, em virtude da Segunda Guerra Mundial[4].

Notas

[1] Hans procurou influenciar os elementos da colônia alemã, mas a ginástica, esporte de predileção dos teutos, serviu de obstáculo ao seu objetivo. (SILVA, 2017, p. 32).

[2] Foram 15 votos a 5. (CUNHA, 2019, p. 21).

[3] O Germania teve Hermann Friese como artilheiro da competição. Foram 7 gols. O Campeonato Paulista de 1906 reservou alguns acontecimentos inusitados. O SPAC abandonou a competição, acompanhado pelo Mackenzie logo depois. A. A. Palmeiras seria campeã, mas perdeu o título por uma irregularidade. O S.C. Internacional entrou com recurso junto à Liga alegando que o clube descumpriu o estatuto ao cobrar ingressos numa partida. De campeã, a equipe acabou eliminada, e o título caiu no colo do Germania. (KUSSAREV, 2021, p.26).

[4] O Conselho Nacional de Esportes (CND) decreta uma portaria proibindo eventos esportivos de mostrarem “manifestação de nacionalidades” — segundo próprio texto da portaria de setembro de 1942 – designando às forças públicas estaduais a responsabilidade da manutenção da ordem. Em 1942, o Palestra Itália substituiu seu nome para Sociedade Esportiva Palmeiras. (ARAÚJO, 2000, p.18).

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Felicce Fatarelli Fazzolari

Graduado em História pela Universidade Guarulhos (2003), Graduado em Filosofia pela Universidade Camilo Castelo Branco (2007), Graduado em Pedagogia pela FALC (Faculdade Aldeia de Carapicuíba), Especialista em Sociologia pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Professores do Estado de São Paulo Paulo Renato Costa Souza (2012), e Mestre pela Univesidade Presbiteriana Mackenzie no Centro de Educação, Filosofia e Teologia, no Programa de Educação, Arte e História da Cultura, com o tema: O FUTEBOL PAULISTANO COMO PRÁTICA CULTURAL: Um estudo sobre a violência no futebol paulistano e a sua convergência para a rede social Instagram. Sou Professor de História, Filosofia, Sociologia, disciplinas Eletivas, Tecnológicas e Projeto de Vida, para os ensinos Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede pública e particular de São Paulo. Tive experiência como Professor-Coordenador do Ensino Fundamental e Médio da Rede Estadual de São Paulo. Pai do Giuseppe, esposo da Patricia e amante de futebol e Rock'n roll.

Como citar

FAZZOLARI, Felicce Fatarelli. Hans Nobiling Quadro, Sport Club Internacional e Sport Club Germânia. Ludopédio, São Paulo, v. 164, n. 13, 2023.
Leia também:
  • 176.15

    Quando a Seleção Brasileira de Futebol Feminino desbravou a cidade de Monte Alegre do Sul, no interior de São Paulo

    Felicce Fatarelli Fazzolari
  • 165.15

    Aconteceu em 1967: O Grêmio Esportivo Lenice Amato de Futebol

    Felicce Fatarelli Fazzolari
  • 164.24

    Clube Athlético Paulistano e o primeiro campeonato paulista de futebol

    Felicce Fatarelli Fazzolari