22.9

LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e modalidades Lúdicas)

Equipe Ludopédio 29 de abril de 2011

Ao longo dos últimos anos, o interesse acadêmico pelo futebol e pelos esportes em geral ampliou-se em todas as áreas de investigação científica. Desde meados da década de 1990, surgiram inúmeras publicações brasileiras que têm como tema e objeto o universo futebolístico e a temática esportiva. Livros, teses, dissertações e artigos sobre o assunto vêm ganhando espaço dentro da produção acadêmica e editorial.

No momento em que o Brasil se prepara para sediar a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, surge o LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e modalidades Lúdicas) como suporte institucional que permitirá articular e impulsionar as pesquisas sobre o futebol e diversas outras modalidades lúdicas em meio aos seus eventos mais importantes em termos de espetacularização. A proposta é utilizar a mobilização social gerada pela Copa e pelos Jogos Olímpicos para estimular uma produção científica mais sistemática, crítica e de caráter interdisciplinar.

A formação do LUDENS é fruto de uma série de iniciativas individuais e coletivas de estudos e pesquisas sobre futebol que remontam ao final da década de 1990. A partir da disciplina História Sociocultural do Futebol, oferecida anualmente, desde 2003, pelo professor Flavio de Campos no Programa de Pós-Graduação em História Social da FFLCH/USP, alunos de diversos programas de pós-graduação organizaram o grupo de estudos intitulado GIEF (Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol). Historiadores, antropólogos, geógrafos e educadores físicos encontraram um eixo em comum que lhes permitiu a formação do grupo de caráter interdisciplinar com o objetivo de promover leituras, atividades de pesquisa, bem como a participação e a organização de eventos acadêmicos relacionados ao futebol e outras modalidades lúdicas. Além disso, parte de seus integrantes organizou um portal especializado em pesquisas sobre futebol, o Ludopédio.

Ludens (23)Embora a USP tenha sido o foco inicial de constituição do grupo, a formação do LUDENS sediado na USP propõe-se a reunir pesquisadores de diversas universidades paulistas (públicas e privadas) – PUC/SP, Unicamp, UFSCAR, UNESP e Unifesp -, e parcerias com universidades estrangeiras – University of Bristol/Inglaterra. A experiência acumulada pelos proponentes revela a possibilidade de um tratamento interdisciplinar do tema na proposição de ações de conteúdo acadêmico, tais como a organização de seminários, simpósios e livros. Ao mesmo tempo, são previstas iniciativas que visam contribuir para a valorização desse esporte em viés diferenciado do atual tratamento a ele oferecido, fundamentalmente mercadológico, por meio de parcerias, em especial do Museu do Futebol.

Desde já, cabe destacar a participação de diversos membros do LUDENS na coordenação e organização do I Simpósio de Estudos do Futebol realizado pelo Departamento de História da USP em parceria com a PUC-SP e o Museu do Futebol, em maio de 2010. Além disso, cabem menções à organização do Dossiê História e Futebol publicado na Revista de História do Departamento de História da Universidade de São Paulo.

A proposta de criação do LUDENS visa configurar, portanto, um centro de referência de estudos sobre futebol e demais modalidades lúdicas considerando a relevância do tema em face de dois principais aspectos: a) a proximidade da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos a serem realizados no Brasil; b) a importância do esporte para a sociedade brasileira, bem como sua centralidade para a compreensão de inúmeros fenômenos socioculturais a ela relacionados. A partir da compreensão do esporte como fenômeno social total, a nossa proposta é abordá-lo em sua diversidade de práticas, significações, representações e formas de torcer.

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Equipe Ludopédio

Nosso objetivo é criar uma rede de informações, de pesquisadores e de interessados no tema futebol. A ideia de constituir esse espaço surgiu da necessidade e ausência de um centro para reunir informações, textos e pesquisas sobre futebol!

Como citar

LUDOPéDIO, Equipe. LUDENS (Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Futebol e modalidades Lúdicas). Ludopédio, São Paulo, v. 22, n. 9, 2011.
Leia também:
  • 177.14

    Resumos do GTs XI e XII – III Seminário Online do Ludopédio 2024

    Equipe Ludopédio
  • 177.12

    Resumos do GTs IX e X – III Seminário Online do Ludopédio 2024

    Equipe Ludopédio
  • 177.8

    III Seminário Online do Ludopédio: breve perfil das mulheres que pesquisam futebol

    Equipe Ludopédio