148.20

Ludopédio, 12 anos

Equipe Ludopédio 12 de outubro de 2021

É com imensa satisfação e alegria que completamos 12 anos de vida. Afinal, estar vivo no Brasil em 2021 é um ato de resistência. Resistir tendo como pauta a defesa dos direitos humanos e a democracia é um desafio ainda maior diante de tanto negacionismo e notícias falsas que se proliferam a cada dia.

O nosso compromisso com a divulgação científica sobre futebol ganhou mais força nesse décimo segundo aniversário. O Ludopédio também se transformou em Instituto Ludopédio.

Pode parecer um pequeno passo diante do que já temos feito, mas a transformação do Ludopédio em um Instituto permitirá participarmos de editais para financiar o que já fazemos. Nesses 12 anos tivemos um aumento do fluxo de trabalho, com muitas demandas, muitas delas produzidas por nós mesmos. Quando a pandemia teve início, em março de 2020, nos lançamos a produzir programas para o Youtube e podcasts.

Os programas do Youtube ganharam o nome de #Poroutrofutebol. Mas o que seria esse “por outro futebol”? O programa tem por objetivo debater assuntos fundamentais para entendermos o futebol e a nossa sociedade. É por meio desse programa que damos maior visibilidade para os temas do antirracismo, a defesa dos direitos LGBTQIA+, do futebol popular, do futebol de mulheres e dos povos indígenas. A partir do futebol alcançamos pessoas para dialogar e para apresentar seu lugar de fala. Além disso, há uma equipe para cada programa, o que permite explorar com profundidade cada temática.

Desse modo, estamos felizes com a clareza que essa caminhada nos proporcionou para entender a nossa Missão enquanto Instituto: 

Nossa missão é difundir o conhecimento científico produzido sobre futebol por diversas áreas das Ciências Humanas. Para isso, atuamos como um repositório de publicações acadêmicas nacionais e internacionais, articulando uma rede de colaboradores e colaboradoras, e também nos dedicamos à produção de novos conteúdos, com foco em questões políticas e insurgentes para promover a conscientização e a luta contra o racismo, sexismo, LGBTfobia, exclusão social e outras formas de intolerância. 

Com estes objetivos, iniciamos uma nova frente acadêmica para expandir e enriquecer a divulgação científica de estudos sobre esporte. O Ludopédio Educa surgiu para ampliar os espaços de debate, além de oferecer a oportunidade para que acadêmicos e profissionais possam praticar a docência e expor suas reflexões, pesquisas e linhas de trabalho em um momento tão difícil de inserção no mercado de trabalho, público ou privado. A cada mês, são organizados cursos sobre diferentes temas relacionados ao universo esportivo. Já realizamos sete cursos ao longo de 2021, abordando questões sociais, políticas e culturais que há tempos mobilizam pesquisadores e pesquisadoras dos estudos do esporte, bem como questões insurgentes que devem ser estudadas e debatidas de maneira ampla e contundente: corpos trans no esporte, à prática do futebol por mulheres, relações políticas e práticas de liberdade no futebol, racismo e práticas antirracistas etc. 

Cada vez mais precisamos do apoio de vocês para que o Ludopédio continue a ser uma plataforma aberta e com mais informações. Contamos com a participação de muitos grupos de estudos de universidades brasileiras e temos muitos(as) professores(as) que atuam como colunistas em nossa Arquibancada, espaço em que os textos são publicados. Buscar essa interface entre o conhecimento produzido pela Universidade e o público mais amplo é um dos nossos objetivos.

Em um mundo repleto de desinformações, a nossa biblioteca é o nosso porto seguro. Lá estão disponíveis milhares de materiais que têm como foco o estudo do futebol. Compartilhar o conhecimento científico também nos indica que estamos no caminho certo.

O nosso próximo passo, sem dúvida, será o de ampliar a nossa rede dentro da América do Sul. Esse diálogo com universidades, pesquisadores(as) e pessoas interessadas no tema do futebol é o que queremos constituir de modo mais denso.

Por isso, neste aniversário de 12 anos, reforçamos o convite para você apoiar o Ludo por meio do nosso financiamento coletivo. Se tivermos um financiamento coletivo forte podem ter certeza que ampliaremos ainda mais o nosso alcance.

Jogue junto conosco. Jogue pela ciência.

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Equipe Ludopédio

Nosso objetivo é criar uma rede de informações, de pesquisadores e de interessados no tema futebol. A ideia de constituir esse espaço surgiu da necessidade e ausência de um centro para reunir informações, textos e pesquisas sobre futebol!

Como citar

LUDOPéDIO, Equipe. Ludopédio, 12 anos. Ludopédio, São Paulo, v. 148, n. 20, 2021.
Leia também:
  • 177.14

    Resumos do GTs XI e XII – III Seminário Online do Ludopédio 2024

    Equipe Ludopédio
  • 177.12

    Resumos do GTs IX e X – III Seminário Online do Ludopédio 2024

    Equipe Ludopédio
  • 177.8

    III Seminário Online do Ludopédio: breve perfil das mulheres que pesquisam futebol

    Equipe Ludopédio