64.2

Ludopédio, 5 anos

Equipe Ludopédio 6 de outubro de 2014

Há cinco anos um grupo de quatro estudantes lançou um projeto que visava estabelecer um diálogo entre os estudos feitos dentro das universidades e o mundo fora dela. Um mundo, obviamente, muito maior, heterogêneo e desafiador. Outro objetivo foi aditado ao primeiro: proporcionar aos pesquisadores de futebol, sob a perspectiva das Ciências Humanas, um espaço aglutinador das mais diferentes produções acadêmicas sobre o tema.

E foi assim que esses quatro estudantes – Enrico Spaggiari (Antropologia), Marco Antunes de Lima (História), Paulo Miranda Favero (Geografia) e Sérgio Settani Giglio (Educação Física) – começaram a discutir o projeto. Após diversas reuniões, encetadas em 2008, delimitaram-se objetivos, conteúdos e expectativas. No ano seguinte o projeto se transformou no portal Ludopédio.

Por conta das nossas atividades profissionais e/ou acadêmicas, o grupo se ampliou. O volume de informações e de conexões que criamos aumentou substancialmente e, assim, dois novos integrantes passaram a compor o quadro da equipe de editores: Marco Lourenço e Max Rocha, ambos historiadores. Nesse ínterim, uma incontornável e sorumbática egressão: Paulo Fávero, após finalizar o mestrado em Geografia, volta-se para o jornalismo, no qual também é bacharel, e passa a trabalhar no extinto Jornal da Tarde (e atualmente no O Estado de S. Paulo).

Para atender o objetivo de criar um espaço de interlocução entre a comunidade acadêmica e os não acadêmicos, criamos várias sessões para atrair os diferentes públicos. O Futebol-Arte revela imagens diárias de fotógrafos profissionais e amadores. A Arquibancada reúne textos curtos sobre assuntos relacionados ao futebol e sem a obrigatoriedade da formal linguagem acadêmica; afinal, o próprio nome da sessão diz muita coisa sobre os múltiplos olhares possíveis. A Biblioteca se consolidou como a nossa grande base de dados para consulta e download de parte expressiva dos trabalhos ali cadastrados. A Memória divide-se em duas partes: Linha do Tempo, espaço para relembrar grandes partidas; e o nosso Museu, que repartido em álbuns temáticos, congrega uma série de materiais importantes sobre futebol, tais como caricaturas, ilustrações e charges, só para citaralguns exemplos. A Comunidade Ludopédica é o espaço para o frequentador do portal comentar as informações inseridas no site e atualizar sua produção disponibilizada no Ludopédio. A seção Entrevista congrega, ao longo destes cinco anos diálogos e interlocuções com acadêmicos, jogadores(as) e ex-jogadores(as), treinadores, jornalistas, escritores e boleiros amadores. Por fim, nosso calendário de Eventos divulga os diversos acontecimentos acadêmicos e não acadêmicos sobre futebol.

Ludopédio, 5 anos.

Ao longo desse tempo criamos muitas parcerias para que pudéssemos ter materiais novos sobre futebol. Foi assim com os grupos de estudos e pesquisas, tais como o GIEF, o Ludens-USP, o Comunicação e Esporte-UERJ, Sport-UFRJ, GEFut-UFMG, Núcleo de Estudos sobre Futebol-UFPR.

Nosso aniversário de cinco anos anuncia o advento de uma nova fase com diversas mudanças: teremos, em breve, um novo site, configurado para acompanhar a contínua transformação das tecnologias de informação e comunicação, bem como um logo diferente e aquilatado, mas que conserva a originalidade e ludicidade do design precursor. A nova interface trará a sessão Grupos de Pesquisa, voltada à apresentação de diversos núcleos acadêmicos e não acadêmicos que enfoquem esportes e, principalmente, o tema maior deste portal. O internauta poderá conhecer e interagir com os pesquisadores e coordenador(es) de cada grupo, bem como esquadrinhar as respectivas produções e materiais disponíveis em nossa biblioteca.

Outro espaço que será criado é a TV Ludopédio. Vinculada ao canal no Youtube, até aqui pouco utilizado, nossa TV trará cobertura de eventos e congressos sobre futebol; pequenos vídeos produzidos por nossa equipe e por parceiros do site; e reprodução na íntegra de palestras relacionados ao tema..

Por isso, o Ludopédio pretende cada vez mais se consolidar como um espaço independente e interativo, capaz de aglutinar os diversos e esparzidos pesquisadores sobre futebol. Portanto, se você possui algum material sobre futebol que ainda não está disponível em alguma de nossas sessões, saiba que teremos o maior prazer em compartilhar esse material e fazer do Ludopédio um espaço de intersecção, diálogo e pesquisa.

Ao completar cinco anos, o site Ludopédio também começa a aprender a escrever… uma nova história.

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Equipe Ludopédio

Nosso objetivo é criar uma rede de informações, de pesquisadores e de interessados no tema futebol. A ideia de constituir esse espaço surgiu da necessidade e ausência de um centro para reunir informações, textos e pesquisas sobre futebol!

Como citar

LUDOPéDIO, Equipe. Ludopédio, 5 anos. Ludopédio, São Paulo, v. 64, n. 2, 2014.
Leia também:
  • 177.14

    Resumos do GTs XI e XII – III Seminário Online do Ludopédio 2024

    Equipe Ludopédio
  • 177.12

    Resumos do GTs IX e X – III Seminário Online do Ludopédio 2024

    Equipe Ludopédio
  • 177.8

    III Seminário Online do Ludopédio: breve perfil das mulheres que pesquisam futebol

    Equipe Ludopédio