.

Messi x Ronaldo – quem é a maior estrela no Brasil?

3 de janeiro de 2023

Uma das principais discussões entre os fãs de futebol da atualidade é decidir quem é o melhor jogador do mundo. Alguns acreditam que este local é do português Cristiano Ronaldo, já para outros, o melhor é obviamente o argentino Lionel Messi.

E este tipo de debate não acontece somente no Brasil ou nos países de origem desses dois craques, mas em todo o mundo. Fãs, especialistas, ex-jogadores, todos ficam se perguntando quem realmente é o melhor. Até mesmo os fãs de sites de cassino online brasileiro costumam deixar um pouco de lado os caça-níqueis e outros jogos de azar de lado para apostar nessas duas estrelas do futebol. Porém, além desta dúvida, outra questão fica no ar: quem tem o maior número de fãs no Brasil?

Se pararmos para pensar, estamos falando de um portuuguês e um argentino, dois povos que têm uma certa rixa com o Brasil e muitos brasileiros torcem conta em competições internacionais da FIFA. Obviamente, o talento de ambos fez com que independente disso, eles fossem sim amados pelo público local. No artigo de hoje, discutiremos esta questão, buscando entender quem é a maior estrela no Brasil: Messi ou CR7?

Popularidade no início da carreira

O início da carreira de ambos foi bem diferente. Enquanto Messi estreou no Barcelona, um time bem popular mundialmente, já cercado de flashes e muita expectativa, Cristiano Ronaldo iniciou sua carreira no Sporting, em Portugal, chamando um pouco de atenção devido à sua habilidade.

O português depois foi para o Manchester United, porém não foi como uma contratação badalada, ficando até mesmo um pouco ofuscado pelo brasileiro Kleberson, que foi contratado ao mesmo tempo. Porém, em campo, ele mostrou o porquê ele seria lembrado e conhecido por muitos, mostrando uma habilidade incrível.

Mesmo assim, podemos dizer que no início de suas carreiras, Messi era bem mais popular que Ronaldo, principalmente no Brasil, já que na época de estreia do argentino no Barcelona ele jogava ao lado do craque Ronaldinho Gaúcho, cujo os brasileiros adoravam acompanhar.

Real Madrid x Barcelona

A principal rivalidade entre os dois começou quando os dois craques foram para os dois maiores rivais em solo Espanhol, cada um jogando em um lado e frequentemente disputando não só pelo prêmio da Bola de Ouro, como também pelos campeonatos espanhóis e Ligas dos Campeões da UEFA.

Desde da época de Ronaldinho Gaúcho no Barcelona, e Ronaldo Fenômeno do Real Madrid, estes dois times já caíram nas graças do torcedor brasileiro. Durante muito tempo, o Campeonato Espanhol foi a liga internacional mais popular aqui, para que os torcedores pudessem ver os craques que jogavam nestes dois times.

Com a ida de Messi e Ronaldo para estes times, não demorou até que os brasileiros se apaixonassem pelo craque que defendia as cores do seu time. E foi aí que a popularidade destes dois jogadores começou a aumentar consideravelmente.

Quem é a maior estrela no Brasil atualmente?

Primeiramente, é importante dizer que ambos são extremamente populares no Brasil. Em uma pesquisa que foi feita em 2015, por exemplo, onde 6 mil brasileiros de diferentes idades foram entrevistados, mais de 95% sabia quem eram estes dois jogadores e já tinham visto eles jogarem ao menos um vez.

Até mesmo aqueles que não gostam de futebol conhecem Messi e Cristiano Ronaldo, seja por jogos da seleção, por comerciais na TV ou simplesmente por ouvir falar nas redes sociais. Porém, estamos aqui para responder a pergunta que fizemos lá no título e não iremos fugir da responsabilidade disto. Usando mais uma vez a pesquisa de 2015 como base, podemos dizer que Messi é a maior estrela.

Isso porque, apesar do craque português ter sido um pouco mais conhecido, o craque argentino tinha mais fãs e mais pessoas que realmente gostavam dele e queriam ser como ele. No fim, Lionel Messi é sim mais popular e uma estrela maior entre os brasileiros do que Cristiano Ronaldo. Porém a disputa é acirrada e CR7 também conta com milhares de fãs espalhados pelo nosso país.

Os maiores de todos os tempos?

Independente de quem é o mais popular ou mais amado no Brasil e no mundo, uma coisa é certa: tanto Messi quanto Cristiano Ronaldo são dois jogadores incríveis e com uma habilidade realmente espetacular.

Vê-los jogar é, certamente, um privilégio que os fãs atuais estão tendo, como os fãs do passado tiveram ao ver Pelé, Maradona e outros grandes nomes. A discussão de quem é o melhor sempre irá acontecer, porém é preciso focar-se em aproveitar os dois e admirar cada um deles por seus talentos e habilidades. Até porque, no fim, o brasileiro sempre vai falar que entre Messi e Cristiano Ronaldo, o melhor mesmo é Pelé, o rei do futebol.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Como citar

, . Messi x Ronaldo – quem é a maior estrela no Brasil?. Ludopédio, São Paulo, , 2023.
Leia também:
  • 178.26

    1974/2024: a solitária revolução portuguesa e lampejos sobre o futebol

    Fabio Perina
  • 178.25

    Jogo 3: Galo 3 x 2 Peñarol

    Gustavo Cerqueira Guimarães
  • 178.24

    Futebol na fronteira: Estádio Atilio Paiva, um dos palcos do futebol uruguaio

    Willian Carvalho