.

Nike lança primeiro uniforme com seleção brasileira de futsal

Max Pires 23 de agosto de 2021

Há pouco mais de um ano, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) oficializou uma mudança estrutural na organização do futsal nacional, e agora após as alterações, a Nike lançou o primeiro uniforme da seleção brasileira da modalidade. As novas peças foram apresentadas com o intuito de serem utilizadas durante a disputa da Copa do Mundo de Futsal, que será realizada entre os dias 12 de setembro a 3 de outubro na Lituânia. Mas, ao que tudo indica, a equipe irá estrear os novos mantos pouco antes do início do mundial, em um amistoso.

Confusão

No início de abril deste ano, assim que se confirmou a troca de gestão do futsal da CBFS (Confederação Brasileira de Futsal) para a CBF, iniciou-se uma batalha de interesses, já que a JOMA havia sido anunciada como fornecedora esportiva da equipe no mês anterior. Na época, já se sabia que provavelmente a Nike assumiria esse posto, como acabou se confirmando recentemente.

A CBFS estava passando por diversos problemas financeiros nos últimos anos, dificultando enormemente o avanço estrutural do futsal no país, já que não conseguia arcar com os custos dos amistosos, como viagens, hospedagens e competições.  Agora, toda a logística da modalidade está nas mãos da CBF, que conta com um caixa muito maior, e deve começar a explorar mais o marketing relacionado à modalidade, em busca principalmente de novos patrocínios. Desta forma, era natural que a Nike tivesse sido escolhida como a fornecedora dos materiais de jogo e vestuário, já que a empresa tem uma relação de longa data com a Confederação Brasileira de Futebol.

Futsal Nike
Seleção de futsal com o uniforme da Nike.

Preparação para o Mundial

 A competição mais importante do futsal está prestes a começar, e os 16 atletas e os integrantes da comissão técnica da seleção brasileira masculina estão com a preparação a todo vapor. Eles tiveram uma breve passagem na Granja Comary, em Teresópolis, ainda no início deste mês, e um dos jogadores mais experientes do elenco, o fixo Rodrigo, destaca a importância do momento para a equipe: “é um momento histórico, um momento marcante para o futsal, e vamos fazer tudo para colocar nossa camisa aqui junto com a taça do Mundial deste ano. Estamos muito felizes. Tenho que fazer uma foto ali naquele símbolo, uma deitado naquele campo. Tantos ídolos passaram por aqui, é de arrepiar ver estas camisas assinadas na parede. Quarto que Neymar passou, Romário passou. Estamos muito felizes com isso. É um prazer enorme”.

Atualmente, a equipe está treinando no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro, onde ficará até o dia 25. Posteriormente, toda a delegação viajará para Polônia, onde irá disputar quatro jogos amistosos: nos dias 2 e 4 de setembro, enfrentará a Polônia, e nos dias 6 e 8 têm duelos marcados contra a Sérvia. Assim como no futebol de campo, o Brasil também é pentacampeão mundial no futsal, com isso o time é um dos favoritos a vencer o torneio, seja na opinião dos torcedores ou palpiteiros, que podem aproveitar as facilidades oferecidas pelos sites de apostas confiáveis, para dar seus pitacos em praticamente qualquer competição esportiva ao redor do globo.

A estreia do Brasil na Copa do Mundo da Lituânia pelo Grupo D do torneio só ocorrerá no dia 13 de setembro, e o Vietnã é o primeiro adversário. Na segunda rodada, o Brasil pegará a República Tcheca, no dia 16 de setembro, e encerra a fase classificatória num confronto contra o Panamá no dia 19. Ao todo, 24 seleções competem pelo título, e os dois primeiros colocados de cada chave conseguem uma vaga nas oitavas de final, assim como os quatro melhores terceiros.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Como citar

PIRES, Max. Nike lança primeiro uniforme com seleção brasileira de futsal. Ludopédio, São Paulo, , 2021.
Leia também:
  • .

    Copa do Mundo 2022: quanto a Fifa arrecadou?

    Max Pires