141.66

O Estrela Vermelha como instrumento de guerra do nacionalismo sérvio

Diogo Coelho 30 de março de 2021

Na Iugoslávia, tal qual em países comunistas, os times eram formados e acolhidos por instituições.

O time do Exército iugoslavo era o Partizan e o Estrela Vermelha nasce da Polícia Secreta Sérvia. Portanto, torcer para o Estrela Vermelha era um ato mais do que sentimental, era a forma de expressão dos nacionalistas sérvios  sua aversão ao regime comunista na qual proibia qualquer tipo de manifestação nacional e um ato supremo de patriotismo.

Estrela Vermelha
Estrela Vermelha 1990/1991. Foto: Reprodução Twitter

Fica mais forte com a chegada de Slobodan Milosevic ao poder, pois, com grande incitação ao nacionalismo sérvio, os torcedores do Estrela Vermelha viram o maior representante desse movimento e um dos responsáveis pelo conflito com a Croácia.

O jogo entre Dínamo de Zagreb (clube croata) e o Estrela Vermelha de Belgrado, que aconteceu em maio de 1990, é o marco inicial do conflito entre os dois países. O estilo hooligan dos torcedores era algo ideal para o governo de Milosevic, pois era uma forma de aterrorizar os civis, croatas etc já que esse tipo de “tropa” não tinha medo do trabalho sujo de uma guerra. Assim, os torcedores passaram a ser um instrumento de guerra.

Contudo, ainda tinha mais. Arkan, sérvio, fanático pelo Estrela Vermelha, famoso criminoso da Europa e agente da Polícia Secreta Sérvia e principal causador da ascensão de Milosevic entra em cena a coisa muda. Milosevic vê na torcida do time um grande símbolo nacional e usa a imagem de Arkan para unir as torcidas organizadas, a Delije, e institucionalizar os hooligans para criar um exército já que o recrutamento era fácil e seus atos de crueldade eram botados em canções da torcida o que atraía qualquer nacionalista, a partir disso surge os Tigres de Arkan.

Eles participaram da primeira ofensiva sérvia em 1992, contra a Croácia, da Guerra da Bósnia, no mesmo ano, e também do conflito na Sérvia quando os croatas, em 1995, lançam sua contraofensiva. Logo ganharam destaque e tratamento de heróis entre os sérvios, porém cometeram os maiores massacres durante a guerra civil contra a Croácia: segundo Foer, os Tigres de Arkan foram responsáveis por mais de duas mil mortes com diversos métodos de execução.

Tigres de Arkan
Guarda Voluntária Sérvia (SDG), também conhecida como Tigres de Arkan. Foto: Wikipédia
Bandeira da Guarda Voluntária Sérvia (SDG), também conhecida como Tigres de Arkan
Bandeira da Guarda Voluntária Sérvia (SDG), também conhecida como Tigres de Arkan. Fonte: Wikipédia

 

 


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Diogo Henrique Marques Coelho

Gremista, graduando em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pesquisador sobre História Social do Futebol.

Como citar

COELHO, Diogo. O Estrela Vermelha como instrumento de guerra do nacionalismo sérvio. Ludopédio, São Paulo, v. 141, n. 66, 2021.
Leia também:
  • 142.13

    Copa Libertadores da América: O Brasil tem Libertador?

    Diogo Coelho
  • 140.20

    Dois lados de uma mesma moeda: o embate entre as duas Alemanhas na Champions League de 1973

    Diogo Coelho