164.9

O que (não) precisa

Lucas Rocha Oliveira 9 de fevereiro de 2023

Pós clássico sem nenhuma novidade: Santos derrotado mais uma vez pelo Palmeiras. Nos últimos 11 jogos contra o alviverde – muito imponente -, o Peixe coleciona um cartel invejável ao Íbis: 9 derrotas e 2 empates. A última vitória foi em outubro de 2019, no campeonato brasileiro.

Em meio ao caos, o Santos precisa de muitas coisas.

O Santos precisa de reforços urgente. Nesse início de ano, jogando contra diversas equipes de divisões inferiores, o peixe acumula o pior aproveitamento de times da série A. Isso revela a falta de capacidade técnica do elenco. O Santos precisa de reforços em todas as posições, exceto no gol, afinal, João Paulo e Vladimir fazem o que podem quando dá.

O Santos precisa de força nos bastidores para que os reforços cheguem. Paulo Roberto Falcão, o homem forte do futebol do clube, revelou em recente entrevista que 22 negociações por reforços foram concluídas sem sucesso. Esse tipo de declaração em nada ajuda o peixe, e revela uma fraqueza nos bastidores. O Santos sempre fora um time em que os jogadores desejavam jogar, mas hoje isso não se comprova.

O Santos precisa de dinheiro, um elemento importante, afinal, sem dinheiro, torna-se mais difícil ter força nos bastidores e reforços. Essa tríade anda em falta no alvinegro praiano, revelando uma fraqueza no planejamento financeiro – que fazendo a mea culpa, não coloco isso apenas nas costas da gestão Rueda.

O Santos precisa de vergonha na cara. Primeiro, por correr atrás de um jogador que saiu do clube fazendo chacota. Lucas Lima que ansiava jogar em “estádio lotado”, hoje engole as palavras ditas com cuspe – aquele mesmo desferido no prato que comeu. 

Santos
Foto: Ivan Storti/Santos FC/Fotos Públicas

O Santos precisa de atletas que tenham vergonha da situação atual. Se não dá tecnicamente – e realmente não dá -, tem que correr o dobro. Tem que honrar essa camisa pesada que entorta o varal. Não tem como se acostumar com o fracasso.

Realmente, precisamos de muitas coisas. Muitas mesmo. Porém, não precisamos de uma coisa: colocar o dedo na cara de um jovem de 18 anos, principal ativo do clube e que já tem mais de 100 jogos com a camisa do Santos. A bela torcida do Peixe sempre apoiou os jogadores da base, principalmente os que têm talento, e isso não pode ser diferente agora.

Claramente falta maturidade de jogo ao Ângelo, mas não falta talento nem habilidade. O maior medo é, assim como outros, vê-lo brilhar com as cores do Flamengo. Nós precisamos lembrar que a chuva e o temporal sempre trazem consigo novos raios. Sempre foi assim com o Santos, e torço muito para que não seja diferente logo agora.

Ângelo, precisamos de muita coisa, inclusive, precisamos de você. Seja um menino feliz dentro das quatro linhas, pois ver um garoto negro que ouse romper a linha adversária com um drible, é sinônimo de sucesso na vila mais famosa do mundo. Enquanto houver um menino da vila indo pra cima, o Santos viverá.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 15 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Como citar

OLIVEIRA, Lucas Rocha. O que (não) precisa. Ludopédio, São Paulo, v. 164, n. 9, 2023.
Leia também: