136.50

O que significa a contratação do goleiro Bruno por um clube de futebol em 2020?

Mariana Fritz 22 de outubro de 2020

O texto a seguir tem por função elucidar o significado da contração de Robinhos, Jeans e Brunos no futebol brasileiro.

No último dia 27 de julho o goleiro Bruno, ex-Flamengo, condenado pelo homicídio triplamente qualificado da modelo Eliza Samudio em 2010, foi contratado pelo Rio Branco Futebol Clube. A repercussão do caso resultou no pedido de demissão da técnica do time feminino do clube acreano, Rose Costa. A profissional de educação física alegou que a representação de um jogador de futebol

“tem uma conotação importante de formação cidadã. O atleta não é um mero profissional, ele é um exemplo para a sociedade, para os jovens. E como um homem que cometeu um crime bárbaro como esse pode ser exemplo para alguém?”.

Para responder o questionamento da ex-técnica e compreender o que significa um jogador de futebol na nossa sociedade, vamos recorrer às ciências humanas, que ao incluir o futebol como objeto de estudo no Brasil, facilitou a compreensão dessa representação.

Como lembra o historiador Renato Coutinho, o esporte que nos anos 1930 passa a relacionar sua imagem aos símbolos nacionais de exaltação cívica, tais como a bandeira do Brasil e o hino nacional, se encontra com a nação popular forjada pelo governo de Getúlio Vargas, fator que se torna imprescindível para o processo de profissionalização do futebol.

Esse processo acabou por ser o grande responsável pela mudança do significado do esporte no Brasil, que antes ligado às elites, passa a democratizar suas bases, incluindo nos elencos dos clubes mais jogadores parecidos com o novo imaginário popular brasileiro exaltado pelas políticas de Getúlio Vargas, isto é, principalmente jogadores negros e de origem humilde.

O futebol, ao adotar rostos mais parecidos com o brasileiro comum, atraiu novos espectadores para o esporte, pois esses novos torcedores passaram a se sentir representados pelos profissionais em campo, tanto no âmbito individual quanto no âmbito nacional.

De acordo com o antropólogo Arlei Sander, todo torcedor é um ser político e mesmo inconscientemente possui escolhas de identidade ao se identificar com um clube, e, logo, com um jogador.

Não à toa os maiores ídolos do futebol brasileiro representam bem o imaginário do povo brasileiro, pois o futebol no Brasil foi construído como um esporte de representatividade, e a representação de um ídolo de futebol pode repercutir e influenciar mais que um ídolo de qualquer outro esporte. Sendo o futebol brasileiro uma fábrica de ídolos, como poderia um assassino ser ídolo de alguém?

Imagem: Reprodução Facebook

Como apontou Rose Costa ao se demitir do Rio Branco “a ressocialização é importante, mas, será que em sete anos de prisão ele (Bruno) não teve tempo de aprender outro tipo de trabalho?”. Então o questionamento quanto à contratação de Bruno Fernandes não é sobre sua ressocialização, e sim quanto à sua volta ao mundo o futebol que, dada a importância nacional, não seria o lugar apropriado para a ressocialização de um mandante de feminicídio.

É importante lembrar, também, que Eliza Samudio foi sequestrada, espancada e morta. Seu corpo até hoje não foi encontrado, e suspeita-se que o mesmo foi dado de comer para cachorros, de modo que sua família nunca teve ou terá a oportunidade de enterrá-lo com o mínimo de dignidade. Enquanto o presidente do clube classificou a contratação como “uma das maiores de todos os tempos do clube”, a técnica do time feminino lamenta e acredita que “o papel social do futebol não deveria ser associado a um crime, no qual o corpo da vítima não foi encontrado”.

Na mesma semana da contratação de Bruno, o atacante Jobson, que também negociava com o Rio Branco, foi rejeitado pelo clube. Jobson ficou conhecido por seu afastamento do futebol após ser pego no exame antidoping quando atuava pelo Botafogo em 2009 por uso de cocaína. A fama do jogador é até hoje atrelada ao uso de drogas, entretanto o mesmo possui acusações graves de crimes como o estupro de vulnerável. O presidente do Rio Branco, Valdemar Neto, alegou que Jobson teria sido recusado pelo clube pela má repercussão causada pelas acusações de estupro relacionadas ao atleta.

A falsa simetria entre a rejeição do atleta ex-Botafogo e a contratação de Bruno, deixa bem claro que o presidente do Rio Branco não está nem aí para o caso de estupro do qual Jobson foi acusado, até porque ele não é conhecido por isso, e sim por sua provável dependência química, o Rio Branco só não se importa em contratar um feminicida.

A característica principal no futebol na nossa sociedade é a questão do pertencimento e identificação. O atrativo para o público do desporto nunca foi somente os títulos, as vitórias e a visibilidade, mas um conjunto de fatores que traz para a arquibancada o sentimento de representatividade pelo o que é o símbolo do esporte.

“Nunca será só futebol. É solidariedade e sororidade, também, muito além da prática esportiva. Tenho obrigação de ser um exemplo para as minhas atletas, e esse é o melhor exemplo que posso dar.” (Rose Costa, ex-técnica do Rio Branco Futebol Clube).

 

Referências

COUTINHO, Renato Soares. Um Flamengo grande, um Brasil maior: o Clube de Regatas do Flamengo e a construção do imaginário político nacionalista popular (1933-1955). 2.ed. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2019.

DAMO, Arlei Sander. “O espetáculo das identidades e alteridades: As lutas pelo reconhecimento no espectro do clubismo brasileiro”. In: CAMPOS, Flavio de; ALFONSI, Daniela (Org.). Futebol objeto das Ciências Humanas. São Paulo: Leya, 2014. p. 23-55.

https://www.uol.com.br/esporte/futebol/ultimas-noticias/2020/07/30/tecnica-do-rio-branco-se-demite-apos-contratacao-de-bruno.htm


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Mariana Fritz

Historiadora em formação pela UFF e amante do extracampo do futebol.

Como citar

FRITZ, Mariana. O que significa a contratação do goleiro Bruno por um clube de futebol em 2020?. Ludopédio, São Paulo, v. 136, n. 50, 2020.
Leia também:
  • 177.28

    A camisa 10 na festa da ditadura

    José Paulo Florenzano
  • 177.27

    Futebol como ópio do povo ou ferramenta de oposição política?: O grande dilema da oposição à Ditadura Militar (1964-1985)

    Pedro Luís Macedo Dalcol
  • 177.26

    Política, futebol e seleção brasileira: Uma breve reflexão sobre a influência do futebol dentro da política nacional

    Pedro Luís Macedo Dalcol