137.45

O sheik que apitou uma partida na Copa do Mundo na Espanha

Revista Líbero 22 de novembro de 2020

O Estádio José Zorrilla, em Valladolid, sediou há quase 36 anos (21 de junho de 1982) uma das partidas mais memoráveis da Copa do Mundo. O motivo não foi pelo resultado esportivo da França. O confronto parou quando os franceses marcaram o quarto gol. Todo o resto é história.

Agora que muitas vozes são críticas, e com razão, com a eleição do Catar para a Copa do Mundo de 2022, pode-se dizer que o futebol teve muitos conflitos relacionados ao Golfo Pérsico durante anos. Um deles, certamente, o mais curioso foi a disputa entre a França e Kuwait durante a Copa do Mundo da Espanha em 1982.

A França vencia confortavelmente a partida por 3 a 1, quando um apito  soou e os jogadores rivais pararam. Em seguida, a França marcou o quarto gol e produziu-se uma das imagens daquela Copa do Mundo. De repente, enquanto os franceses comemoravam o gol, os kuwaitianos diziam que ouviram um apito, aparentemente das arquibancadas.

Das tribunas, um homem de manto e turbante se levantou e fez gestos claros com as mãos, convidando os jogadores da seleção do Kuwait a deixar o campo. Estamos falando do sheik Fahid Al-Ahmad Al-Sabah, presidente da Federação Kuwaitiana de Futebol e irmão do emir do pequeno país do Golfo Pérsico. Ele apareceu no campo de jogo, como um Moisés diante das águas, para falar com o árbitro e seus jogadores.

O impacto das imagens foi tanto, que as forças de segurança não fizeram grande oposição. Eles estavam mais preocupados com os fotógrafos, do que para em retirar o sheik do campo de jogo. Talvez devamos ter em mente que a Espanha estava vivendo os seus primeiros anos de uma democracia, e uma imagem dessas não chamava tanta a atenção. Fahid conversou com seus jogadores, e o mais incrível, com o árbitro para que não concedesse o gol (legal) à França.

O gol foi anulado, e um minuto depois do jogo reiniciar, os franceses voltaram a marcar e, graças a Deus, aquele momento do sheik não interferiu o desfecho da partida. A FIFA deveria agir, mas o fez fracamente diante do sheik, aplicando com uma leve multa de 10.000 dólares, valor que certamente Fahid Al-Ahmad gastava em poucas horas. No entanto, o árbitro Miroslav Stupar perdeu suas credenciais da FIFA e nunca mais foi convocado para apitar uma partida internacional.

Oito anos depois, o famoso sheik daquela partida em Valladolid, foi assassinado pelas tropas iraquianas durante a Guerra do Golfo. Um desfecho trágico para um dos protagonistas de uma das partidas mais excêntricas e constrangedoras da Copa do Mundo.

Tradução: Victor de Leonardo Figols


** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Como citar

LíBERO, Revista. O sheik que apitou uma partida na Copa do Mundo na Espanha. Ludopédio, São Paulo, v. 137, n. 45, 2020.
Leia também:
  • 177.16

    ¿Por qué España se desmarcó de la alianza europea contra la superliga de fútbol?

    David Moscoso Sánchez
  • 175.31

    “Bueno, eu sou morenito né? Não sou tão negro, não” – O histórico de atos racistas no futebol espanhol

    Danilo da Silva Ramos
  • 175.7

    Una tarjeta roja por la desprotección de los menores en el deporte extraescolar

    Ignacio Fernández Sarasola, Alberto Carrio Sampedro, Alejandro Carriedo Cayón, Ana Belén Bernardo Gutiérrez, Ana Isabel González, Cristina Muñiz Artime, Ellián Tuero Herrero, José Manuel Parrilla Fernández, Leonardo Álvarez Álvarez, María Ludivina Valvidares Suárez, Miguel Ángel Presno Linera