O West Brom e a esquecível camisa anti-cigarros
Durante boa parte do século XX, o consumo de cigarros foi propagado ao estilo glamoroso de vida. Milhares de dólares, euros, reais e outras moedas, investiram em campanhas de tabaco, explodindo o consumo a nível global que passou a influenciar também no futebol. Na década de 70, o Áustria Viena, por exemplo, adotou o patrocinador máster – Memphis (marca de cigarro). Descontente com isso, o West Brom optou anos mais tarde em combater esse vício de forma inusitada – utilizando seu uniforme.
Não era uma época fácil para os clubes de West Midlands. O Wolverhampton estava rebaixado para a quarta divisão, o Coventry City brigava contra o rebaixamento na elite, assim como o Aston Villa e o próprio West Brom – que foi rebaixado. Por fora, ainda tinha o Birmingham City que estava na segunda divisão.
Apelidada de “No smoking”, durante 1984 até 1986, o clube estampou um logotipo que proibia o consumo de cigarros nas dependências do The Hawthorns – seu estádio. Sendo assim, os torcedores por determinado período foram reeducados em não fumar na arquibancada, ainda que em campo, o clube só fracassasse.
Considerada uma das camisas mais inusitadas do futebol, ela não se popularizou visto que, o West Brom foi rebaixado na temporada. E assim, após três anos a campanha foi retirada, ainda que no futebol, outros clubes estivessem abraçando mais empresas de tabaco.