167.20

Perde o futebol, perde a divulgação científica

Equipe Ludopédio 19 de maio de 2023

Criada em 1970, a Revista Placar é a mais longeva revista brasileira sobre futebol. Ao longo desses 53 anos de existência, a revista ocupou um espaço importante na produção impressa sobre futebol e, por consequência, caminhou passo a passo com gerações que descobriam o futebol por meio de suas páginas. Com os fundadores e integrantes da equipe do Ludopédio não foi diferente. Por muitos anos, a revista demonstrou que o futebol poderia ser lido e não somente visto pela televisão ou ouvido pelo rádio.

Com a entrada da internet neste jogo de informação instantânea e rápida, as revistas e jornais impressos passaram por um processo de renovação para poderem competir nessa nova dinâmica. E para as novas gerações, a revista passou a ocupar outro lugar.

Em 2023, a revista Placar passou da Editora Abril para a Editora Score, em uma tentativa de se recolocar no mercado editorial. Em outra época, a revista já havia mudado para a Editora Caras, mas acabou por retornar para a Editora Abril.

Em meio a esse reposicionamento, o Ludopédio recebeu uma notificação extrajudicial da Editora Abril solicitando que os conteúdos vinculados à revista Placar fossem retirados do site.

A revista Placar estava presente no Ludopédio dentro da Biblioteca. Aqui vale destacar que a biblioteca do Ludopédio é um repositório digital que tem por objetivo reunir e divulgar os conteúdos sobre futebol. O Ludopédio entendia que a revista Placar, devido a sua longevidade, qualidade e relevância, era um conteúdo a ser destacado no repositório.

Futebol livro
Foto: pongsuwan/Depositphoto.

Por isso, como forma de preservar e permitir o acesso às revistas, o Ludopédio se dispôs a catalogar número a número de cada edição da revista. Desse modo, a cada sábado, quatro novos números entravam no repositório. As informações que foram colocadas no repositório eram referentes aos dados da revista, tal como número, editora, ano de publicação e número da publicação. Todas as revistas continham o símbolo de copyright logo abaixo da capa da edição. Em muitas edições era possível visualizar a revista na íntegra. Este era um recurso oferecido pelo Google Livros, que permite embedar os conteúdos disponibilizados em outros sites. Quando o conteúdo era embedado e ficavam habilitadas as informações sobre a revista, havia um link de redirecionamento para assinar a revista, link que não revertia em qualquer benefício financeiro ao Ludopédio.

A Biblioteca do Ludopédio funciona como qualquer outro repositório em que o conteúdo é listado, mas há o vínculo com o local de origem daquele conteúdo. Por exemplo, um artigo acadêmico que está no Ludopédio está, de fato, no seu local de origem, pois o link para o pdf remete a um local externo. Com a Placar  acontecia o mesmo. Os metadados estavam inseridos no site, mas a visualização da revista era por meio do Google. Ou seja, este conteúdo não pertencia ao Ludopédio e nunca pertenceu.

A notificação recebida alegava que usávamos um conteúdo protegido por direitos autorais e que não havia sido feita a solicitação para republicar tal material. Atendemos o pedido da Editora Abril e imediatamente solicitamos a autorização para voltarmos o conteúdo ao site. Infelizmente, recebemos como resposta “que não havia interesse em regularizar a situação”.

O Ludopédio fazia um trabalho de preservação da memória de uma revista que foi importante no cenário brasileiro quando falamos sobre futebol. Trabalho este que não foi feito no site oficial da revista Placar. Lamentamos que a editora não tenha entendido qual é o papel do Ludopédio e que tenha utilizado um argumento que o pedido de remoção do conteúdo versava sobre não termos autorização para tal.

Perde o futebol, perde a divulgação científica. Mas seguiremos na luta para reunir conteúdos relevantes no Ludopédio.

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Equipe Ludopédio

Nosso objetivo é criar uma rede de informações, de pesquisadores e de interessados no tema futebol. A ideia de constituir esse espaço surgiu da necessidade e ausência de um centro para reunir informações, textos e pesquisas sobre futebol!

Como citar

LUDOPéDIO, Equipe. Perde o futebol, perde a divulgação científica. Ludopédio, São Paulo, v. 167, n. 20, 2023.
Leia também:
  • 178.27

    Torcida organizada e os 60 anos do Golpe Civil-Militar: politização, neutralidade ou omissão?

    Elias Cósta de Oliveira
  • 178.25

    Jogo 3: Galo 3 x 2 Peñarol

    Gustavo Cerqueira Guimarães
  • 178.23

    A dança proibida

    José Paulo Florenzano