147.24

Podolski e Schumacher: a amizade de ídolos do Köln

Gabriel de Oliveira Costa 16 de setembro de 2021

São duas passagens pelo Köln, 86 gols e 181 jogos. Lukas Podolski certamente é o maior ídolo recente do clube. Tanto pela identificação com a torcida, quanto sua performance em campo, que lhe rendeu duas aparições em Copas do Mundo como jogador dos Bodes. Famoso pela carreira cigana, o amigo de Michael Schumacher contou com  apoio do piloto para realizar o sonho do campeão de F1, em 2009.

Podolski já era jogador de seleção e muito jovem, deixou boa impressão no Köln (2003-2006). Antes de se mudar para Bayern de Munique, o atacante mesmo jogando a segunda divisão alemã estava no time de Joachim Löw. Depois de jogar a Copa da Alemanha, transferiu-se à Munique para viver seu auge futebolista.

Ainda que esperasse três temporadas, “Poldi” jamais convenceu no time Bávaro e descontente, queria uma mudança. A ideia do jogador era se valorizar para a Copa do Mundo (2010), na África do Sul. Portanto, já ciente do interesse de seu ex-clube, o Köln, Podolski não queria retroceder antes da Copa, pois sua equipe era apenas mediana na Bundesliga.

Lukas Podolski Köln
Lukas Podolski em ação pelo Köln. Reprodução: site Lukas Podolski
Löw e Schumacher

Heptacampeão da Formula 1, o alemão Michael Schumacher nunca escondeu sua paixão pelo Köln. Ícone torcedor, o piloto se animou com a chance de rever o craque e amigo de volta à cidade. E assim, em 2009, o piloto da Ferrari  injetou cerca de €900 mil adquiridos em pixels, para ajudar na transação.

A pedido do Bayern, Podolski custaria  €9 milhões. A empolgação de Schumacher persuadiu “Poldi”, que levou o rumor para Joachim Löw, seu chefe na seleção alemã. Com receio de perder a vaga no time para Copa, o atacante teve as garantias do treinador, que voltar para um clube menor não o atrapalharia na seleção.

Por fim, Podolski – que jamais admitiu saber da história de Schumacher – aceitou voltar para Köln. A promessa de Löw foi mantida e “Poldi” foi para a Copa (com a camisa 10). Feliz com sua volta para casa, faria mais 35 gols nos próximos três anos, antes de sair novamente, mas para o Arsenal.

Podolski e Schumacher
Podolski e Schumacher em evento de patrocinadores. Foto: Divulgação

Seu amigo Schumacher, sofreria um acidente que o deixara entre a vida e a morte, desde 2013. Porém, antes de se acidentar, o ex-piloto pôde apreciar o retorno do ídolo, em um negócio onde ele mesmo investiu.

Em coma por mais de um ano depois do acidente, Schumacher sempre recebeu mensagens positivas do clube em que torce, além de seu grande amigo. Nos dias atuais, o ex-piloto segue se recuperando e possui sequelas graves.

Após esse ciclo, Podolski seguiu sua carreira passando por Arsenal, Internazionale e outros clubes afora. Campeão da Copa do Mundo em 2014, despediu-se da seleção pouco depois, jogando no estádio do Köln (e marcando gol). Hoje, aos 36 anos, retornou à Polônia para jogar no Górnik Zazbre, mas sempre visita sua antiga cidade.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Gabriel de Oliveira Costa

Jornalista carioca, tenho 22 anos. Apaixonado por futebol, fator principal pelo qual sou motivado para trabalhar com  a comunicação social, desde março realizo trabalhos direcionados ao conteúdo esportivo. Há dois anos trabalho com pautas de economia e política.

Como citar

COSTA, Gabriel de Oliveira. Podolski e Schumacher: a amizade de ídolos do Köln. Ludopédio, São Paulo, v. 147, n. 24, 2021.
Leia também:
  • 175.9

    Flamengo x Vasco 1999: a origem do ‘vice de novo’

    Gabriel de Oliveira Costa
  • 171.18

    A guerra em Nice: o que de fato aconteceu naquela noite

    Gabriel de Oliveira Costa
  • 171.3

    Los patrocinios digitales se erigen como pilares del fútbol acutal

    Líbero