“Foi Deus quem nos trouxe Romário”. Não foi ao certo essa frase – dita originalmente pelo técnico Carlos Alberto Parreira, após a classificação para a Copa de 1994 – mas algo muito próximo disso, que ouvi recentemente de um amigo, muito participativo das manifestações que tomam o Rio de Janeiro desde junho. Questionei, sem fazer campanha para um ou outro candidato, qual seria o nome para a vaga de Cabral no Governo. E a resposta? Romário, o baixinho invocado, herói nacional dos gramados. O homem do Tetra. O rei da pequena área. O polêmico.

Não ache que isso é um devaneio de apenas um jovem manifestante carioca. Ele está junto de cerca de 8% do eleitorado, de acordo com pesquisa de intenção de votos feita pelo Datafolha.

Romário em jogo pelo Vasco da Gama (2011). Foto: Marcos Arcoverde – VIPCOMM.

Romário é um exemplo típico de um herói nacional construído no esporte e pela mídia. O destaque nos campos o levou aos meios de comunicação. E ele sempre soube estar em evidência. Frasista e crítico, sofreu com processos, cortes da Seleção e a quase não ida para o Mundial que o consagrou, em 94 (não estava sendo convocado por ter criticado Parreira e Zagallo). Além de sempre exaltar o seu talento em relação aos colegas de trabalho (veja o vídeo ao final do texto).

Como deputado federal pelo PSB-RJ, (eleito com 146.859 votos, cerca de dois Maracanãs novos lotados), manteve a postura, sendo um dos maiores opositores da Copa no Brasil e da nova administração da CBF.

Aquele que era um jogador politicamente incorreto, se capacita também como um nome politicamente correto. É um dos deputados mais atuantes. Faz projetos na área social e de pesquisa.

Romário na votação dos integrantes da comissão especial da Câmara dos Deputados que vai analisar o projeto da Lei Geral da Copa de 2014. Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom – Agência Brasil.

E com um discurso de isomorfia em relação aos pedidos das ruas, Romário surge com chances nas urnas, já que gera uma identificação com parte dos eleitores. Mas o herói que salva o país no futebol pode resolver os problemas fora de campo? Outros atletas seguiram esse caminho pelo mundo. O atacante ex-Milan, George Weah, que sucedeu Romário no prêmio de melhor jogador do mundo em 1995, foi derrotado nas eleições presidenciais da Libéria, em 2005, por exemplo.

Numa era do futebol das entrevistas combinadas, das arenas padrão Fifa, do politicamente correto, Romário aparece como uma voz diferente, de oposição a tudo e a todos. E a cada “aspas” dele, a imprensa toda reverbera. Num processo que pode alçar o Baixinho a um posto de maior destaque. A mesma imprensa que pressionou pela convocação dele em 1993, pode contribuir, vinte anos depois, para dar um papel de protagonista ao atacante numa época de personalização política, em que valem mais os atributos pessoais do que as questões ideológicas e partidárias dos candidatos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Chico Brinati

Professor de Jornalismo Esportivo do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Pós-doutor em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Comunicação Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Como jornalista, atuou como produtor e editor na TV Integração, afiliada Rede Globo em Juiz de Fora-MG. Foi repórter de campo e plantonista da Rádio Panorama FM. Escreveu a coluna "Caneladas & Canetadas" no jornal "JF Hoje". Autor do livro "Maracanazo e Mineiratzen: Imprensa e Representação da Seleção Brasileira nas Copas do Mundo de 1950 e 2014".

Como citar

BRINATI, Chico. Politicamente (in)correto. Ludopédio, São Paulo, v. 53, n. 3, 2013.
Leia também:
  • 135.6

    Futebol de pandemia, um exemplo real de uma distopia do torcer neoliberal

    Chico Brinati
  • 130.22

    Déjà vu da bola ou o fim do futebol idealizado nas memórias da pandemia

    Chico Brinati
  • 128.20

    Os violentos profissionais ingleses: Exeter City F.C. e a cobertura da imprensa nos jogos antes da Seleção Brasileira (1914)

    Chico Brinati