121.6

Portugal venceu a primeira edição da liga das nações

Tali Haim 4 de julho de 2019

Terminou no dia 9 de junho a primeira edição da Liga das Nações, com a vitória da seleção de Portugal no jogo contra a seleção da Holanda, no estádio do Dragão, no Porto, Portugal.

Ou UEFA Nations League, em inglês, é a mais recente competição internacional organizada pela União Europeia de Futebol Associado (UEFA). Decorre de forma bianual e é jogada pelas seleções nacionais dos países membros da UEFA. Esta competição substitui de forma efetiva a maior parte dos calendário de partidas da UEFA. Conta também para as qualificatórias para o Campeonato Europeu de Futebol de 2020.

A primeira Liga teve início em setembro de 2018, imediatamente após a Copa do Mundo da FIFA de 2018, tendo terminado agora em junho de 2019, com a vitória da seleção portuguesa no estádio do Dragão. 

As 55 seleções nacionais que integram a UEFA são distribuídas por quatro divisões, de acordo com a sua classificação no ranking da UEFA, chamadas então de ligas: 12 equipas na Liga A, 12 equipas na Liga B, 15 equipas na Liga C e finalmente 16 equipas na Liga D. Por sua vez, cada Liga é dividida em grupos de 4 ou 3 equipas, que jogam entre si, em casa e fora. 

A primeira edição

Os primeiros classificados dos quatro grupos da Liga A jogam depois entre si uma fase final, com duas semifinais, uma final e uma disputa para o terceiro e quarto lugares. Os primeiros classificados de cada liga sobrem também para a liga acima, enquanto os últimos descem de liga. 

Esta edição, a fase final foi disputada em Portugal, mais concretamente nas cidades de Porto e Guimarães, nos estádios do Dragão e D. Afonso Henriques, respetivamente. Participaram Portugal (vencedor do grupo 3), Inglaterra (vencedor do grupo 4), Suíça (vencedor do grupo 2) e Holanda (vencedor do grupo 1). 

A primeira semifinal disputou-se entre Portugal e Suíça, no estádio do Dragão no Porto, no dia 5 de junho, resultando na vitória de Portugal por 3-1, com um hat-trick de Cristiano Ronaldo. No dia seguinte, 6 de junho, jogaram a segunda semifinal as seleções de Inglaterra e Holanda, em Guimarães, no Estádio D. Afonso Henriques. O jogo teve de seguir para prolongamento depois de empate em um a um. No prolongamento os holandeses ganharam a partida graças a um gol contra de Walker aos 97 minutos e de um gol de Promes aos 114 minutos, terminando o resultado em 3-1 para os holandeses. 

As finais

No dia 9 de junho disputaram-se as duas últimas partidas. Primeiro, Inglaterra e Suíça disputaram o terceiro lugar, no D. Afonso Henriques, em Guimarães, jogo que terminou em grandes penalidades e com a vitória da Suíça por 6-5. No final do dia, disputou-se a finalíssima entre Portugal e Holanda. Um único gol de Guedes foi o suficiente para assegurar a vitória da seleção portuguesa da primeira edição da Liga das Nações. 

A título de curiosidade, Portugal não só organizou e ganhou a taça, como também foi no país que foi desenhada o troféu entregue na final. Feita para ficar no próprio país.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Como citar

HAIM, Tali. Portugal venceu a primeira edição da liga das nações. Ludopédio, São Paulo, v. 121, n. 6, 2019.
Leia também:
  • 178.24

    Futebol na fronteira: Estádio Atilio Paiva, um dos palcos do futebol uruguaio

    Willian Carvalho
  • 178.23

    A dança proibida

    José Paulo Florenzano
  • 178.22

    De beijos forçados a desequilíbrios de poder, a violência contra as mulheres no esporte é endêmica

    Fiona Giles, Kirsty Forsdike