147.32

Primórdios e consolidação do Internacional: uma breve história do “Campeão de Tudo” (parte 2)

Vinícius Triches 20 de setembro de 2021

Qual o papel dos estádios dos Eucaliptos e do Beira-Rio para o crescimento institucional do clube? De que forma o Internacional se torna um dos principais clubes brasileiros a partir da década de 1970?

A profissionalização do futebol no Brasil a partir dos anos 1930 também surge como necessidade de modernização para o clube, sendo que é neste período iniciada uma campanha de arrecadação de recursos para a compra de terreno próprio para o clube no bairro Menino Deus, visto que as ocupações anteriores eram alugadas. Recebe fundamental importância na arrecadação de recursos o engenheiro Ildo Meneghetti, que foi presidente do clube e, posteriormente, prefeito de Porto Alegre e governador do Estado do Rio Grande do Sul.

No dia 15 de março de 1931 é inaugurado o Estádio dos Eucaliptos, com vitória sobre o rival Grêmio pelo placar de 3 a 1 (três a um). Com capacidade para aproximadamente 10 (dez) mil pessoas, o estádio será utilizado pelo Internacional até o ano de 1969, momento em que o Estádio Beira-Rio é inaugurado. O estádio dos Eucaliptos foi palco da Copa do Mundo do ano de 1950, tendo ali sido realizados dois jogos: Suíça X México e México X Iugoslávia.

Uma das décadas áureas do clube será então já no novo estádio, sendo que os anos de 1940 serão conhecidos como os do “Rolo Compressor”, um time extremamente forte que conquistou 8 (oito) campeonatos estaduais entre 1940 e 1948. É deste período o aparecimento dos primeiros ídolos colorados, como os atacantes Carlitos (maior goleador gaúcho de todos os tempos) e Tesourinha (exímio driblador e jogador por muito tempo da Seleção Brasileira) e os zagueiros Alfeu e Nena, os quais eram possuidores de apurada técnica.

Internacional
Equipe do Internacional em 1942, ano em que o Rolo Compressor conquistou seu terceiro Campeonato Gaúcho consecutivo. Fonte: Wikipédia

A participação dos clubes gaúchos em competições nacionais de forma mais regular se dará somente a partir da segunda metade da década de 1960 e será neste período que o Internacional começará a demonstrar sua força perante os demais clubes brasileiros, sagrando-se vice-campeão brasileiro no ano de 1967 e sendo o primeiro clube gaúcho a vencer um jogo no Estado de São Paulo, segundo Internacional (2016).

Já em 1969 se dará outro marco da história colorada porque é neste ano que será inaugurado o Estádio Beira-Rio, com vitória sobre a equipe portuguesa do Benfica pelo placar de 2 a 1 (dois a um). Com a “nova casa”, o clube emerge ainda mais no cenário nacional e vai começar a galgar espaços para atingir grandes glórias já na década posterior, de acordo com a mesma fonte. 

Internacional
Torcida do Internacional no Estádio Beira-Rio. Foto: Wikipédia

Torna-se tricampeão brasileiro, com títulos nos anos de 1975, 1976 e 1979, sendo o último deles alcançado sem perder nenhum jogo ao longo da competição. Emergem novos ídolos neste momento: Paulo Roberto Falcão (participante das três conquistas nacionais), Elías Figueroa (zagueiro e capitão da equipe nas duas primeiras conquistas) e Manga (veterano goleiro oriundo do Nacional de Montevidéu que também participou das duas primeiras conquistas), dentre outros.

Já nas décadas de 1980 e 1990 torna-se campeão do Torneio Joan Gamper em 1982, competição organizada pelo Futbol Club Barcelona, e fornece a integralidade de seu time júnior para a Seleção Brasileira disputar as Olimpíadas de 1984, obtendo a medalha de prata na ocasião. Em 1992 obtém o seu primeiro e único título da Copa do Brasil.

A virada de século torna-se pródiga para o Internacional consolidar o seu lugar como um dos maiores clubes brasileiros, bem como se tornar um dos maiores do mundo, momento este em que se denomina como o “Campeão de Tudo”, tal a profusão de títulos expressivos obtidos neste período.

Sagra-se bicampeão da Taça Libertadores da América, com títulos nos anos de 2006 e 2010, bicampeão da Recopa Sul-Americana (2007 e 2011), campeão da Copa Sul-Americana (2008) e campeão do Mundo de Clubes em 2006, dentre outros. É deste período a consagração de novos ídolos que entrariam definitivamente para a história do clube: o atacante Fernandão, os zagueiros Bolívar e Índio e o meio-campista argentino Andrés D`Alessandro, como também o presidente Fernando Carvalho.

Andrés D'Alessandro
Andrés D’Alessandro. Foto: Wikipédia

Também é deste período a reforma do Estádio Beira-Rio visando a elaboração de melhorias para o recebimento de jogos da Copa do Mundo do ano de 2014. Assim como em 1950, o estádio do Internacional recebeu partidas do maior campeonato de seleções do mundo. Foram realizadas no local as partidas entre França e Honduras, Austrália e Holanda, Coréia do Sul e Argélia, Nigéria e Argentina e Alemanha e Argélia. Também foi no “novo Beira-Rio” que o Inter participou pela primeira vez em sua história da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro no ano de 2017, visto que infelizmente acabou tendo sido rebaixado no ano de 2016.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Vinícius Triches

Bacharel em Ciências Econômicas e Mestre em Economia. Doutorando em Psicologia Social, com a tese desenvolvida na área da "Identidade Social, Representações Identitárias, Torcidas de Futebol e dupla Gre-Nal". Atualmente também cursa Licenciatura em Sociologia.

Como citar

TRICHES, Vinícius. Primórdios e consolidação do Internacional: uma breve história do “Campeão de Tudo” (parte 2). Ludopédio, São Paulo, v. 147, n. 32, 2021.
Leia também:
  • 173.12

    É possível ser um torcedor sem se importar com o rival?

    Gustavo Andrada Bandeira
  • 167.18

    Um homem possível

    Gustavo Andrada Bandeira
  • 165.25

    Uma carreira e suas reviravoltas (e uma injustiça): Paulinho Wissmann

    Alexandre Fernandez Vaz