148.36

Puskás para Salah já!

Leila de Melo Universidade do Esporte 23 de outubro de 2021

O trio de atacantes do Liverpool está voando baixo no início desta temporada da Premier League. Mohamed Salah, Roberto Firmino e Mané vem tendo atuações de gala. Após o épico empate em 3 a 3 contra o Manchester City, um dos jogos mais marcantes do futebol neste 2021, o time da cidade dos Beatles goleou novamente, desta vez com vitória sobre o Watford e egípcio foi determinante para o placar, além de anotar um golaço.

No dia que o brasileiro Roberto Firmino faz um hat-trick, quem chamou a atenção na goleada do Liverpool contra o Watford por 5 a 0 foi Mohamed Salah. Ele fez um golaço, confirmando a boa fase na temporada 2021/22 e se credenciando para buscar prêmios individuais no ano.

O Liverpool abriu o marcador aos nove minutos, por intermédio do internacional senegalês Sadio Mane. Um ‘hat-trick’ de Roberto Firmino, que marcou aos 37, 52 e 90+1, e um gol de Mohamed Salah, aos 54, garantiram o triunfo dos ‘reds’, que na próxima semana recebem o Manchester United.

Salah fez o quarto gol do Liverpool em uma linda jogada individual, se livrando da marcação de três defensores dentro da grande área, deixando um deles no chão, e finalizou com muita categoria para o fundo das redes. Um gol que a gente poderia comparar aos áureos momentos de Ronaldinho Gaúcho no Barcelona ou mesmo de Messi, também no time catalão.

Não é exagero dizer que este gol pode render uma indicação ao Prêmio Puskas, da Fifa. O camisa 11 dos Reds também deu uma assistência na partida. O desempenho fez com que fãs pedissem o egípcio como melhor do mundo. Seria exagero?

Com a palavra Jurgën Kloop: “Quem é melhor que ele? Não precisamos falar sobre o que Messi e Cristiano Ronaldo fizeram para o mundo do futebol, e o domínio que tiveram, mas, neste momento, ele é o melhor”, afirmou o técnico do Liverpool à emissora de televisão BT Sport.

Inclusive, Salah é o único nome do Liverpool a figurar na lista do Bola de Ouro de 2021 deste ano. A Premier League segue mostrando sua força com catorze atletas que atuam na liga, dos trinta indicados.

Salah
Foto: Wikipédia

Após anotar o golaço contra o Watford, Salah chegou aos 104 gols marcados e igualou Drogba como maior goleador africano na Premier League. O egípcio balança as redes há oito jogos consecutivos pelo Liverpool, a maior sequência do clube desde Daniel Sturridge em fevereiro de 2014.

Na falta de Cristiano Ronaldo (na época na Juventus) e de Messi (na época no Barcelona) nas fases finais da Liga dos Campeões, abriu-se uma brecha para escolher o melhor jogador do mundo na temporada. Especulam-se novos nomes, mas não acredito que Mohamed Salah tenha forças, principalmente pela temporada sem títulos do time inglês.

Até mesmo quando o Liverpool foi soberano na Europa, vencendo a Champions League e o Mundial de Clubes, nenhum dos jogadores levantaram troféus nas principais premiações individuais. O time comandado por Kloop é repleto de excelentes atletas individualmente, mas a unidade da equipe, por vezes ofusca os olhos dos votantes, o que é uma pena, afinal o time inglês vive uma de suas melhores gerações.

Independente de premiações individuais, assistir aos jogos do Liverpool nesta temporada tem sido de extrema alegria, quando Manchester City vence sem muita criatividade e o Chelsea sofre para segurar um 1 a 0, os “reds” vem sendo o time de futebol que mais tem me agradado no momento.

Seja um dos 25 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Leila de Melo

Ex-atleta frustrada e jornalista por vocação. Fã de Kobe Bryant e de esquema 4-4-2. Escreve sobre esporte, porque a vida não  é o bastante. Jornalista formada em comunicação social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Como citar

MELO, Leila de. Puskás para Salah já!. Ludopédio, São Paulo, v. 148, n. 36, 2021.
Leia também:
  • 148.46

    Maradona en Sevilla, la llegada del mito en plena lucha contra sí mismo

    Orfeo Suárez
  • 148.45

    Luis Aragonés: o homem que transformou “La Furia” na vitoriosa “La Roja”

    Dyego Lima
  • 148.44

    Libertadores #03

    Maurício Brum