127.15

Quais regiões dominam as divisões nacionais disputadas em pontos corridos?

Lucas Dorta 15 de janeiro de 2020

No início do mês de maio, a bola vai voltar a rolar nos campeonatos brasileiros das séries A e B de 2020. As duas principais divisões nacionais são disputadas em turno e returno, no formato de pontos corridos, com 20 equipes. Mas quais regiões do Brasil têm mais representantes nestas competições? Confira.

Bola dos campeonatos nacionais em 2018. Foto: Lucas Mercon/Fluminense FC.

 

Série A

O domínio na primeirona é da região Sudeste, com dez clubes. Logo em seguida vêm Sul (4) e Nordeste (4). A Centro-Oeste tem dois times.

Sudeste – Atlético MG, Botafogo, RB Bragantino, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco.
Sul – Athlético PR, Coritiba, Grêmio e Internacional.
Nordeste – Bahia, Ceará, Fortaleza e Sport.
Centro- Oeste – Goiás e Atlético Goianiense.

Série B

O Sul aparece como a de mais equipes da Série B, sendo sete. Depois Sudeste (6) e Nordeste (6) ficam empatados. A Centro-Oeste conta com apenas um.

Sul – Avaí, Brasil de Pelotas, Chapecoense, Figueirense, Juventude, Operário e Paraná.
Sudeste – América MG, Botafogo SP, Cruzeiro, Guarani, Oeste e Ponte Preta.
Nordeste – Confiança, CRB, CSA, Náutico, Vitória e Sampaio Corrêa.
Centro-Oeste – Cuiabá.

Domínio do Sudeste

A região Sudeste lidera o número de representantes se somarmos as duas divisões de pontos corridos. Ao todo são 16. Em segundo, está a Sul (11), acompanhada pela Nordeste (10). Já a Centro-Oeste possuí três.

Sem representantes 

A Região Norte não terá representantes nos dois principais níveis do futebol nacional em 2020. Na Série B, o último a disputar foi o Paysandu (Pará), no ano de 2018, quando terminou na 17ª posição (zona de rebaixamento). Já na A, também é o Paysandu, que em 2005 acabou sendo rebaixado ao ficar na 21ª colocação.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Lucas Dorta

Formado em jornalismo, palmeirense, apaixonado por grandes histórias do esporte, principalmente por aquelas fora do "mainstream" e que mostram a relação entre o futebol e determinadas comunidades.Foi estagiário do Jornal Nossa Terra e da Agência Experimental de Comunicação da Fundação Educacional Dr. Raul Bauab,  trabalhou na comunicação da Prefeitura Municipal de Mineiros do Tietê e já escreveu textos para o Observatório da Imprensa.  

Como citar

DORTA, Lucas. Quais regiões dominam as divisões nacionais disputadas em pontos corridos?. Ludopédio, São Paulo, v. 127, n. 15, 2020.
Leia também: