165.27

Resenha “Keylor Navas: homem de fé”

Em 2017, foi lançado o filme “Keylor Navas: homem de fé”. Sem grandes expectativas, assisti ao filme em novembro de 2020 em meio ao isolamento social pela pandemia de Covid-19 ao me deparar com ele na Netflix. Normalmente os filmes que se dedicam a acompanhar trajetórias de futebolistas estão centrados em jogadores de linha, confesso não me lembrar de outro filme que ficcional ou baseado em fatos reais, que se dedique a história de um goleiro.

Tomei o máximo de cuidado para não correr o risco de incorrer em spoilers, sobre o filme.

“Um garoto costa-riquenho supera todos os desafios para se tornar um dos maiores craques do mundo. Baseado na história real de Keylor Navas, goleiro do Real Madrid.”

Assim é a sinopse do filme na Netflix, com aquele belo exagero de um dos maiores craques do mundo. A película que acompanha a trajetória de Navas desde a infância até a chegada ao Real Madri, vai bem além disso se decidirmos por um olhar mais atento. O que chama a atenção no filme, além de ter como personagem principal um goleiro, é o contexto de ascensão social vinculado ao esporte, em especial o futebol. As histórias que conhecemos do futebol no Brasil, de peneiradas, afastamento de crianças de suas famílias, condições ruins em categorias de base para os jovens que se lançam a tentativa de sucesso, estão todas lá, mas situadas na Costa Rica. País com território de aproximadamente um terço do tamanho do Acre, com economia bem mais frágil que a nossa e uma tão grande ou maior paixão pelo futebol.

Navas é uma celebridade na Costa Rica, foi primeiro jogador Costariquenho a jogar pelo Real Madrid e para um país de enorme paixão, mas pouco sucesso de seus jogadores no cenário internacional do futebol, isso representa muito.

Com população de aproximadamente 5 milhões de habitantes, é impressionante saber que 45 mil pessoas foram ao cinema nos primeiros 4 dias do filme em cartaz. Praticamente 1% da população do país foi ao cinema em menos de uma semana. Numa comparação sem atentar as especificidades, o filme “Pele Eterno”, lançado em 2004, teve 53 mil espectadores ao longo de sua primeira semana em exibição no Brasil.

Assistir ao filme pode ser um entretenimento para além de conhecer a história do goleiro em si. Pode representar uma oportunidade de reflexão um pouco mais atualizada acerca da formação de jogadores em países de menor expressão futebolística, mas que ainda assim veem no futebol uma das possibilidades de ascensão da população de maior vulnerabilidade social.

O filme tem duração de 1h38 minutos, passando pela infância no momento da escolha da posição de goleiro, a saída do interior para tentar a sorte num time de uma cidade grande, a chegada a seleção do país, o sucesso na seleção e a chegada ao Real Madri (lembremos que hoje Navas está no Nottingham Forrest e teve passagem pelo Paris Saint Germain). A história contada vale o tempo dedicado.

Keylor Navas: homem de fé
Fonte: divulgação

 

Nome: Keylor Navas: homem de fé

Ano: 2017

Gênero: Drama

Duração: 98minutos

Produção: Dinga HainesVictor BarrigaBegoña Castillo

Diretora: Dinga Haines

Produtora: PCP Productora

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Luiz Gustavo Nicácio

Professor de Educação Física, formado pela UFMG, mestre em Lazer pela mesma universidade. Integrante do Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas (GEFuT).

Como citar

NICáCIO, Luiz Gustavo. Resenha “Keylor Navas: homem de fé”. Ludopédio, São Paulo, v. 165, n. 27, 2023.
Leia também: