164.19

Retratos do cotidiano: torcedores organizados

As torcidas organizadas, coletividades populares que surgem nas arquibancadas sobretudo a partir da década de 1970, ganham protagonismo ainda maior principalmente a partir dos anos 1990, porém, carregam consigo um estereótipo forjado pela mídia e senso comum, ligado à violência, comportamentos transgressores, e até mesmo a “classes perigosas”. Além de outras várias essencializações que colocam o torcedor organizado no lugar do masculino universal, excluindo em sua grande maioria, todas as multiplicidades existentes dentro destas agremiações. 

Partindo deste debate, o objetivo deste breve ensaio fotoetnográfico, é demonstrar a complexidade e pluralidade existente dentro desta sociabilidade torcedora, e os diferentes corpos que nela habitam. Afinal, se etnograficamente sabemos que “o torcedor [organizado] é o trabalhador, o estudante, a dona de casa, o malandro, o marginal, o policial, o dirigente, o político” (TOLEDO, 1996, p. 12), por que então não visualizamos isso também através de fotos?

Referências

TOLEDO, Luiz Henrique de. Torcidas Organizadas de Futebol. Campinas, SP: Autores Associados/Anpocs, 1996.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Marianna Andrade

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Bacharel em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tem experiência na área da Antropologia e estuda as torcidas organizadas e as relações de gênero no futebol.  Compõe o Grupo de Estudos sobre Futebol dos Estudantes da EFLCH (GEFE) e o LELuS (Laboratório de Estudos das Práticas Lúdicas e Sociabilidade). Contato: [email protected]

roberto souza junior

Doutorando e mestre em Antropologia Social no PPGAS da UFSCar, onde também é bacharel em Ciências Sociais. Pesquisador associado ao LELuS (Laboratório de Estudos das Práticas Lúdicas e de Sociabilidade). Trabalha, a partir de etnografias urbanas e fotografias, com torcidas organizadas de futebol que são também escolas de samba do carnaval paulistano. E-mail: [email protected]

Como citar

ANDRADE, Marianna C. Barcelos de; SOUZA JUNIOR, Roberto A. P.. Retratos do cotidiano: torcedores organizados. Ludopédio, São Paulo, v. 164, n. 19, 2023.
Leia também: