81.13

Rose do Rio

Museu do Futebol 30 de março de 2016

Em campo e na política, outra pioneira foi a jogadora e estudante de direito paranaense Rose do Rio, que resolveu jogar futebol para atacar os rótulos preconceituosos que as jogadoras recebiam nos anos 80. Engajada, fundou e presidiu a Associação de Futebol Feminino do Rio de Janeiro, incentivando outros estados a fazerem o mesmo.

Rose ganhou esse apelido por estar envolvida em um importante episódio que marcou para sempre a história da modalidade, período em que o decreto de lei da proibição já havia caído por terra, mas sem regulamentação, mulheres continuavam a ser boicotadas em campo. Em setembro de 1982, na cidade de São Paulo sediou o Festival Nacional de Mulheres nas Artes organizado por Ruth Escobar. Ruth, atriz e produtora cultural, organizou o festival com o apoio da Revista Nova. Foi, sem dúvida, uma grande amostragem da produção artística feminina nos mais variados campos de atuação.

270692_103765953053805_6339476_n
Rose do Rio. Foto: acervo pessoal.

No dia do encerramento do festival, foram formadas duas seleções, uma do Rio de Janeiro e outra de São Paulo, para jogar no gramado do Estádio do Morumbi. A organização do evento recebeu um Mandato de Segurança e conseguiu contorná-lo atribuindo ao jogo o caráter de “espetáculo” preliminar a partida São Paulo e Corinthians. O tempo do jogo feminino foi diminuído – vinte minutos cada tempo – a fim de descaracterizá-lo como uma partida autêntica. Compareceram 68 mil torcedores na ocasião, e junto com eles um telegrama da Federação Paulista de Futebol proibindo a realização da partida. Segundo depoimento de Rose do Rio, os jogadores teriam apoiado a iniciativa, e Sócrates, um dos líderes da democracia corinthiana, falou em alto e bom som: “O público está aqui para ver o futebol feminino. Não está para ver Corinthians e São Paulo não. Então se elas não entrarem, nós também não vamos entrar!”.

Somente em abril 1983 a CND regulamentou o futebol de mulheres no país através da Deliberação 01/83. Entre as regras estavam: o tempo da partida em 70 minutos com intervalos de 15 a 20 minutos; a bola de diâmetro entre 62 e 66 centímetros e peso máximo de 390 gramas; as jogadoras devem usar chuteiras em travas metálicas ou pontiagudas; e não podem trocar de camisas com as adversárias após uma partida. Essa última regra se deve ao episódio ocorrido no Morumbi, quando Ruth Escobar trocou de camisa com uma das jogadoras da seleção paulista.

Por essa e outras razões Rose é uma das homenageadas da exposição Visibilidade Para O Futebol Feminino! Sua história é contada no vídeo “Pioneiras” presente na Sala Dança do Futebol. Rose disponibilizou o seu acervo já digitalizado para o Museu do Futebol contribuindo as pesquisas sobre a história da modalidade.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Centro de Referência do Futebol Brasileiro/Museu do Futebol

O CRFB é o setor do Museu do Futebol responsável pela pesquisa, documentação e gestão do acervo sobre o futebol brasileiro. Oferece ao público uma biblioteca/midiateca de acesso gratuito com um dos maiores acervos de livros e periódicos, além de coleção de filmes, documentários, catálogos e obras de referência sobre o tema. Desenvolve pesquisas, estabelece parcerias com museus, memoriais, centros e grupos de pesquisas em universidades, promove palestras, seminários e encontros com o objetivo de contribuir com a troca, ampliação e divulgação de conhecimentos sobre futebol. Realiza a digitalização de fotos e documentos e contribui para a preservação de coleções sobre futebol. O Museu do Futebol é um equipamento da Secretaria de Estado da Cultura, inaugurado em setembro de 2008, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho, da Prefeitura de São Paulo e do Governo do Estado de São Paulo.

Como citar

FUTEBOL, Museu do. Rose do Rio. Ludopédio, São Paulo, v. 81, n. 13, 2016.
Leia também:
  • 129.37

    Quando a bola precisou parar

    Museu do Futebol
  • 126.23

    Futebol e reparação. Um texto sobre trajetórias negras apagadas

    Museu do Futebol, Marcus Vinicius Vaz Ecclissi, Everton Cassimiro Apolinário
  • 88.3

    Torcida Uniformizada Tira-Prosa de Sorocaba (TUTPS)

    Museu do Futebol