141.12

Rosenborg, o mandachuva do futebol norueguês

Dyego Lima Universidade do Esporte 6 de março de 2021

São 26 títulos da Eliteserien, o campeonato nacional norueguês. Dezessete à frente do segundo maior campeão. Doze Copas da Noruega e quatro títulos da Supercopa do país. São essas conquistas que estabelecem o Rosenborg Ballklub como principal equipe norueguesa, com uma hegemonia que foi consolidada no início da década de 1990.

A inspiração inicial

Fundado em 19 de maio de 1917, o Rosenborg é natural de Trondheim, terceira maior cidade da Noruega. Criado por um grupo de 12 jovens, surgiu com o nome de Sportsklubben Odd. Uma homenagem ao Odd Grenland, da cidade de Skien, então melhor equipe de futebol do país na época. No início, o clube apenas realizava amistosos contra equipes menores, até ingressar na divisão regional em 1920.

Em 1928, a equipe integrou a Associação Norueguesa de Futebol. No entanto, os dirigentes não aceitavam ter dois clubes com o mesmo nome. Então, em 26 de outubro daquele ano, o time passou a ser conhecido como Rosenborg Ballklub. Com um início satisfatório, chegou à principal divisão regional em 1931, e venceu a Copa da Noruega em 1933. Foi nesse período que a diretoria do clube planejou a construção de um novo estádio, mas teve de interromper em decorrência da Segunda Guerra Mundial.

O pós-guerra

Em 1947, dois anos após o fim dos conflitos, o Lerkendal Stadion, casa do clube a partir de então, foi erguida e aberta ao público, ainda com algumas estruturas provisórias. Com a reforma ocorrida entre 2000 e 2002, se tornou uma das mais modernas arenas da Europa, com capacidade para pouco mais de 21 mil torcedores. E o Lerkendal possui uma peculiaridade em relação aos demais estádios ao redor do mundo. Dos grupos de torcedores presentes, uma das organizadas distingue-se das demais por incentivar sempre a equipe visitante, seja ela qual for. Com o nome de Heia Bortelaget, pode ser identificada pelo uso de camisas e cachecóis cor de rosa por seus integrantes.

Em 1960, o time não só alcançou a divisão de elite da Noruega pela primeira vez, mas também chegou à final da Copa da Noruega. Quis o destino que a decisão acontecesse frente ao Odd, clube que inspirou o primeiro nome do Rosenborg. Após empate em 3 a 3, a equipe de Trondheim venceu por 3 a 2 uma partida desempate e foi campeã. Após conquistar a competição novamente em 1964, mesmo estando na 2° divisão, o clube participou de uma competição europeia pela primeira vez na história: a extinta Cup Winner’s Cup, um torneio realizado entre os campeões das copas nacionais de cada país. Acabou sendo eliminado na segunda rodada pelo Dínamo de Kiev.

Rosenborg Ballklub
Escudo do Rosenborg Ballklub.

A volta à Eliteserien

Depois de quatro temporadas na divisão de acesso, o Rosenborg retornou à elite do futebol norueguês em 1967, ano em que conquistou seu 1° título da Liga. Liderados por Nils Arne e pelo jovem Odd Iversen, que se tornariam dois grandes ídolos, o clube conseguiu nove vitórias e sete empates em 18 jogos. No ano seguinte, Arne foi eleito o jogador do ano no país, e Iversen foi artilheiro com 30 gols, recorde jamais igualado até hoje.

Com exceção às conquistas do nacional e da Copa em 1971, a década de 1970 foi de “vacas magras” para o Rosenborg. Em 1977, o clube fez uma campanha desastrosa, com somente duas vitórias, e acabou rebaixado. No outro ano, Iversen, que havia deixado o clube no início da década, retornou, agora mais experiente, e a equipe conseguiu o acesso para a 1° divisão. No entanto, mesmo com a artilharia do campeonato pela quarta vez na carreira em 1979, a volta de Iversen não foi suficiente para o Rosenborg voltar a conquistar títulos.

Foi só em 1985, após um jejum de catorze anos, que o time voltou a ser campeão. Após vitória por 1 a 0 na última partida contra o Lillestrom, o Rosenborg ultrapassou o rival, que liderava o campeonato há 18 rodadas, e foi campeão com um ponto de vantagem. Em contraste à década anterior, os anos 1980 foram de sucesso, com três nacionais e duas Copas conquistadas. Porém, foi no início dos 1990 que a hegemonia foi consolidada.

O domínio

O Rosenborg venceu o Campeonato Norueguês 13 vezes consecutivas, entre 1992 e 2005, ficando a duas conquistas de igualar o recorde mundial, estabelecido pelo Tafea Football Club no campeonato nacional de Vanuatu. A sequência acabou sendo interrompida pelo Valerenga. Depois disso, a Liga ainda seria vencida mais sete vezes. Nesse mesmo período, o clube também foi campeão cinco vezes da Copa da Noruega e fez a sua melhor campanha na Uefa Champions League.

Foi na temporada de 1996–97. Após eliminar o Panathinaikos na fase prévia, a equipe caiu no grupo D, com Porto, Milan e o IFK Gotenborg, da Suécia. Para surpresa geral, na última rodada, o Rosenborg bateu o Milan por 2 a 1 em pleno San Siro, ficou com a segunda vaga no mata-mata e eliminou os italianos. Porém, nas quartas de final, após empate por 1 a 1 no Lerkendal Stadion, os noruegueses perderam por 2 a 0 fora de casa para a Juventus, que viria a ser vice-campeã da competição, e acabaram eliminados.

A temporada 2018–19 foi, em certa medida, decepcionante. Na Liga, um terceiro lugar, com 52 pontos conquistados, dezesseis atrás do campeão e arquirrival Molde. Na Copa, desclassificação ainda nas oitavas, com derrota para o Aalesund. No fim, conseguiu apenas uma vaga na Uefa Europa League, mas acabou eliminado ainda na fase de grupos.

Na última época, 2019-20, a situação não foi muito diferente. No campeonato nacional, apesar de o time ter somado os mesmos 52 pontos da última campanha, a imagem deixada acabou sendo pior, uma vez que a equipe acabou na quarta colocação e com 29 pontos a menos que o campeão Bodo/Glimt. Já a Copa da Noruega, por conta da pandemia provocada pela COVID-19, acabou sendo cancelada pela Federação, visto que não haveria tempo hábil para que a disputa ocorresse ainda no ano de 2020. 


Financiamento Coletivo Ludopédio

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Dyego Lima

Jornalista formado pela UFRN. Aficionado por esportes. Futebol principalmente, mas não somente.Made in Universidade do Esporte! 

Como citar

LIMA, Dyego. Rosenborg, o mandachuva do futebol norueguês. Ludopédio, São Paulo, v. 141, n. 12, 2021.
Leia também: