141.10

Sir Stanley Matthews

Joao Paulo de Souza Rocha 5 de março de 2021

Matthews é o primeiro longa-metragem sobre um homem considerado por muitos o maior jogador de futebol de todos os tempos: Sir Stanley Matthews.

O filme conta a história de um grande jogador de futebol. Este jogador foi considerado maior que o Pelé, jogava mais que o próprio Rei, segundo suas palavras, “O homem que nos ensinou como o futebol deve ser jogado”.

Observei e indico que assistam, pois o jogador fazia dribles incríveis.

Corredor nato, aos 15 anos ele começou jogar na cidade e no primeiro jogo fez 8 gols. Centroavante, ele começou a mudar os jogos e abrir espaço para a equipe. Jogou até os 50 anos, era rígido na dieta, o que abriu espaço para as dietas esportivas hoje.

Disse que o mais difícil eram os primeiros 10 metros. corria todos os dias das 6h30 às 7h na praia. Não bebia, não fumava, nem dieta gordurosa. 

Passou por todas as posições no time, inclusive em um jogo driblou todos os jogadores, parecia que a bola estava grudada no pé. 

No período de maior ascensão no futebol, entre 24 e 30 anos, a II Guerra Mundial atrapalhou a carreira de todos os jogadores. 

Ele não tinha medo dos adversários, inclusive estudava muito para vencê-los no campeonato. Conhecido como enérgico, mágico, fintava todas as possibilidades do jogo. 

Sir Stanley Matthews
Foto: Reprodução Facebook
 

Era admirado pela Rainha da Inglaterra, que o nomeou Sir (cavaleiro) das pernas de barro. Jovem ambicioso, destemido, humilde, família, amoroso, inspirador, rigoroso, disciplinador e caloroso.

Tentou formar um time africano no cidade de Soweto – Os homens de Sir Stanley Matthews, o que não foi para frente, pois a questão política falou mais alto. Porém, chegou a levar o grupo para jogar com brasileiros. 

Faleceu em 2000 aos 85 anos de enfermidade, com pompas da rainha o seu velório. 

Stanley Matthews
Stanley Matthews. Foto: Harry Pot/Anefo.
 
 

“Você pode ser o melhor cirurgião do mundo, pode ser o melhor cabelereiro do mundo ou o melhor naquilo que você faça, mas se não for gentil com as pessoas, não terá uma vida feliz e bem sucedida” (Sir Stanley Matthews)

Para quem acredita que o futebol precisa ser reinventado e melhorado, temos que nos espelhar neste jogador, que nos deixou grandes oportunidades de conhecimento e humildade.

 
 
Stanley Matthews
Imagem: Divulgação
Diretores
Ryan Scott Warren
Estrelando
Jimmy Armfield  Tommy Banks  Patrick Barclay
Gêneros
Documentário
Legendas
Inglês [CC]Español [CC]Português [SDH]
Idiomas de áudio
inglês

Assisti pela Amazon Prime – NOTA 10

 

 

Referências 

 
 
 
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Joao Paulo de Souza Rocha

Estudante 3 periodo -  de Bacharel em Educaçao Fisica, pela UNICESUMAR - Uberlandia, MG 2020/2024Quero me especializar na área de Futebol - e aprender  a escrever artigos.

Como citar

ROCHA, Joao Paulo de Souza. Sir Stanley Matthews. Ludopédio, São Paulo, v. 141, n. 10, 2021.
Leia também:
  • 177.25

    A sintonia de assinatura do Liverpool

    André Luís
  • 174.27

    What the David Beckham documentary tells us – and what it doesn’t – about controlling parents in sport

    Mary Woessner, Aurélie Pankowiak
  • 174.26

    Sentencia de la Superliga: ¿se acerca una liga paneuropea?

    Luis Carlos Sánchez