93.5

Spirit of Zico: um lance do futebol japonês

Larissa Rafaela Galatti 5 de março de 2017

Tóquio, 18 de fevereiro de 2017, final da Super Copa do Japão: Kashima Antlers e Urawa Red Diamonds. Estou em Tóquio há dez dias participando de uma Academia Internacional para Formadores de Treinadores Esportivos[1], portanto com gente do mundo todo. Gente louca por esporte.

Fui ao estádio Internacional de Yokohama, de trem. A estação estava cerca de 15 minutos de caminhada até o estádio, com direito a comida de rua (no caso yakissoba e bolinho de polvo) e aquele sentimento de “tem hoje tem jogo”. Percurso muito tranquilo, torcedores com as camisas dos dois times misturados, chegando ao estádio cada um para seu lado – embora fosse possível dar a volta em todo o estádio e se misturar na torcida rival. Bandeirões permitidos e esvoaçantes. Cordialidade japonesa.

Fui acompanhada de um inglês que vive na Nova Zelândia, uma norte-americana, um canadense e um norueguês: Steven, Ashley, Gleen e Pelle. Pelle, o norueguês, hoje mora no Zâmbia e já morou no Brasil; tem um competência ímpar de enxergar outras culturas e uma alma bem brasileira (ajudou a divertir nossos dias de trabalho por aqui). É fã do futebol brasileiro, admira o Sócrates pela sua liderança no Movimento da Democracia Corintiana e conhece bem o Zico. Foi Pelle quem primeiro viu as faixas de “Spirit of Zico” e me chamou. Logo vi também as bandeiras do Brasil.

Para além da identificação imediata de ver a bandeira do seu país quando você está a mais de 18 mil quilômetros de distância, me despertou a atenção e “presença” do Zico em um jogo do Antlers, mesmo décadas após deixar o time. Era mesmo algo quase espiritual. Zico foi jogador, treinador e diretor da equipe na década de 1990. Nos anos 2000 foi treinador da seleção japonesa. É amado e respeitado pelos japoneses por ter ajudado a construir o futebol moderno no país. Zico deixou seu legado em uma cultura tão diferente da nossa, com um futebol quase oposto, com uma organização esportiva impecável (quase oposta da nossa também).

 

zico3

Foi uma experiência bonita, de ver o valor de um brasileiro que deu novos patamares ao futebol japonês. Foi também uma reflexão em vários sentidos. Por exemplo, vi que o futebol japonês já não é mais só correria, especialmente os Reds tinham uma circulação da bola bem interessante, contra uma defesa avançada com saídas com as bolas nos pés certeiras dos Antlers. Logo pensei: poxa, justo nós brasileiros, que éramos mestres com as bolas nos pés, temos visto no nosso país jogos de futebol que cada vez menos valorizam a nossa tradicional ginga e a busca de gols.

Vi um estádio limpíssimo, funcional, com gestão impecável do espetáculo. Logo pensei: justo nós brasileiros, que esperávamos que os grandes eventos esportivos pudessem deixar um legado de avanços para o esporte no Brasil, vemos o Maracanã fechado e observamos federações e emissoras de televisão cerceando a liberdade de clubes – que tem seus atos de negligência, mas nesse caso me parece que estão avançando.

Não tenho dúvidas que nosso melhor está na nossa capacidade de superação. Mas tenho esperança que possamos organizar melhor nosso esporte, para poder usufruir mais e ter que superar menos. Outras culturas nos dão bons exemplos, e nós também temos bons exemplos a dar a outras culturas. Podemos ser melhores para o nosso próprio futebol.

Cópia de zico1
Spirit of Zico e a bandeira do Brasil. Foto: Larissa Rafaela Galatti.
Cópia de zico2
Torcida do Antlers. Foto: Larissa Rafaela Galatti.

Obrigada Zico! Arigato Antlers.

Ah! O Kashima venceu (2X0 no primeiro tempo, Reds empatam no segundo, e viramos com o terceiro gol já próximo dos 40 minutos do segundo tempo. Sim, VIRAMOS. A partir deste dia, sou também Kashima Antlers – Spirit of Zico!

[1] https://cda.nittai.ac.jp/index.html

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Larissa Galatti

Apaixonada por Esporte. Fã de Futebol. Docente do Curso de Ciências do Esporte da FCA UNICAMP, em Limeira.

Como citar

GALATTI, Larissa Rafaela. Spirit of Zico: um lance do futebol japonês. Ludopédio, São Paulo, v. 93, n. 5, 2017.
Leia também: