.

Tecnologia e futebol: entenda como essa combinação pode otimizar os jogos

13 de junho de 2021

Da escalação do time às estratégias de jogo, os softwares são uma mão na roda também em campo

Tecnologia
Foto: Phillip Kofler/Pixabay.

A tecnologia está presente em todos os lugares e no futebol não poderia ser diferente. A indústria de futebol é uma das mais rentáveis do país. Adicionando tecnologia na conta é possível otimizar ao máximo as habilidades de um time.

Jogadores e torcedores saem ganhando com esse combo. A internet possibilita acompanhar em tempo real os times preferidos, apostar neles em sites de apostas online, seja no desktop ou utilizando o bet.pt app, ou ainda, estruturar times perfeitos em aplicativos como o Cartola, desenhando quais estratégias poderiam ser feitas, além de disputar com amigos e outros jogadores tudo sobre futebol.

Da escalação do time às estratégias de jogo, os softwares são uma mão na roda também em campo. A inteligência artificial, por exemplo, pode auxiliar o técnico e jogadores a verem na prática como algumas de suas jogadas sairiam e elaborar estratégias para performar contra seus adversários, visualizando as situações que podem encontrar durante os jogos. 

Os técnicos, seja de times pequenos ou grandes seleções, utilizam tecnologia e aplicativos para alavancar a capacidade de seus jogadores e melhorar o rendimento dos atletas. Confira algumas formas como a tecnologia é utilizada no futebol e como podem impulsionar as estratégias em campo.

Inteligência artificial e tecnologia 3D

A inteligência artificial é usada em diversos aplicativos e softwares para que se possa encontrar padrões e cruzar dados dos times com seus adversários. Dessa forma, é possível identificar quais jogadores tomam um lado específico do gramado e assim prever jogadas, buscando um melhor posicionamento da marcação na hora do jogo.

Há padrões nos movimentos e no estilo dos jogadores e essa pode ser uma ótima oportunidade para desenvolver estratégias que combinem as falhas encontradas no time adversário.

A tecnologia 3D auxilia na visualização de como todas essas jogadas ficariam ao vivo, para ter uma previsão e assim conseguir também rapidamente mudar para alguma outra estratégia.

eBeam 

O aplicativo eBeam, é utilizado por técnicos de times e seleções para transformar uma parede, quadro, cortina ou até mesmo a tela de uma televisão em uma lousa interativa. O recurso é ideal justamente para fazer os planos táticos que serão usados junto ao grupo, que podem acontecer até mesmo em reuniões nos vestiários antes dos jogos.

Coach Tactical Board

O Tactical Board é mais um software, disponível para computadores e dispositivos móveis, que auxilia muitos times ao redor do mundo. A plataforma permite executar estratégias de posicionamento dos atletas, a partir de informações obtidas em exames médicos e físicos, por exemplo. A inteligência artificial atua aqui como uma calculadora do desempenho do jogador, permitindo um planejamento de qual é o melhor atleta para determinada tática e marcação de adversários.

Tactical Pad

Esse aplicativo funciona como uma prancheta virtual. Nela é possível escalar o time perfeito para cada partida, fazer esboços das jogadas, criar treinos, animações dos lances, entre muitas outras funcionalidades. O Tactical Pad facilita no cotidiano dos times, nas reuniões para orientação das táticas a serem adotadas contra o time adversário, além de fazer anotações em tempo real, que ficaram salvas e não irão se perder como poderia acontecer caso fosse tudo anotado em uma folha de papel. Dessa forma, as orientações são feitas de maneira mais prática e simples tornando a plataforma uma ótima ferramenta de estudo e discussão dos planos táticos para os times de futebol.

O treinador também pode usar técnicas mais simples como o uso de imagens e vídeos de partidas antigas para que os jogadores estudem e decorem o seu posicionamento e do adversário.

Assistir aos próprios jogos ou partidas de outros times, com pausas, discussões sobre os movimentos são ótimas formas de treino. Dessa forma, é possível até mesmo encontrar padrões nos movimentos dos jogadores de determinado time e se preparar para quando for jogar contra ele. A chave do jogo é usar os recursos que tem à mão e usar a criatividade.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Como citar

, . Tecnologia e futebol: entenda como essa combinação pode otimizar os jogos. Ludopédio, São Paulo, , 2021.
Leia também:
  • 177.28

    A camisa 10 na festa da ditadura

    José Paulo Florenzano
  • 177.27

    Futebol como ópio do povo ou ferramenta de oposição política?: O grande dilema da oposição à Ditadura Militar (1964-1985)

    Pedro Luís Macedo Dalcol
  • 177.26

    Política, futebol e seleção brasileira: Uma breve reflexão sobre a influência do futebol dentro da política nacional

    Pedro Luís Macedo Dalcol