.

Torcedores: um caso de amor pelo time

14 de setembro de 2022

Você já deve ter visto um torcedor dizendo que faria qualquer coisa pelo seu time. Ou provavelmente você próprio já deve ter mencionado isso, caso tenha alguma equipe do coração. O fato é que os torcedores apaixonados pelos seus clubes, são capazes de qualquer coisa pela equipe do coração. É por isso que novas casas de apostas aqui hoje estão crescendo no Brasil. 

A paixão pelo time do coração e a completa confiança de que ele será o campeão da rodada, leva milhões de usuários a apostarem no seu time. Mas não só isso, esses torcedores fanáticos pelos clubes são capazes das mais variadas, e às vezes até mesmo bizarra, coisa pelo seu time do coração.

Tais figuras são tão conhecidas no meio, que já viraram até mesmo símbolos da torcida das equipes. São figuras presentes em todos os jogos e quando não vão, sua ausência é sentida. Como, por exemplo, o garoto cego que assistia aos jogos do Palmeiras com a narração da sua mãe, ou a senhora que assistia a todos os jogos do Vasco com seu marido e continuou indo após o seu falecimento. 

Esses são apenas alguns exemplos de torcedores apaixonados por suas equipes que fazem de tudo, desde tatuagens, cortes de cabelo, vestimentas até mesmo a se transformarem nos seus ídolos futebolísticos. Mas, se engana quem acha que apenas pessoas comuns são torcedores ferrenhos de equipes esportivas. 

Muitos famosos figuram a lista de torcedores fiéis a seus clubes do coração. São presenças marcadas em diversas competições que torcem e vibram por suas equipes. Mas que sentimento é esse que leva uma pessoa a ser completamente apaixonada por uma equipe esportiva? Bem, até o momento especialistas e estudiosos ainda não conseguiram explicar o que leva a alguém ser um apoiador vibrante de uma equipe esportiva. 

No entanto, muitos chegaram ao consenso que o amor por aquela equipe geralmente remete a algum sentimento ou momento marcante vivido. Como a mãe que assiste aos jogos com seu filho deficiente, ou a senhora que assistia os jogos com seu amado esposo falecido. Muito mais do que apenas um esporte, a disputa leva pessoas que não se conhecem, e que às vezes não tem nada em comum a torcer, cantar e vibrar junto. 

Esse sentimento de união, de pertencimento ao grupo, de fazer parte de uma comunidade é que muitas vezes levam pessoas a serem membros de torcidas organizadas e afiliados às equipes de esporte. Não é segredo nenhum que no fundo a humanidade quer apenas pertencer, se encaixar, ter algo em comum e os esportes fornecem isso. 

Dessa forma, torcer por uma equipe pode sim fazer bem a uma pessoa, e não há nenhum problema nisso. O verdadeiro problema reside nos atos de violência decorrente do fanatismo, o que não acontece com grande parte dos torcedores, mas infelizmente ainda assim, é uma cena comum nos dias de hoje. 

Justamente por isso, é preciso separar o joio do trigo, retirando de circulação torcedores violentos, para que as competições esportivas continuem sendo o espetáculo lindo de se ver.   

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 15 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Como citar

, . Torcedores: um caso de amor pelo time. Ludopédio, São Paulo, , 2022.
Leia também:
  • 178.17

    Onde estão os negros no futebol brasileiro?

    Ana Beatriz Santos da Silva
  • 178.16

    A relação entre política e futebol: uma história de rivalidade entre a Dama de Ferro e a cidade de Liverpool

    Amanda Trovó
  • 178.15

    Racismo no Futebol: o golaço do combate ao racismo pode partir do futebol

    Camila Valente de Souza