147.14

Tudo começa com um traço

Guilherme Trucco, Raul Andreucci 9 de setembro de 2021

Quase – uma frase.

Quase – um gol.

Quase – uma coluna, um podcast. 

Quase – um nome completinho.

Na literatura, Travessão é o que abre diálogo. Gera conversa, conecta. Pode ter desencontro? Pode. A tentativa, porém, há de ser valorizada! Rs! E ainda serve pra acrescentar uma ideiazinha final em alguma sentença, brincar com o texto, né?

No futebol, Travessão impede a explosão da alegria de um lado e, ao mesmo tempo, salva as esperanças de outro. Faz a gente seguir tentando – e acreditando. Maldizendo, abençoando o travessão, abraçando o eterno vai-e-vem do futebol – e da vida. É como se o Travessão devolvesse a bola ao jogo, não querendo que a conversa boa acabe.

Nessa brincadeira que não para, ficamos foi com vontade de mais. Mais travessões entre literatura e futebol. Falar dos livros de bola, e, em especial, de ficção. Contos e romances. Dos autores clássicos aos desconhecidos, novatos e postulantes ao estrelato.

A coluna e podcast Travessão – Literatura & Futebol é como um jogo em andamento. Pode terminar o episódio, só que o assunto nunca se esgota de verdade, vai. Tem aqui esse espaço no Ludopédio – a quem agradecemos de coração –, as nossas redes…

Criamos um assunto aqui, arriscamos outro ali e, assim, vamos ganhando entrosamento. Vamos tentar trazer complementos a cada episódio aqui no cantinho do Ludo – e, quem sabe, depois da temporada de estreia, não inventamos algo mais?

Demos o pontapé inicial com esse texto que você está lendo neste exato momento. Agora falta pouco. Logo pinga nosso primeiro episódio.

Fique de olho no Ludo, siga a gente e compartilhe!

– Travessão
Literatura & Futebol
com Guilherme Trucco & Raul Andreucci

Instagram: @travessao_literatura_e_futebol

Quem chuta no Travessão

Somos uma dupla de dois. O Guilherme Trucco, com toda a sua experiência de escritor e pesquisador de literatura de futebol (e brasilidade, ressalte-se), autor de Saída Bangu (Off Flip) e Vocês vão ter que me engolir (prestes a sair pela Dolores). E o Raul Andreucci, que, também tem livros de futebol na conta, autor de A Selva do Futebol e organizador da revista contrAtaque! F.C., e cuida de duas editoras (de futebol!), a Dolores e o Ludopédio.

 

Qual a meta do Travessão

Programamos uma primeira temporada de seis episódios. Um por quinzena, nos principais tocadores (como o Spotify, pode ficar tranquilo! Rs!). Falamos sobre os textos de futebol, sejam contos de novatos de uma coletânea ou romances de um autor consagrado, e publicamos algo que converse com o tema na sequência na coluna do Ludopédio.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Guilherme Trucco

Escangalho a porosidade das palavras. Rabisco um Realismo de Encantaria e futebol. Filho de Xangô e Iemanjá.

Raul

Graduado em Jornalismo e Mestre em Ciências Sociais, ambos pela PUC-SP. Com passagens e frilas por Lance!, Folha de S.Paulo, Caros Amigos e Editora Abril. Idealizador da Dolores, um dos editores do Ludopédio e sócio da Eita.

Como citar

TRUCCO, Guilherme; ANDREUCCI, Raul. Tudo começa com um traço. Ludopédio, São Paulo, v. 147, n. 14, 2021.
Leia também:
  • 171.11

    Futebol na Literatura de Língua Alemã – Parte IX: O futebol na RDA dos anos 1960, em um romance de Erich Loest

    Marcel Vejmelka
  • 171.4

    Publicações de literatura infantil e infanto-juvenil de futebol na literatura brasileira

    Alan Francisco de Paula
  • 164.28

    Lima Barreto e a arte do mundo esférico

    Edônio Alves Nascimento