118.18

Um jeito diferente de ser Flamengo em 2019

Glauco José Costa Souza 17 de abril de 2019

Qualquer pessoa que se debruce sobre o futebol brasileiro no século XXI vai se deparar com novas formas de acompanhar o esporte mais popular do país. No início dos anos 1900, as duas principais maneiras de se acompanhar uma partida era no próprio estádio ou pelos relatos publicados na imprensa escrita (jornais e revistas). Todavia, ainda no primeiro quartel daquele século, o rádio foi introduzido e revolucionou o jeito de se informar sobre as pelejas. Cem anos depois, um novo movimento revolucionário na forma de torcer acontece: os jogos pela internet.

Na última quinta-feira, dia 11 de abril de 2019, o Flamengo entrou em campo pela Libertadores da América. No Maracanã, quase 70 mil torcedores estavam presentes para apoiar a equipe. Fora dele, milhares de aficionados acompanhavam o duelo contra o San Jose, da Bolívia. Normalmente, as televisões seriam o principal canal para acompanhar o duelo, mas não desta vez. Por conta dos novos contratos de transmissão, o jogo podia ser visto apenas pelo Facebook.

Torcedores do Flamengo
Torcedores do Flamengo no estádio do Maracanã. Foto: Pedro Martins/Mowa Press.

Os bares, antes espaços de confraternização, na hora do jogo exibiam a programação da TV Aberta e dos Canais por Assinatura. Com a exceção daqueles que têm acesso à internet, não era possível acompanhar o jogo do Mengão. Esta já não é a primeira vez que os torcedores do Flamengo demonstram certa flexibilidade para se adequar à modernidade (ou pós-modernidade), mas esta inova ao privar àqueles que não se curvam a si para ter a chance de acompanhar o seu time.

Nos últimos anos, ser Flamengo tem apresentado novas características. Se antes isso significava lotar o Maracanã, hoje isso ainda acontece, mas em menor número do que antigamente. Fora dele, entretanto, a tendência parece ser que isso signifique substituir a TV e o rádio pelo celular ou computador. O pior é que isso não vale apenas para os flamenguistas…

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Glauco Costa

Doutorando em História Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), também possui graduação em História pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2015). Tem experiência nas áreas de pesquisas sobre História Econômica, História Social e História Cultural, bem como na produção de textos jornalísticos.

Como citar

SOUZA, Glauco José Costa. Um jeito diferente de ser Flamengo em 2019. Ludopédio, São Paulo, v. 118, n. 18, 2019.
Leia também:
  • 178.19

    Atlético Goianiense e Vila Nova – Decisões entre clubes de origem comunitária

    Paulo Winicius Teixeira de Paula
  • 178.17

    Onde estão os negros no futebol brasileiro?

    Ana Beatriz Santos da Silva
  • 178.15

    Racismo no Futebol: o golaço do combate ao racismo pode partir do futebol

    Camila Valente de Souza