23.4

Uma nova forma de se beijar a camisa…

Luisa Prochnik 13 de maio de 2011

O que é necessário para ser ídolo de um clube no Brasil? Conquistar títulos? Certamente. E isso Juninho Pernambucano fez pelo Vasco: dois Brasileiros (1997 e 2000), uma Libertadores (1998), uma Copa Mercosul (2000), um torneio Rio-São Paulo (1999) e um Carioca (1998). Mas não são apenas as boas lembranças e a expectativa de um bom futebol que chamam a atenção para o contrato fechado entre o Vasco e Juninho, mas também o discurso do próprio jogador, quando ele fala sobre como foi feita a negociação para sua volta. E é este discurso que interessa para pensarmos em algumas questões do futebol na atualidade.

Em meio a tantas críticas a jogadores chamados pela torcida de mercenários, que não se preocupam com os clubes, mas apenas com seus próprios contracheques, Juninho Pernambucano parece remar contra a maré. Pelo menos, é o que está dito em seu discurso. Este traz elementos polêmicos que permeiam a conflituosa relação entre futebol, paixão e lucro. A negociação, pelo menos da forma como é anunciada por Juninho em entrevista ao site Lancenet!, já como jogador do Vasco, é que o atleta receba, pasmem, apenas um salário mínimo por mês. Antes que se diga que isso é ‘cascata’ ou que há outros tipos de negócios rolando por trás desse contrato, avisa-se: o que cabe a este texto é pensar o discurso do jogador, como ele mesmo descreve sua situação, e não suposições.

Juninho Pernambucano
Juninho Pernambucano. Foto: Babboleolr (Wikipedia).
 

Juninho inicia sua primeira resposta deixando claro que ganhar esse valor é o justo com o clube e com a torcida, que ele não quer dar prejuízo ao Vasco e que o gasto do clube com ele será condicionado a bons resultados. Resumo: um ídolo, abaixo do preço de custo, querendo jogar e querendo ganhar só se trouxer vitórias. Proposta que já parece perfeita para qualquer torcedor, mas que ainda vem acompanhada de justificativas por parte do jogador: o “Reizinho” afirma que ainda tem pontaria afiada nas cobranças de falta e que volta ao Vasco com condições físicas para jogar os 90 minutos, afastando-se da imagem do jogador que tem outros interesses no retorno ao Brasil que não, apenas, favorecer seu clube.

 

Procurando outras notícias sobre o fato, encontro no Globoesporte.com uma reportagem que traz depoimentos de conhecidos do Juninho. Na parte final da matéria, um dos amigos fala que o amor do jogador pelo Vasco é tão grande que ele teria medo de se sentir roubando seu clube ao não corresponder às expectativas da torcida e, por isso, as negociações sempre emperravam. Ao ler essa frase já imagino os saudosistas do futebol menos espetacular e baseado no amor a camisa, quando o mundo parecia mais justo e o futebol movido pela paixão.

Voltando à entrevista para o Lancenet!, Juninho nega que a condição de vitorioso no clube no passado recente deva lhe deve trazer regalias. Para os jovens jogadores do Vasco, ele avisa que lutará pela posição como qualquer outro e que o técnico não tem nenhuma obrigação em escalá-lo para as partidas. É curioso pensar que o discurso de Juninho é óbvio, afinal, joga quem estiver melhor. O importante é a vitória do grupo, certo? Não é esse o discurso tão proferido pelos jogadores nas coletivas de imprensa no estilo “estou aqui para somar”? Nada disso. O que o discurso de Juninho nos mostra é o contrário. O craque tem, sim, regalia e a relação do ídolo que chega com o técnico experiente tende a ser conflituosa.

Parece-me que o discurso de Juninho trata de práticas comuns no futebol quando ele mesmo as nega como condições para sua contratação, ou seja, fica claro que é comum o ídolo voltar ao Brasil apenas quando está mal no clube do exterior, já perto de encerrar sua carreira ou para valorizar seu passe e voltar a brilhar no cenário internacional, onde realmente se ganha fama e dinheiro, não necessariamente nessa ordem. Juninho, em seu discurso, parece pedir licença para voltar ao clube e, também, pedir uma oportunidade para mostrar seu valor, como se todos os títulos acima citados não fossem bastante para a torcida lhe dar crédito. Além disso, já antecipa um discurso de dirigente, que é uma proposta para Juninho no Vasco após encerrar sua carreira, ao reforçar o coletivo e não apenas sua condição de jogador.

Para terminar, reforça-se a questão já colocada no início do texto, quando se pretende pensar a relação entre amor e bons negócios no futebol. Negar os interesses econômicos e privilegiar a instituição e os torcedores em seu discurso não seria uma forma atual e, quem sabe, eficaz de declarar amor ao clube na atualidade?

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Como citar

PROCHNIK, Luisa. Uma nova forma de se beijar a camisa…. Ludopédio, São Paulo, v. 23, n. 4, 2011.
Leia também:
  • 178.23

    A dança proibida

    José Paulo Florenzano
  • 178.19

    Atlético Goianiense e Vila Nova – Decisões entre clubes de origem comunitária

    Paulo Winicius Teixeira de Paula
  • 178.17

    Onde estão os negros no futebol brasileiro?

    Ana Beatriz Santos da Silva