121.26

Você sabia que brasileiros já venceram a Copa Africana de Nações?

Rubens Guilherme Santos 19 de julho de 2019

O condutor das super águias em 1980

O primeiro brasileiro a gritar “é campeão” na Copa Africana de Nações foi o treinador carioca Otto Glória, no comando da Nigéria, em 1980. Otaviano Martins Glória nasceu em 9 de janeiro de 1917, no Rio de Janeiro (RJ). Iniciou sua vida esportiva no futebol, com passagens como jogador pelas equipes do Olaria, Botafogo e Vasco da Gama. De forma precoce, logo aos 25 anos, decidiu pendurar as chuteiras. Trocou o futebol pelo basquete. Nas quadras, acumulou experiências como atleta e posteriormente como técnico. Após um período no esporte da bola laranja, voltou a trabalhar com a bola redonda. Inseriu conceitos táticos e estratégicos do basquete no futebol, como marcação por zona, triangulações ofensivas e posse de bola. Numa época em que o esporte ainda era amador, Otto estudava o jogo e o tratava com muito profissionalismo.

Otto Glória foi o primeiro brasileiro a conquistar a Copa Africana de Nações. Foto: Koch, Eric/Anefo.

https://www.youtube.com/watch?v=fFUMnoHM84Y

Clayton foi o primeiro brasileiro a fazer sucesso com a seleção tunisiana (Foto: Arquivo Pessoal)

https://www.youtube.com/watch?v=gTJ9fIgWKnI

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Ludopédio.
Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA

Rubens Guilherme Santos

Estudante de Comunicação Social - Jornalismo (UFSM), apaixonado por histórias de dentro e fora da cancha. Membro do Ponta de Lança, integrante do projeto Radar Esportivo, da Rádio Universidade e UniFM, emissoras da UFSM.

Como citar

SANTOS, Rubens Guilherme. Você sabia que brasileiros já venceram a Copa Africana de Nações?. Ludopédio, São Paulo, v. 121, n. 26, 2019.
Leia também:
  • 125.6

    Futebol, ufanismo e política no telão

    Rubens Guilherme Santos