As pioneiras pedem passagem: histórias da seleção de 1988

Inscreva-se no canal do Ludopédio!

#PorOutroFutebol de mulheres está de volta com as pioneiras da primeira competição de seleções do futebol feminino reconhecido pela FIFA: o Torneio Internacional da China de 1988.

Para relembrar as memórias deste momento de virada da modalidade, as anfitriãs Ju Cabral, Silvana Goellner e Lu Castro recebem as ex-jogadoras Susana e Fanta, pioneiras da seleção brasileira.

Juliana Cabral

Ex capitã da seleção brasileira de futebol, medalhista olímpica em Atenas 2004, graduada em Ed. Física e pós graduada em Treinamento Esportivo. Comentarista de futebol com passagem por: ESPN, Rádio Globo e Redetv. Professora no Colégio Franciscano Pio XII e integrante do Grupo de Estudos Mulheres do Futebol (GEMF).

Lu Castro

Jornalista especializada em futebol feminino. É colaboradora do Portal Vermelho e é parceira do Sesc na produção de cultura esportiva.

Silvana Goellner

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Aposentada).  Ex-coordenadora do Centro de Memória do Esporte (CEME) e  Vice-Coordenadora do Grupo de Estudos sobre Esporte Cultura e História (GRECCO). Pesquisadora e ativista do Futebol de Mulheres. Integrante do Grupo de Estudos Mulheres do Futebol (GEMF).
Veja também:
  • 28 de setembro de 2021

    Feminismo Negro no Esporte

    Fidel Machado, Leonardo Peçanha
  • 13 de setembro de 2021

    Transição e plano de carreira

    Juliana Cabral, Silvana Vilodre Goellner
  • 23 de agosto de 2021

    Mulher negra latino-americana no futebol

    Júlia Belas, Natália Silva