Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
Dissertação

A Audiodescrição e/ou Irradiação de Jogo de Futebol

Qual o Recurso mais Acessível para Cegos?
Ano

2015

Faculdade/Universidade

Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Linguística Aplicada

Páginas

265

Arquivos

Resumo

A audiodescrição (AD), que consiste na tradução das imagens em palavras, é uma ferramenta utilizada para garantir maior acessibilidade à informação visual a indivíduos com deficiência visual. Neste trabalho foi investigada a audiodescrição no futebol. O trabalho teve como objetivo analisar a recepção por deficientes visuais da audiodescrição de uma partida de futebol entre Ceará e Portuguesa no estádio do Castelão em Fortaleza. As perguntas de pesquisa foram: como seria a recepção de um DV a uma partida de futebol somente utilizando a audiodescrição? Como seria a recepção de um DV a uma partida de futebol utilizando a audiodescrição e a irradiação como forma de acessibilidade? Para essas perguntas, foram formuladas as seguintes hipóteses: o deficiente visual necessita da narração esportiva do rádio e da audiodescrição para assistir a um jogo de futebol no estádio, como a maioria dos videntes que levam o rádio para o estádio para não perder nenhum lance da partida; o deficiente visual necessita somente da audiodescrição para assistir a um jogo de futebol, já que ficaria confuso com a utilização de dois áudios, a audiodescrição e a narração do rádio. A metodologia utilizada foi descritivo-exploratória de natureza qualitativa. Os resultados da pesquisa apontaram para a refutação das duas hipóteses. Os DVs não tiveram uma boa recepção nem com os dois áudios (a audiodescrição e a irradiação) e nem somente com a audiodescrição. Na opinião dos participantes, a melhor maneira de um DV assistir a uma partida de futebol seria uma audiodescrição com uma locução semelhante à irradiação. A audiodescrição foi considerada mais eficiente, porque trazia mais detalhes sobre os elementos visuais presentes no jogo, mas faltou nela a emoção que possibilita o envolvimento do espectador a uma partida de futebol.

Palavras chaves: Tradução Audiovisual, Acessibilidade, Audiodescrição de Partida de
Futebol.

Abstract

Audio description (AD) is a tool used to ensure greater accessibility to visual information to people with visual disabilities and consists in a translation of images into words. This work has investigated the audio description in football and aimed at analysing the reception of audio description for visually impaired people of a football match between Brazilian teams Ceará and Portuguesa in a Brazilian stadium Castelão, in Fortaleza city. The research questions were as follows: How would be the reception of a football match by a visually impaired person using only audio description? How would be the reception of a football match by a visually impaired person through audio description and radio broadcast as means of accessibility? To these questions the following hypotheses were formulated: Visually impaired person needs both audio description and radio commentaries, as most sighted people who listen to the radio into the stadium in order to loose nothing about the match; Visually impaired person needs only the audio description to watch a football match, since the use of two audios, audio description and radio broadcast, would be confusing. The research methodology was descriptive exploratory, with a qualitative approach. The results pointed to the refutation of both hypotheses. Neither audio description and radio broadcast, nor audio description by itself were well received by visually impaired participants. According to the participants, the best way to a visually impaired person watch a football match would be through an audio description similar to the radio commentaries. Audio description was considered more efficient because it has presented details about visual elements of the match, however, it lacked the emotion responsible for the audience involvement with football match.

Keywords: Audiovisual Translation, Accessibility, Adiodescription of football.

Sumário

1 INTRODUÇÃO, 12

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, 18
2.1 CARACTERÍSTICAS DO RÁDIO, 18
2.2 OS GÊNEROS RADIOFÔNICOS, 20
2.3 O RÁDIO E O FUTEBOL NO BRASIL, 23
2.4 A AUDIODESCRIÇÃO DE FUTEBOL, 34

3 METODOLOGIA, 40
3.1 CONTEXTO DA PESQUISA, 40
3.2 TIPO DE PESQUISA, 40
3.3 PARTICIPANTES, 41
3.4 MATERIAIS DE PESQUISA, 42
3.4.1 Questionário pré-coleta, 42
3.4.2 Relato guiado, 42
3.4.3 Relato livre, 44
3.5 PROCEDIMENTOS, 44
3.5.1 Preparação para a coleta, 44
3.5.2 A Coleta, 45
3.6 ANÁLISE DOS DADOS, 49

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO, 51
4.1 GRUPO 1: AUDIODESCRIÇÃO E IRRADIAÇÃO, 51
4.1.1 Participante 1 (P1), 51
4.1.2 Participante 2 (P2), 55
4.1.3 Participante 3 (P3), 57
4.2 GRUPO 2: AUDIODESCRIÇÃO, 59
4.2.1 Participante 5 (P5), 59
4.2.2 Participante 6 (P6), 61
4.2.3 Participante 7 (P7), 62
4.2.4 Participante 8 (P8), 64
4.3 AUDIODESCRIÇÃO E/OU IRRADIAÇÃO?, 65
4.3.1 Opinião dos Participantes, 66
4.3.2 Minhas observações como DV, 70

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS, 74

REFERÊNCIAS, 77

APÊNDICES, 80
APÊNDICE A – Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, 81
APÊNDICE B – Solicitação de Acesso ao Estádio, 82
APÊNDICE C – Autorização Institucional para Coleta de Dados, 83
APÊNDICE D – Relato livre do Segundo Tempo, 85
APÊNDICE E – Fotos da Recepção, 121
APÊNDICE F – Termo de Solicitação ao Grupo O Povo, 131
APÊNDICE G – Termo de Solicitação, 132
APÊNDICE H – Diários De Observação, 133
APÊNDICE I – Questionários Pré-Coleta, 140
APÊNDICE J – Relato Guiado, 154
APÊNDICE L – Relatos Livres, 178

ANEXOS, 194
ANEXO A – Termo De Anuência, 195
ANEXO B – Informações Levantadas pela Audiodescritora, 196
ANEXO C – Irradiação – Ceará X Portuguesa, 204
ANEXO D – Audiodescrição – Ceará X Portuguesa, 241
ANEXO E – Termo de Anuência do Grupo O Povo, 264
ANEXO F – Termo de Anuência, 265

Referência

COSTA, Celso André Nóbrega da. A Audiodescrição e/ou Irradiação de Jogo de Futebol: Qual o Recurso mais Acessível para Cegos?. 2015. 265 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada) - Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2015.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A