Biblioteca

Seja um dos 10 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 0101-3289

A campanha #ForaRicardoTeixeira no twitter: interações sociais e debate público a respeito do esporte

Número

n. 4

Ano

2013

Volume

v. 35

Área de concentração

Ciências do Esporte

Cidade

Florianópolis

Páginas

p. 929-946

Arquivos

Resumo

Em 2011 ganhou espaço na mídia um movimento que se iniciou no Twitter e que reivindicava a saída do então presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O episódio demonstrava o poder que a mobilização popular assumia nas Redes Sociais. A partir dessa temática, realizamos uma pesquisa com o objetivo de investigar como são os debates públicos sobre fatos esportivos na Rede Social Twitter, a partir de um estudo de caso da campanha “Fora Ricardo Teixeira”. Para tal, analisamos 725 postagens textuais do Twitter e acompanhamos a campanha por seis meses. Constatamos que, para protestar, os participantes debatem entre si, divulgam opiniões pessoais e informações da mídia que não são presentes nos meios televisivos, além de abordarem a temática esportiva de modo amplo e crítico. 

Resumen

En 2011 tuvo espacio en los multimedios un movimiento que empezó en el Twitter y que reivindicaba la salida del presidente, a la época, de la Conferedação Brasileira e Futebol. El acontecimiento demostraba el poder que la movilización popular asumía en las Redes Sociales. A partir de esa temática realizamos una investigación con el objetivo de descubrir como son los debates públicos a respeto de acontecimientos deportivos en la Red Social Twitter, a partir de un estudio de la campaña “Fora Ricardo Teixeira”. Para ello analizamos 725 postajes textuales del Twitter y acompañamos la campaña por seis meses. Constatamos que para hacer la protesta, los participantes debaten entre sí, divulgan puntos de vista personales y informaciones obtenidas a partir de los multimedios y que no son presentes en la media televisiva, además de abordaren la temática deportiva de modo amplio y crítico. 

Abstract

In the year 2011 there was a lot of mentions in the media about a movement initiated in Twitter which claimed the president of the Brazilian Soccer Confederation (CBF). The episode showed the power that a popular mobilization is getting on the social network. From this thematic we did a research with the objective of investigating how the public discussions about sport facts are on the social network denominated Twitter, starting with a case study of the campaign “Out Ricardo Teixeira”. We analyzed 725 text posts from Twitter and we spent 6 months monitoring the campaign. We are seeing that to protest, people involved keep discussions with others in the group, share personal opinions and information that are not available on the television. In addition, we have seen the sportive thematic being approached in a large and critical way. 

Referência

MENDES, Diego de Sousa; SOUZA, Carla Monteiro; SOUSA, Galdino Rodrigues de; PRADO, Moacir Costa do; MORAIS, Rodrigo Augusto Resende; BARBOSA, Taíse Giarola; , . A campanha #ForaRicardoTeixeira no twitter: interações sociais e debate público a respeito do esporte. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Florianópolis, v. 35, n. 4, p. 929-946, 2013.
Cadastre-se para receber novidades