Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2179-3255

A cobertura jornalística das copas de 2019 no Globoesporte.com: indícios da midiatização do futebol de mulheres

Arquivos

Resumo

Objetivamos analisar a cobertura jornalística do grupo Globo sobre as seleções brasileiras na Copa do Mundo de Futebol Feminino e na Copa América de Futebol Masculino, ambas as edições de 2019. Desenvolvemos uma análise de produto midiático, com abordagem quanti-qualitativa dos dados. Como ferramenta analítica, utilizamos a teoria do enquadramento, subsidiada pelo modelo analítico dos 5 E´s do esporte. Analisamos também o volume da produção noticiosa, autoria das notícias, sexo dos autores e autoras, fontes de entrevistas e o sexo dessas fontes. Os resultados reforçam a ideia de que o processo de midiatização do futebol de mulheres está restringindo-se a sua entretenimização e, por conseguinte, isto não tem lhe agregado valor a ponto de se transformar em notícia.

Palavras-chave
Futebol; Meios de comunicação de massa; Análise de gênero

Resumo (outro idioma)

Apuntamos analizar la cobertura de noticias del Grupo Globo sobre las selecciones brasileñas en el Mundial Femenino y la Copa América de Fútbol Masculino, ambas ediciones de 2019. Desarrollamos un análisis de productos de medios, con un enfoque cuantitativo-cualitativo de los datos. Como herramienta analítica utilizamos la teoría del encuadre, sustentada en el modelo analítico de los 5 E´s del deporte. También analizamos el volumen de producción de noticias, la autoría de ellas, el sexo de los autores y los autores, las fuentes de las entrevistas y el sexo de estas fuentes. Los resultados refuerzan la idea de que el proceso de mediatización del fútbol femenino está restringiendo su entretenimiento y, por tanto, esto no ha añadido valor hasta el punto de convertirse en noticia.

Palabras clave
Fútbol; Medios de comunicación de masas; Análisis de género

Abstract

We aim to analyze the news coverage of Grupo Globo on the Brazilian teams in the Women’s World Cup and the Men’s Soccer America’s Cup, both 2019 editions. We develop an analysis of media products, with a quantitative-qualitative approach to the data. As an analytical tool we use the theory of framing, based on the analytical model of the 5 E’s of sport. We also analyze the volume of news production, the authorship of them, the sex of the authors, the sources of the interviews and the sex of these sources. The results reinforce the idea that the process of mediatization of women’s football is restricting its entertainment and, therefore, this has not added value to the point of becoming news.

Keywords
Soccer; Mass media; Gender analysis

Referência

LOURENçO, Otávio Bonjiovanne; MONTEIRO, Vinicius Augusto do Nascimento; SILVA, Lucas Barbosa; D’AURIA, Breno Brey; SANTOS, Silvan Menezes dos. A cobertura jornalística das copas de 2019 no Globoesporte.com: indícios da midiatização do futebol de mulheres. Revista Brasileira de Ciências do Esporte. Brasília, v. 44, 2022.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A