Biblioteca

Seja um dos 14 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 1983-7070
Dossiê Comunicação e Esporte

A “criança difícil do século” – algumas configurações do esporte no velho e no novo milênio

Periódico / Revista

Comunicação Mídia e Consumo

Número

n. 21

Ano

2011

Volume

v. 8

Tema

Dossiê Comunicação e Esporte

Páginas

p. 93-112

Arquivos

Resumo

A proposta deste artigo é, por meio de breve revisão de alguns estudos sobre o esporte, verificar se a mercantilização da atividade esportiva, num processo intensificado no final do século XX, teria corrompido sua essência lúdica e secularizada. Discute-se o quanto atletas teriam abandonado o “amor à camisa”, e o esporte, sua prática romântica, em troca dos interesses de anunciantes e investidores.

Palavras-chave: Esporte. Cultura de massa. Revolução industrial. Sociologia do esporte.

Resumo (outro idioma)

El propósito de este artículo es, a través de una breve revisión de algunos estudios sobre el deporte, ver cómo la mercantilización de la actividad deportiva, un proceso que se intensificó en el siglo XX, habría corrompido su carácter lúdico y secular. En este sentido, se analiza cómo los atletas han dejado el “amor de la camisa” y el deporte, su práctica romántico a cambio de los intereses de los anunciantes y los inversionistas.

Palabras-clave: Deportes. Cultura de masas. Revolución industrial. Sociología del deporte.

Abstract

The purpose of this article is through a brief review of some studies about the sport, check that the commodification of sporting activity, a process intensified in the late twentieth century, would corrupt its secularized and playful essence. In this sense, it discusses how athletes have left the “love for the shirt”, and the sport, his romantic practice in exchange for the interests of advertisers and investors.

Keywords: Sports. Mass culture. Industrial revolution. Sociology of sport.

Referência

MARQUES, José Carlos. A “criança difícil do século” – algumas configurações do esporte no velho e no novo milênio. Comunicação Mídia e Consumo. São Paulo, v. 8, n. 21, p. 93-112, 2011.
Ludopédio

Acompanhe nossa tabela do Campeonato Brasileiro - Série A