Biblioteca

Seja um dos 16 apoiadores do Ludopédio e faça parte desse time! APOIAR AGORA
ISSN 2177-5788

A cultura da nostalgia como aspecto da mercantilização do futebol

Número

n. 2

Ano

2020

Volume

v. 46

Páginas

p. 307-321

Arquivos

Resumo

Para atrair consumidores uma mercadoria precisa agregar valores simbólicos e assim adquirir algum apelo de novidade. Dentro deste contexto é perceptível a popularização de produtos da indústria do entretenimento que trazem referências históricas com o objetivo de utilizar os sentimentos de nostalgia das pessoas. Este artigo busca identificar, através do método qualitativo exploratório, como os elementos do passado e os sentimentos nostálgicos são utilizados em quatro produtos (duas camisas de futebol e duas campanhas publicitárias) voltados para torcedores de dois clubes do futebol brasileiro. Percebemos que a espetacularização do futebol possui relação íntima com esta indústria e tem transformado o esporte e tudo que gira ao seu redor não ficando alheio a esse fenômeno nostálgico.

Palavras-chave: Consumo. Mídia. Futebol brasileiro. Nostalgia

Resumo (outro idioma)

Para atraer a los conumidores, una mercancía necessita agregar valores cimbóicos y así adquirir um atractivo novedoso. Em este contexto, es notable la popularización de produtos de la indústria del entretenimento que aportan referencias históricas para utilizar los sentimentos de nostalgia de las personas. Este artículo busca identificar, a través del método de exploración cualitativa, como se utilizan los elementos del passado y los sentimentos nostálgicos em cuatro produtos (dos camisetas e fútbol y dos campañas piblicitarias) dirigidos a los fanáticos de dos clubes de fútbol brasileños. Nos dimos cuenta de que la espetacularización del fútbol tiene uma relación íntima com esta indústria y há transformado el deporte y todo lo que gira a su alredodor, sin ser ajeno a este fenómeno nostálgico.
 
Palabras clave: Consumo. Medios de comunicación. Fútbol brasileño. Nostalgia.

Abstract

In order to attract consumers a commodity needs to add symbolic values and thus acquire some appeal for novelty. Within this context it is perceptible to the popularization of products of the entertainment industry that bring historical references with the objective of using the feelings of nostalgia of people. Thus this article seeks to identify, using qualitative exploratory method, how the elements of the past are used in four products (two soccer shirts and two advertising campaigns) aimed at fans of two Brazilian soccer clubs. In this sense the spetacularization of soccer has an intimate relation with this industry and has changed sport and everything around it, that does not go far from the nostalgic phenomenon.

Key words: Consume. Media. Brazilian football. Nostalgia.

Referência

HILGEMBERG, Tatiane; MARQUES, Marcos Henrique Martins. A cultura da nostalgia como aspecto da mercantilização do futebol. Revista de Estudos Universitários - REU. Sorocaba, v. 46, n. 2, p. 307-321, 2020.