O consumo de eventos e de produtos relacionados com um clube desportivo tem sido matéria de investigação de vários autores. As assistências aos jogos, as quotizações dos adeptos e a compra de merchandising são algumas das múltiplas formas que esse consumo pode assumir. Os factores que estão na base desse consumo são o fundamento deste trabalho de investigação. Na pós-modernidade, o consumo desses produtos pode ser explicado pela sua vertente simbólica e hedónica. Todavia, especial ênfase será dada à abordagem tribal que tem sido proposta recentemente. Através de uma pesquisa exploratória, foram analisados os factores explicativos do comportamento de consumo dos adeptos, tentando averiguar, em particular, se a aproximação tribal é uma forma de ajudar à interpretação da realidade de consumo de futebol profissional. Um estudo etnográfico foi realizado para a investigação dos problemas em causa, tendo os dados sido recolhidos através de observação participante, entrevistas semi-estruturadas e pesquisa documental. Os resultados sugerem que os adeptos do Sporting Clube de Portugal podem ser interpretados como uma tribo que se agrupa em torno de um clube que representa algo sagrado para os seus adeptos. O consumo dos produtos desse clube pode ser em parte explicado pelo valor de ligação afectiva à tribo que esses produtos encerram. Foi ainda verificado que os adeptos não podem ser tratados indiferentemente já que apresentam, entre eles, diferenças significativas nos seus comportamentos e formas de expressão.
Palavras-chave: Tribo; Marketing Tribal; Futebol; Adeptos.