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Tese

A Experiência Trágica do Torcedor Brasileiro

Análise da Copa do Mundo de Futebol de 1950 enquanto Unidade Dramática
Ano

2015

Faculdade/Universidade

Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia

Tema

Tese

Área de concentração

Doutorado em Artes Cênicas

Páginas

178

Arquivos

Resumo

A presente tese apresenta os resultados da pesquisa de caráter predominantemente bibliográfico, cujo principal objetivo foi investigar as características formais e conceituais do futebol que tornassem possível afirmar que, na relação com o esporte em questão, o torcedor brasileiro vivencia uma verdadeira experiência trágica, conforme configurada nos termos poéticos, expressos a partir de elementos relacionados à sua forma, e nos termos teóricos, com base nos elementos relacionados a tal experiência do ponto de vista filosófico. Para tanto, foram investigados os diversos modos de compreensão do conceito de “tragédia” e de “trágico”, a partir da literatura dramática e da literatura filosófica que apresentam investigações sobre o tema, ancoradas, respectivamente, em Aristóteles e Friedrich Nietzsche. Além disso, foram construídos conceitos próprios e originais inspirados por uma lógica dramatúrgica, testados no objeto escolhido, qual seja, a Copa do Mundo de Futebol de 1950, realizada no Brasil, focando mais especificamente na última partida que foi disputada pelas seleções do Brasil e do Uruguai.

Palavras-chave: Futebol. Tragédia. Drama. Experiência Trágica. Maracanazzo

Abstract

This thesis presents the results of predominantly bibliographical research, which main objective was to investigate the formal and conceptual characteristics of football association (soccer) that would make possible to say that through the relationship with the sport in question, the Brazilian fan lives through a true tragic experience as configured in terms poetic expressed from elements related to its form, and a theoretically based on the information related to the experience from a philosophical point of view. Thereunto, different ways of understanding the concept of “tragedy” and “tragic” were investigated, from the dramatic literature and philosophical literature presenting research on the subject, anchored respectively in Aristotle and Friedrich Nietzsche. In addition, original and own concepts were built inspired by a dramaturgical logic tested in the chosen object, namely, the Football World Cup 1950, held in Brazil, focusing more specifically in the last match that was played between Brazilian’s and Uruguay’s teams.

Keywords: Football Association. Soccer. Tragedy. Drama. Tragic Experience. Maracanazzo.

Sumário

1 INTRODUÇÃO, 13

2 FUTEBOL MODERNO: HISTÓRIA, PRINCÍPIOS E ELEMENTOS CONSTITUTIVOS, 25
2.1 CONSIDERAÇÕES HISTÓRICAS SOBRE O FUTEBOL, 27
2.2 FUTEBOL E IDENTIDADE SOCIAL: CONCEITOS E PRECONCEITOS À MODA BRASILEIRA, 34
2.3 A COPA DO MUNDO: PERCURSO HISTÓRICO DO MAIOR ESPETÁCULO DO MUNDO NO SÉCULO XX, 45

3 POÉTICA E TEORIA DO TRÁGICO: A EXPERIÊNCIA ESTÉTICA E EXTRAESTÉTICA DA TRAGÉDIA, 60
3.1 ARISTÓTELES E A POÉTICA: FORMA E FINALIDADE DA TRAGÉDIA, 65
3.2 TEORIAS FILOSÓFICAS SOBRE O TRÁGICO,72
3.2.1 Schelling: liberdade versus necessidade, 73
3.2.2 Hölderlin: autocrítica e o retorno a Aristóteles, 77
3.2.3 Hegel: tragédia e ética, 80
3.2.4 Schopenhauer: o princípio da individuação, 82
3.3 NIETZSCHE E A VISÃO DIONISÍACA DO MUNDO: EXPERIÊNCIA RITUAL E CONSTRUÇÃO POÉTICO-FILOSÓFICA NO NASCIMENTO DA TRAGÉDIA, 87

4 ELEMENTOS TRÁGICOS DO FUTEBOL: A COPA DO MUNDO DE 1950 ENQUANTO UNIDADE DRAMÁTICA, 106
4.1 CONCEITOS DRAMÁTICOS PRÓPRIOS DA TEORIA DA EXPERIÊNCIA TRÁGICA DO TORCEDOR, 110
4.1.1 Espetáculo Absoluto, 111
4.1.2 Unidade Dramática do Futebol, 114
4.1.3 Cena Geradora, 115
4.1.4 Entorno Criativo, 115
4.1.5 Sistemas de Composição Dramática, 118
4.1.6 Vínculos Dramáticos de Origem e Vínculos Dramáticos de Repercussão, 118
4.1.7 Elementos Dramáticos Convergentes, 119
4.2 APLICAÇÃO DOS CONCEITOS ORIGINAIS À COPA DO MUNDO DE 1950, 123
4.3 A TRAGÉDIA DE 1950: FILOSOFIA E ARTE, 141
4.3.1 Espaço e Tempo: concretude e subjetividade no rito do futebol, 141
4.3.2 Noções de Coro e de Herói Trágico aplicadas ao futebol, 151
4.3.3 Antagonismos na noção de herói, 160
4.3.4 Entre o absoluto e a hybris, 166

5 ASPECTOS CONCLUSIVOS, 173

REFERÊNCIAS, 175

Referência

AMORIM, Adriana Silva. A Experiência Trágica do Torcedor Brasileiro: Análise da Copa do Mundo de Futebol de 1950 enquanto Unidade Dramática. 2015. 178 f. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) - Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Vitória da Conquista, 2015.