A geografia do futebol brasileiro : esporte e relações político-econômicas

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Dissertação

A geografia do futebol brasileiro

Esporte e relações político-econômicas
Ano

2017

Faculdade/Universidade

Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Estadual de Maringá

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Geografia

Páginas

114

Arquivos

Resumo

Desde a chegada do futebol ao Brasil, no século XIX, por meio das escolas, ou de pessoas envolvidas com ele, como por exemplo Charles Miller, muitas mudanças, ao mesmo tempo em que persistem antigas praticas, ocorreram em sua organização. Nesse período ele se popularizou, democratizou-se e profissionalizou-se, quase sempre colocando em lados opostos elite e povo, profissional e amador, várzea e arena, dentre outras polarizações que se faz a partir dos conflitos que emergem desses embates. Desde a várzea, reduto daqueles que não podiam frequentar clubes ou queriam apenas se divertir até os clubes, nada escapou dessa adequação do futebol aos tempos atuais. A nossa estrutura de organização concentrada nos estados, os campeonatos e a relação dos clubes com suas localidades e a economia, também fazem parte de um processo em que grupos disputam o poder dentro do futebol. Mesmo refletindo o que se passa na sociedade brasileira, com seus problemas sociais e econômicos, o futebol representa, para parte significativa da população uma forma de expressão cultural. Nossa preocupação se concentra na elitização do futebol, envolto em grandes transações financeiras, e que se distancia cada vez mais de sua torcida. É este fenômeno que estudamos aqui, e como ele se
reflete na organização do espaço geográfico.

Palavras-chave: História do futebol, organização dos clubes, espaço geográfico, economia.

Abstract

Since soccer’s arrival in Brazil on the 19th century, either through schools, either through people involved with it, as Charles Miller for example, many changes in its organization have occurred, although many old practices have persisted. During this period, it became popular, democratic and professional, changes that almost always place in opposite sides the elite and the people, professional and amateur, field and arena, besides other antagonisms that arise from the conflicts that emerge from these disputes. Either the community fields, a place where people who could not attend official clubs or who sought to play soccer for fun, or the clubs, neither one has escaped from this adjustment to current soccer. Our organization structure concentrated in the states, besides the championships and the clubs relationships with their locality and economy, is also part of a process in which groups have disputed for power in soccer. Even reflecting what happens at the Brazilian society, with many social and economic problems, soccer represents to a significant portion of the population, a way of cultural expression. Our concern focus on soccer elitism, surrounded by giant financial transactions, and that distances itself more and more from its crowd. This is the event that we study here, and how it reflects on the
geographic space organization.

Keywords: History of football, organization of clubs, geographic space, economy.

Sumário

INTRODUÇÃO, 10

1. O FUTEBOL BRASILEIRO: O INÍCIO DE TUDO – DAS VÁRZEAS ÀS ARENAS DE FUTEBOL, 13
1.1.As Primeiras Décadas Do Futebol No Brasil, 13
1.2.O Momento Histórico Do País E A Popularização Do Futebol, 26
1.3.O Futebol Amador, O Futebol Nas Várzeas E As “Peladas” Nos Campinhos e Ruas Do Brasil, 27
1.4.Os Estádios De Futebol E As Arenas De Copa Do Mundo, 37

2. A GEOGRAFIA DAS FEDERAÇÕES ESTADUAIS DE FUTEBOL E A CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL, 44
2.1. As Entidades De Futebol No Brasil E As Federações Estaduais, 44
2.1.1 O Fim Da CBD (Confederação Brasileira De Desportos) E Início Da CBF (Confederação Brasileira De Futebol), 49
2.2 A Geografia Dos Campeonatos Estaduais, Regionais E Nacionais, 51
2.2.1 A Geografia Dos Campeonatos Estaduais, 53
2.2.2 A Geografia Dos Campeonatos Regionais No Brasil, 58
2.2.3A Geografia Dos Campeonatos Nacionais: Brasileirão, Copa Do Brasil E Copa Dos Campeões, 64

3. A GEOGRAFIA DOS CLUBES BRASILEIROS, POR REGIÕES E POR ANO DE FUNDAÇÃO, 68
3.1 A Fundação De Clubes No Decorrer Das Décadas, 70
3.2 A Relação Dos Clubes Com Seus Patrocinadores, 93

CONSIDERAÇÕES FINAIS, 100
1. REFERÊNCIAS, 107

Referência

SOUZA, Wesley Ferreira de. A geografia do futebol brasileiro: Esporte e relações político-econômicas. 2017. 114 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2017.
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