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Dissertação

A gestão dos clubes de futebol como clube empresa

estratégias de negócio
Ano

2000

Faculdade/Universidade

Faculdade de Administração, Universidade do Rio Grande do Sul

Tema

Dissertação

Área de concentração

Mestrado em Administração

Páginas

134

Arquivos

Resumo

O esporte e, principalmente, o futebol, como negócio, tem evoluído muito nos últimos tempos. A indústria do esporte movimenta, anualmente, US$ 250 bilhões no mundo. No Brasil, o negócio do esporte está em fase de grande crescimento: somente o futebol movimenta US$ 2 bilhões anuais, representando 0,01% do PIB. Portanto, este campo de atividade vem estabelecendo fortes ligações com a atividade empresarial. A consulta à literatura, porém, mostra que, até agora, pouco está sendo realizado em direção à empresarização* do futebol e à conseqüente transformação dos clubes em empresa. Este estudo pretende compreender e interpretar a realidade e as ações, assim como verificar a natureza holística. Para tanto, utiliza o paradigma interpretativo que, segundo ARNAL, DEL RINCÓN & LATORRE (1994), objetiva ter imagens multifacetadas do fenômeno que se estuda, tal como este se manifesta nas distintas situações e contextos implicados. Pretende colaborar na interpretação dos processos de profissionalização do futebol, alargando, assim, as fronteiras da teoria nessa área do conhecimento. Trata-se, portanto, de situar as estratégias de transformação das estruturas amadoras e gestão dos clubes de futebol em empresas. Além disso, caminhando um pouco mais, apresenta-se uma visão desse novo contexto sob a ótica das estratégias de negócio. A partir disso, os objetivos do estudo são os de identificar as estratégias utilizadas na transição e formação do clube como empresa e a descrição das estratégias de negócio utilizadas por esse na organização como tal. A fim de cumprilos, discutem-se as estratégias de negócio sob o prisma das dimensões de mercado, nível de investimentos, habilidades e estratégias funcionais e parte-se para a busca de elementos práticos que sustentem a teoria. Para tanto, através de um estudo de casos reais, pesquisaram-se os impulsos adotados nas estratégias de negócio desses clubes. Como resultados, podemos dizer que o rumo a ser seguido nos clubes de futebol no que tange a estratégias de negócio, na sua transição de clube social esportivo para uma estrutura empresarial, abrange: a sinergia com parceiros que possibilitem a criação de vantagem competitiva sustentável pela associação de habilidades; a diferenciação da forma de administrar esses clubes e o conseqüente estabelecimento de vantagem competitiva pela transparência e eficiência na sua relação com os parceiros; a formação de jogadores nas suas categorias de base, como forma de criar um foco central sustentável e de baixo custo para os seus negócios; e a utilização, como estratégia, do poder da marca na criação de vantagem competitiva sustentável, como base nas relações de negócio do clube.

Abstract

The sport, mainly soccer, as business, has developed a lot lately. The sport industry negotiates about US$ 250 billions yearly in the world. In Brazil, the business of sport is in a period of great development: only soccer negotiates US$ 2 billions a year, representing 0,01% of PIB. So this field of activity has been establishing powerful connections with business activity. The research in the literature, however, shows that, until this moment, just a few has been done towards soccer empresarização* and the consequent transformation of clubs into firms or companies. This study intends to understand and to interpret the reality and the actions, such as to verify the holistic nature. For this, it uses the interpretative paradigm that, according to ARNAL, DEL RINCÓN & LATORRE (1994), has the purpose to get multifaceted images of the phenomenon that we are studying, how it discloses itself in different situations and contexts that are involved. It intends to contribute in the interpretation of the processes that turn soccer professional, so widenning the frontiers of theory in this field of knowledge. It has the objective of situating the transformation strategies of amauter structure and soccer clubs management into companies. Besides, going ahead, we present a view of this new context considering the business strategies. With this study, one of the objectives is to identify the strategies used in the transition and the constitution of the club as a company. Another one is the description of the business strategies that it has used in the organization itself. In order to execute them, we discuss the business strategies according to the market dimensions, level of investiments , abilities and functional strategies and we try to search practical elements that support the theory. For such a work, through a study of real cases, the impulses used in business strategies of the clubs were researched. As results, we can say that the way to be followed in the soccer clubs referring to business strategies, in their transition from a social-sporting club to a business structure, includes: the synergy with partners that allow the creation of competitive advantage possible by the association of abilities; a different form of managing these clubs and the consequent establishment of competitive advantage by transparency and efficiency in their relationship with the partners; the training of players in their basic category as a way of creating a central focus possible and with a low-priced to their business; and the use, as a strategy, of the mark power in the creation of a competitive advantage as a support in the club business relationships.

Sumário

INTRODUÇÃO, 12

1. O FUTEBOL BRASILEIRO: UMA REVISÃO TEÓRICA, 17
1.1 – O futebol e a cultura brasileira, 18
1.2 – O clube como situação insustentável,  21
1.3 – O clube como empresa,  27
1.4 – Estratégia, 28
1.4.1 – O Mercado competitivo no qual o clube-empresa se insere, 33
1.4.2 – O nível de investimento para o mercado esportivo, 34
1.4.3 – Estratégias funcionais, 36
1.4.4 – Os bens do clube e suas habilidades que oferecem vantagens competitivas sustentáveis, 37

2. METODOLOGIA, 40
2.1 – A escolha do campo de estudo, 41
2.2 – A escolha do método, 42
2.3 – A Estratégia de pesquisa, 46
2.3.1 – O desenho do estudo de caso, 48
2.4 – A determinação do contexto, 51
2.4.1 – Casos escolhidos, 52
2.5 – Estratégias e instrumentos de coleta de dados, 53
2.5.1 – Exploração e reconhecimento do tema, 53
2.5.2 – O estudo dos casos, 54
2.5.2.1 – Questionamentos básicos: protocolo, 55
2.6 – Análise e interpretação dos dados, 56
2.6.1 – A escolha técnica, 56
2.6.2 – A avaliação e confiabilidade através da triangulação, 58
2.6.2.1 – Tipos de triangulação, 59
2.6.3 – A Análise, 61
2.6.3.1 – Primeiro momento, 61
2.6.3.2 – Segundo momento, 62
2.6.3.3 – Terceiro momento, 63

3. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS, 65
3.1 – A Análise, 65
3.1.1 – Primeira etapa da análise, 66
3.1.2 – Segunda etapa de análise, 70
3.1.3 – Terceira etapa de análise, 74
3.2 – Os resultados, 74
3.2.1 – Caso I – CFZ do Rio Sociedade Esportiva Ltda, 75
3.2.1.1 – O clube e sua administração, 76
3.2.1.2 – O mercado, 80
3.2.1.3 – O nível de investimentos, 84
3.2.1.4 – As estratégias funcionais de competição, 85
3.2.1.5 – As habilidades, 89
3.2.2 – Caso II – Grêmio Futebol Porto Alegrense, 91
3.2.2.1 – O clube e sua administração, 91
3.2.2.2 – O mercado, 96
3.2.2.3 – O nível de investimentos, 98
3.2.2.4 – As estratégias funcionais de competição, 100
3.2.2.5 – As habilidades, 102
3.2.3 – Os Casos I e II analisados em conjunto, 105
3.2.3.1 – A estrutura administrativa, 107
3.2.3.2 – O mercado, 109
3.2.3.3 – Os níveis de investimento, 114
3.2.3.4 – Estratégias funcionais, 116
3.2.3.5 – Habilidades, 118

CONSIDERAÇÕES FINAIS, 122

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS, 130

ANEXOS, 134

Referência

FERNANDES, Luiz Fernando Framil. A gestão dos clubes de futebol como clube empresa: estratégias de negócio. 2000. 134 f. Dissertação (Mestrado em Administração) - Faculdade de Administração, Universidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2000.
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